
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Bahia se enfrentam neste domingo, 16, às 18h, no Couto Pereira, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Após perder a partida decisiva para o Fluminense, o que praticamente enterrou as chances da equipe Alviverde de disputar a próxima Copa Libertadores da América, o Verdão agora tenta vencer o Bahia para ficar tranquilo na tabela e já poder dar início ao planejamento de 2012. Pela frente, terá o Tricolor baiano, que ainda precisa de alguns pontos para se ver livre da ameaça da ZR e vem em busca deste objetivo
Coxa tenta manter a motivação após se estagnar na "zona da marola"
No última quinta-feira, 13, o Verdão foi até o Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense em uma partida decisiva na luta pela participação na próxima Copa Libertadores da América. Após tomar o primeiro gol em uma linda bicicleta de Fred, Marcos Aurélio igualou as coisas para o Verdão ainda no final do primeiro tempo. E após Vanderlei defender um pênalti cobrado pelo mesmo Fred no início da segunda etapa, dava a impressão que o Alviverde se motivaria para partir para cima do time carioca para virar a partida. Entretanto, Marcelo Oliveira mais uma vez errou nas substituições ao tirar Marcos Aurélio, chamou o Fluminense para o seu campo e perdeu a partida por 3x1.
Mas o que irrita a parte da torcida Alviverde que é mais ambiciosa, é o conformismo do treinador Alviverde em cada discurso. Agora, o tema de Marcelo Oliveira é dizer que ele faz, à frente do Coritiba, a melhor campanha na série A dos últimos tempos, o que, além de não ser verdade, demonstra a mentalidade do comandante, que se conforma em ser coadjuvante e, pior, leva os jogadores do elenco a adotarem suas práticas. O "problema" é que boa parte da torcida Coxa-Branca não aceita ficar "navegando" na metade da classificação mesmo tendo, visivelmente, um time com grande capacidade. Caso realmente o treinador permaneça para 2012, é bom já ir moldando o seu discurso e ousando em suas atitudes.
Em relação ao time que enfrenta o Bahia, Marcelo Oliveira terá que fazer duas alterações forçadas. Tcheco, que se machucou ainda no primeiro tempo da partida diante do Fluminense, está fora por até três semanas. Davi e Everton Costa brigam pelo seu lugar, com mais chances para o primeiro. Ainda no meio-campo, Léo Gago levou o terceiro cartão amarelo no Rio de Janeiro e cumpre suspensão. Como Leandro Donizete ainda se recupera de uma tendinite e não reúne totais condições de jogo, a tendência é que Gil apareça no setor, formando a dupla de volantes com Willian. Nas demais posições, a equipe será a mesma que acabou sendo derrotada na última rodada.
Bahia busca alguns pontos para se tranquilizar na luta contra o rebaixamento
O Bahia é uma das equipes do Campeonato Brasileiro que já experimentaram todos os tipos de sensações na competição. Após ter um bom início, com as grandes vitórias fora de casa compensando uma mau início dentro de Pituaçu, a equipe de Salvador teve problemas no elenco (especialmente após o afastamento de Jóbson) e caiu de maneira preocupante na tabela, chegando a flertar perigosamente com a zona do rebaixamento. Os resultados ruins acabaram por derrubar René Simões do cargo. Joel Santana chegou e rearranjou a equipe do Nordeste, fazendo com que o Bahia retornasse ao seu rumo no campeonato.
Para o jogo deste final de semana, em relação ao time que empatou com o Cruzeiro em Salvador, na última rodada, a novidade é a volta do volante Hélder, que cumpriu suspensão após ser expulso na partida contra o Botafogo. Por outro lado, quem está fora do confronto em Curitiba é o zagueiro e capitão da equipe Titi, que recebeu o terceiro amarelo na última rodada. Danny Morais já foi o escolhido para substituí-lo. Com isso, Marcos deve reassumir a condição de titular na lateral-direita. Nas demais posições, Joel Santana não deverá promover grandes mudanças, visto que a principal estrela da campanhia, Carlos Alberto, segue em tratamento no DM.
Panoramas da partida
A partir de agora, o Verdão deverá ter um outro adversário no Campeonato Brasileiro: o comodismo. Sem muitas aspirações na tabela, é importante ainda lembrar que faltam alguns pontos para eliminar completamente a ameaça do rebaixamento e, quanto mais cedo o Verdão conseguir estas vitórias, melhor. Por isso, os jogadores precisam encarar a partida diante do Tricolor baiano com muita seriedade e determinação, até porque o adversário deverá vir a Curitiba com muita garra e entrega, visto que está em situação preocupante na luta para fugir da série B em 2012.
Ofensivamente, a ausência de Tcheco fará com que o Verdão perca um pouco da qualidade no passe e na transição para o campo de ataque. Por outro lado, a possível presença de Davi trará mais velocidade ao time e, juntamente com Rafinha e Marcos Aurélio, o jogador deve ser uma das principais forças ofensivas no ataque Coxa-Branca, visto que Willian e Gil deverão dar a consistência defensiva suficiente para liberar os demais jogadores para o ataque. Além disso, as jogadas de bola parada também precisam ser exploradas e podem definir a partida.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar cuidado com a boa fase da dupla de ataque do Bahia, com Jones e Souza. Após várias tentativas com outros jogadores, Joel Santana parece ter encontrado o melhor entrosamento com estes dois atletas e o Bahia vem fazendo muitos gols nas últimas partidas. Além deles, o apoio dos dois laterais, Marcos e Dodô, também deverá ser contido, visto que a equipe baiana aposta muito nas jogadas de linha de fundo para aproveitar a estatura de seu centroavante. Nesse sentido, as jogadas de bola parada também necessitam de atenções especiais.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará em ótimo número nas arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Verdão para cima do Bahia e manter o histórico de 26 anos sem derrotas para a equipe nordestina. Desta forma, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória para apoiar o seu clube e gritar durante os 90 minutos. O Verdão necessita de sua energia para vencer mais este desafio.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2011 - 30ª rodada
Coritiba x Bahia
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 16/10/2011, domingo
Horário: 18h
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Jeci, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Gil, Davi (Everton Costa) e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
Bahia:
Marcelo Lomba; Marcos, Paulo Miranda, Danny Morais e Dodô; Fahel, Hélder, Camacho e Maranhão (Lulinha); Jones e Souza.
Técnico: Joel Santana
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima/RS
Assistente 1: Tatiana Jacques de Freitas/RS (Asp. FIFA)
Assistente 2: Rafael da Silva Alves/RS
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)