
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Bahia se enfrentam neste domingo, 14, às 16h, no Couto Pereira, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de uma brilhante vitória em Araraquara no confronto direto contra o Palmeiras, o Coritiba tem mais um grande desafio pela frente e precisa vencer o Bahia para consolidar a sua reação no campeonato e abrir ainda mais distância da zona do rebaixamento. Do outro lado, um adversário que vem fazendo um ótimo segundo turno, mas que não ganha há duas rodadas e quer evitar uma nova aproximação da linha dos clubes que serão rebaixados para jogar a série B na próxima temporada
Uma batalha foi vencida, mas ainda há muito caminho a percorrer
Eficiente, vibrante, frio e guerreiro. Este foi o Coritiba que entrou em campo na Fonte Luminosa, em Araraquara para encarar a decisiva partida diante do Palmeiras. Embora o estádio no interior paulista estivesse longe de estar lotado, a torcida palmeirense armou uma pressão em busca da necessária vitória para o Porco. Some-se a isso uma arbitragem confusa, que invertia faltas e errava em lances capitais. O cenário estava montado. Mas eles não contavam com um adversário corajoso e determinado do outro lado, que materializou, em 90 minutos, a essência de seus 103 anos de história. Cirúrgico, o Coritiba esperou as oportunidades de matar o Palmeiras. Na primeira, o Alviverde paulista ainda foi salvo pela "atuação" do bandeira, que enxergou um impedimento absurdo. Mas, ao final do jogo, sem dar qualquer chance de recuperação, Deivid converteu a cobrança de um pênalti escandaloso para atolar o Porco e aliviar o Verdão.
Mas é fundamental ter a consciência de que o trabalho ainda está muito longe de terminar. A vantagem é boa e a vitória da última rodada foi crucial. Mas restam nove rodadas, algumas delas com confrontos diretos tão difíceis quanto o anterior e o Verdão deve continuar a jogar no limite. O triunfo diante do Palmeiras terá o seu valor potencializado caso o Alviverde derrote também o Bahia e o Náutico, na próxima quarta-feira, 17. Portanto, a postura e a determinação demonstradas em Araraquara devem ser, no mínimo, repetidas neste final de semana. Marquinhos Santos e seus jogadores sabem disso e devem manter o foco para seguir firme nesta luta.
Em relação à montagem do time, o treinador Coxa-Branca ganha opções por um lado, mas deve ter dúvidas na escalação, principalmente no setor defensivo. Após cumprirem suspensão automática, Sergio Escudero e Demerson estão à disposição, mas a estupenda partida de Cleiton que, após um ano e meio parado, voltou com a desenvoltura de alguém que está jogando costumeiramente, deve mantê-lo como titular, provavelmente no lugar de Demerson. No meio, a baixa é Willian, suspenso. Para o seu lugar, Marquinhos Santos tem as opções de Chico e Júnior Urso, com vantagem para o segundo. Na criação, Lincoln voltou a fazer partida discreta, mas deve ter nova chance. Na frente, Deivid, que, em pouco tempo, vem se tornando a referência da torcida Alviverde, está garantido.
Bahia tenta se manter distante da ZR e quer resgatar o ritmo do returno
Após fazer um primeiro turno bastante discreto, o Bahia reagiu no returno e ostenta uma das melhores campanhas nesta segunda metade de Campeonato Brasileiro. A chegada de Jorginho, que substituiu Caio Júnior, foi o fôlego sufuciente para o Tricolor de Aço conseguir resultados importantíssimos e se afastar da zona do rebaixamento. Entretanto, nas últimas duas rodadas, o Bahia somou apenas um ponto e caiu perigosamente na classificação. Isso foi o suficiente para ligar o sinal de alerta em Pituaçu e, assim como o Coritiba, o time nordestino encara a partida no Couto Pereira como uma verdadeira decisão.
O técnico Jorginho tem alguns problemas para montar o seu esquema de jogo. Titi e Danny Morais, que formam a zaga titular, estão suspensos e impossibilitados de atuar. O mesmo acontece com o atacante Gabriel, um dos destaques do time na competição. Com estes problemas, Alysson e Lucas Fonseca devem aparecer no setor defensivo. Na frente, quem retorna é Jones Carioca, recuperado de lesão. Além dos problemas de suspensão, Jorginho também precisa administrar questões clínicas. O volante Hélder e o atacante Elias saíram reclamando de dores na derrota contra o Fluminense e nem vieram para Curitiba. No meio, o substituto será Kléberson, que retorna de suspensão. Por outro lado, na frente a disputa continua aberta entre Lulinha e Cláudio Pitbull, com mais chances para o primeiro.
Panoramas da partida
Mais uma decisão na vida do Coritiba. É assim que deve ser encarada esta partida diante do Bahia. O time Alviverde não tem o direito de "sentar na vantagem" para a zona do rebaixamento e baixar a intensidade. A guerra ainda está muito longe de acabar e é preciso muita atenção para evitar que os erros reapareçam e voltem a trazer instabilidade aos jogadores. Sabendo disso, os atletas Coritibanos devem pisar no gramado do Alto da Glória esbanjando determinação, raça e comprometimento com a vitória. Esta é a fórmula para que o Verdão consiga um novo triunfo e abra ainda mais vantagem na classificação.
Ofensivamente, o Verdão deve se aproveitar da mobilidade de seus meias, especialmente Éverton Ribeiro e Rafinha, que fizeram boa partida em Araraquara para, com velocidade, confundir a defensiva do Bahia e criar oportunidades para a conclusão de Deivid, na frente. Será preciso muita paciência, pois o Bahia não deve se expor e tentará explorar os contra-ataques. Por conta disso, as atuações dos laterais também terão importância decisiva. Victor Ferraz e Dênis devem apoiar o ataque sempre que possível e funcionarem como válvula de escape. As jogadas de bola parada também devem ser aproveitadas, principamente em um jogo que tende a ser complicado.
Na parte defensiva, o Coritiba deve neutralizar os contra-ataques do Bahia. O time de Salvador não deve se arriscar muito na frente visto que o empate pode ser encarado como um bom resultado. Individualmente, a defensiva Alviverde deve prestar atenção em Zé Roberto, que vem atravessando uma boa fase com a camisa do Tricolor de Aço. Outro jogador que merece marcação intensiva é Jones Carioca, que retorna de lesão e deve ser um perigo à meta de Vanderlei. Nas laterais, é preciso conter os avanços de Neto e Jussandro, que possuem liberdade para atacar pelo fato do Bahia jogar com três volantes. Por fim, o Coritiba deve evitar fazer faltas próximas à área, pois Neto possui ótimo aproveitamento neste tipo de lance e pode ser uma ameaça.
Apoio nas arquibancadas
Empolgada com a reação da equipe na classificação e com a nova postura demonstrada pelos jogadores dentro de campo, a torcida Coxa-Branca deve comparecer em ótimo número às arquibancadas do Couto Pereira e jogar junto com o time em mais essa verdadeira decisão de campeonato. Novamente a vitória é fundamental e os atletas Alviverdes não devem poupar esforços para conquistá-la. Torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória, o Verdão novamente precisa de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 30ª rodada
Coritiba x Bahia
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 14/10/2012, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Sergio Escudero, Cleiton (Demerson) e Dênis; Júnior Urso (Chico), Gil, Rafinha, Lincoln e Éverton Ribeiro; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Bahia:
Marcelo Lomba; Neto, Alysson, Lucas Fonseca e Jussandro; Fahel, Diones, Kléberson e Zé Roberto; Lulinha (Cláudio Pitbull) e Jones Carioca.
Técnico: Jorginho
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães/RJ
Assistente 1: Altemir Hausmann/RS (FIFA)
Assistente 2: Dibert Pedrosa Moisés/RJ (FIFA)
4º Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)