
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e A. Paranaense se enfrentam neste domingo, 14, às 16h, no Couto Pereira, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de buscar uma partida aparentemente perdida em Brasília, diante do Flamengo, e seguir sem ser derrotado, o Verdão tenta mais três pontos que podem significar o retorno à liderança da competição. Para isso, contará com o apoio integral e irrestrito de sua torcida. Pela frente, o rival A. Paranaense que, na vice-lanterna, vive um momento conturbado, com troca de treinador, e quer um bom resultado para renascer na competição
Muita raça e determinação. As chaves do Verdão para a vitória
No último final de semana, o Coritiba foi até Brasília e, com muita determinação, mostrou porque é um dos atuais líderes do Brasileirão. Apesar de não estar jogando mal, o Verdão levou um gol do time carioca logo no início de jogo e, em seguida, teve um polêmico pênalti marcado contra si. Porém, Vanderlei defendeu a cobrança de Marcelo Moreno. Na segunda etapa, a mesma história. O Coritiba levou um gol no início só que, diferentemente do que aconteceu nos 45 minutos iniciais, foi para cima do Flamengo e, antes dos 20 minutos do 2º tempo já havia conseguido a igualdade. Melhor em campo, o time Alviverde ainda teve chances de virar a partida, mas trouxe um importante ponto do Planalto Central.
O resultado foi um prêmio para a coragem de Marquinhos Santos, que lançou a equipe à frente em busca de pontos e conseguiu o seu objetivo, mantendo o Coritiba no grupo dos primeiros colocados. Agora, o desafio é maior, um clássico, um jogo em que o Coritiba não poderá vacilar para não ser surpreendido. A atual situação do rival não pode servir como pretexto para qualquer tipo de favoritismo ou vantagem. Sendo assim, o Coritiba deve encarar o jogo com muita seriedade e disposição durante os 90 minutos, apertando a garganta do rival para não deixar os jogadores adversários respirarem.
Embora tenha fechado os treinamentos durante a semana, Marquinhos Santos não deve realizar drásticas alterações na equipe. A grande dúvida está na zaga. Chico acabou machucando o tornozelo no segundo tempo da partida diante do Flamengo e, embora tenha realizado tratamento intensivo, sua presença no jogo não está garantida. Caso não possa atuar, Emerson, que já atuou em Brasília, assume naturalmente o seu lugar. No meio, Gil deve seguir como titular, mas não está completamente descartada a presença de Éverton Costa. Nesta hipótese, Robinho atuaria mais recuado e Alex poderia ter um pouco mais de liberdade no meio. No banco, Keirrison pode ser a grande novidade.
Em situação delicada e de técnico novo, A. Paranaense tenta se recuperar
O A. Paranaense vive uma situação exatamente contrária à do Coritiba neste Campeonato Brasileiro. Na vice-lanterna da competição, o rubro-negro não consegue decolar, possui a pior defesa da competição (ao lado de Vasco e Criciúma) e, na zona do rebaixamento, demitiu o técnico Ricardo Drubscky no início da semana. Mario Celso Petraglia agiu rápido e, embora não tenha conseguido trazer técnicos de nome, como Dorival Júnior (que preferiu o Vasco) e Celso Roth, anunciou Vágner Mancini como substituto. O treinador, que foi marcado pelo título da Copa do Brasil em 2005, tem a missão de tirar a equipe da parte de baixo da tabela.
Apesar de ter chegado na metade da semana, Vágner Mancini não comandará a equipe do banco de reservas. Alberto Valentim, ex-jogador do clube e assistente técnico de Drubscky, é quem estará ao lado dos jogadores na beira do campo. Sem muito tempo para testar alterações ou novos esquemas, o interino não deverá promover muitas substituições. Entretanto, a exemplo de Marquinhos Santos, Alberto optou pelo mistério e deve confirmar a escalação apenas minutos antes da bola rolar no Couto Pereira. A principal novidade pode ser a presença de Paulo Baier na equipe titular. Elias também corre por fora. A presença de Zezinho, titular contra o Grêmio, está praticamente descartada.
Panoramas da partida
Em clássicos, a primeira coisa que deve ser evitada é deixar o adversário se impor pela vontade, e talvez esta seja a única ameaça para o Coritiba na partida. Certamente, a troca do comando técnico fará com que os jogadores apresentem mais determinação e luta dentro das quatro linhas. Sabendo disso, os jogadores Alviverdes devem, pelo menos, igualar este fator para impor a maior capacidade técnica e sair em vantagem. Nas arquibancadas, a pressão da torcida será intensa para ajudar o Coritiba na conquista de mais três pontos. Ou seja, raça, determinação e vontade não poderão faltar.
Ofensivamente, as jogadas de frente novamente passarão pelos pés de Alex. Em ótima fase, o meia vem sendo o principal responsável por manter o Alviverde nas primeiras colocações. Além disso, é ele quem dará dinamismo ao setor ofensivo. Entretanto, o "menino de ouro" precisará receber mais apoio de Bottinelli e Robinho, que tiveram atuações discretas na última partida e necessitam participar mais das jogadas de frente para alimentar Deivid, no comando. O apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada, principalmente se Emerson participar da partida, também podem ser os diferenciais do Coritiba no jogo.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tomar bastante cuidado com o atacante Éderson, que é um dos artilheiros do campeonato e vem se destacando com boas atuações. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deve prestar atenção na dupla de meias. Éverton e Felipe conduzem as jogadas de meio do rival e criam bastante, visto que o time, apesar de possuir uma das piores defesas, possui o melhor ataque da competição ao lado do Cruzeiro. Por fim, caso o veterano Paulo Baier atue, o Verdão precisará redobrar a atenção nas jogadas de bola parada e nos cruzamentos para a área, o calcanhar de Aquiles do time Alviverde neste início de competição.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca lotará o Couto Pereira para empurrar o Coritiba rumo a mais uma vitória para, quem sabe, recuperar a liderança isolada do Brasileirão. A galera Alviverde não vai parar de cantar durante um minuto sequer, de modo a garantir a força necessária para derrotar o rival e manter a invencibilidade. Juntos, jogadores e torcida criarão uma simbiose fantástica e um ambiente totalmente desfavorável aos rubro-negros.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 7ª rodada
Coritiba x A. Paranaense
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 14/07/2013, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico (Emerson) e Diogo Goiano; Júnior Urso, Gil (Éverton Costa), Robinho, Alex e Darío Bottinelli; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
A. Paranaense:
Wéverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva, João Paulo, Felipe (Elias) e Éverton; Éderson e Marcão (Paulo Baier).
Técnico: Alberto Valentim
Árbitro: Felipe Gomes da Silva/PR
Assistente 1: Bruno Boschilia/PR
Assistente 2: Luiz Henrique Souza Santos Renesto/PR
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)