
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Figueirense se enfrentam neste domingo, 26, às 16h, no Orlando Scarpelli, pela 19ª e última rodada do turno do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de fazer uma ótima partida, mas ser eliminado pelo Grêmio nos últimos minutos do jogo de volta da Copa Sulamericana, o Coritiba não tem tempo para lamentar e precisa de uma vitória em Florianópolis para fechar a primeira parte da competição de maneira um pouco mais tranquila. Pela frnte, terá um adversário em ebulição que, além de figurar na lanterna, está novamente sem técnico e não poderá contar com a sua estrela Loco Abreu que, lesionado, está fora
Jogadores sabem da importância da vitória para fechar bem o turno e projetar dias melhores
Na última quarta-feira, o Coritiba recebeu o Grêmio, no Couto Pereira e, precisando vencer por dois gols de diferença, fez uma excelente partida diante do adversário gaúcho. Novamente com ótimas atuações individuais como as de Éverton Ribeiro, Rafinha e Escudero, embora tenha virado o intervalo no 1x1, o Coritiba alcançou o placar que o classificaria na metade do segundo tempo, após Pereira subir sozinho para marcar o terceiro gol. Depois disso, sem opções ofensivas no banco, Marcelo Oliveira se viu obrigado a recuar o seu time e aceitou a desorganizada pressão do Grêmio. Em um injusto castigo, aos 45 minutos, o Verdão teve nova desatenção na zaga e levou o gol de Marcelo Moreno, que selou a classificação do Tricolor gaúcho.
Mas não há tempo para lamentar a eliminação na competição internacional, muito pelo contrário. O que deve ficar para jogadores e comissão técnica é a evolução da equipe, que fez três jogos muito bons de maneira consecutiva e parece estar se reencontrando depois de tempos difíceis. A atual condição do Coritiba na classificação não permite que o time se divida em seu objetivo de sair o mais rápido possível das últimas colocações e, justamente por isso, todos devem esquecer o jogo da última quarta e projetar uma vitória diante do Alvinegro catarinense para que o trabalho no segundo turno se inicie com mais tranquilidade e menos pressão.
Em relação à equipe, o treinador Coxa-Branca deixou claro que gostaria de repetir a mesma formação que bateu o Grêmio, por 3x2. Entretanto, as lesões de alguns atletas vão atrapalhar o seu plano e Marcelo Oliveira será obrigado a mudar algumas peças. Lucas Mendes, com dores musculares, e Roberto, que sofreu uma forte pancada no joelho, não participaram dos treinamentos e estão vetados. Com isso, o técnico Alviverde pode promover a volta de Eltinho ou improvisar Chico na esquerda (a hipótese mais provável). Na referência, Anderson Aquino surge como única opção e deve receber outra chance. Como Emerson segue de fora, Pereira continua na zaga e forma dupla com Escudero. Por fim, Júnior Urso deve reaparecer na condição de segundo volante. O restante do time deverá ser o mesmo que atuou no meio de semana.
Em péssima fase, Figueirense tenta se reencontrar antes que seja tarde demais
O Figueirense vive uma fase terrível na temporada 2012. Depois de ser uma das sensações do último ano, quando chegou a brigar por uma vaga na Taça Libertadores, o Alvinegro do Estreito perdeu o título catarinense para o seu maior rival e faz uma campanha muito ruim no Campeonato Brasileiro, ocupando a lanterna, com apenas 11 pontos. Para se ter uma ideia do momento do Figueirense, a equipe acumula cinco derrotas seguidas quando atua no Orlando Scarpelli e a única vitória no Brasileirão dentro de seus domínios foi contra o Náutico, na estreia da competição, ainda em meados de maio, o que faz a pressão ser ainda maior.
Para piorar, o time ainda foi eliminado de maneira dramática, nos pênaltis, da Copa Sulamericana. Diante de todo este quadro, quem acabou "pagando o pato" foi Hélio dos Anjos, o terceiro técnico demitido na temporada. Com as negociações com Márcio Goiano em andamento, o interino Abel Ribeiro assume o cargo interinamente e dirige a equipe contra o Coritiba. Para a montagem da equipe, mais problemas. Com uma nova lesão muscular, Sebastian Abreu está fora. Ainda no setor de ataque, Júlio César também sente contusão e é outro desfalque. Com isso, Caio forma dupla com Aloísio. Por fim, nem mesmo o goleiro e capitão Wilson, que já não atuou na eliminação do meio de semana, terá condições de jogo e segue sendo substituído por Ricardo.
Panoramas da partida
Embora possa encontrar um adversário claramente fragilizado pelo atual momento, o Coritiba não deve pisar no gramado do estádio Orlando Scarpelli achando que a partida diante do Figueirense será fácil, muito pelo contrário. Embora possa contar com a impaciência da torcida ao seu favor, os jogadores do Coritiba devem ter em mente que o Alvinegro catarinense já joga, na metade do campeonato, uma de suas últimas fichas para se reencontrar na competição e ter alguma chance de reverter o quadro no returno. Por isso, será necessário que o time apresente muita atenção, determinação e vontade durante os 90 minutos para controlar o adversário no começo e, nos nervos, conseguir uma vantagem na partida.
Ofensivamente, o Coritiba deve se aproveitar da excelente fase dos homens de criação para impor mais velocidade no meio e chegar constantemente ao gol de Wilson. Rafinha e Éverton Ribeiro novamente serão fundamentais e podem contar com a ajuda de Robinho, que vem se destacando com passes decisivos para gol, para criar jogadas de perigo. Na frente, Anderson Aquino precisará entrar ligado na partida e, enfim, aproveitar a sua chance. Na direita, Ayrton será, mais uma vez, uma excelente opção no apoio e nas cobranças de falta. Por fim, a jogada aérea é outra boa alternativa.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar bastante cuidado com Aloísio, que vem, de certa forma, se destacando no péssimo momento do Figueirense com boas atuações. Seu companheiro de ataque, Caio, apresenta alta velocidade e possui bom poder de deslocamento pelos lados do campo, o que deve exigir atenção especial da defensiva Coxa-Branca. No meio, as jogadas devem passar, principalmente, pelos pés de Fernandes, que deve ser o principal articulador das jogadas de frente do Figueirense na partida deste domingo. Por último, é necessário muito cuidado nas jogadas de bola áerea, uma das grandes preocupações de Marcelo Oliveira nesta temporada.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Orlando Scarpelli para empurrar o Verdão para cima de seu adversário, terminando o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com uma importante vitória, o que deixaria o Coritiba em uma condição mais tranquila para iniciar o returno com o pé direito, em busca de novos objetivos. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, a galera Alviverde enviará energias positivas para que os jogadores tragam mais três pontos de Florianópolis e continuem a reação.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 19ª rodada
Figueirense x Coritiba
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 26/08/2012, domingo
Horário: 16h
Figueirense:
Ricardo; Elsinho, João Paulo, Edson e Hélder; Jackson, Túlio, Claudinei (Ronny) e Fernandes; Caio e Aloísio.
Técnico: Abel Ribeiro
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Pereira, Sergio Escudero e Chico; Willian, Júnior Urso, Robinho, Éverton Ribeiro e Rafinha; Anderson Aquino.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha/ES
Assistente 1: Cristhian Passos Sorence/GO (Asp. FIFA)
Assistente 2: Paulo César Silva Faria/MT
4º Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra/SC
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)