
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Botafogo se enfrentam neste domingo, 11, às 16h, no Couto Pereira, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de uma fraca apresentação em São Januário, onde não mostrou qualquer poder de reação, o Verdão tenta se reencontrar no campeonato diante de sua torcida, medindo forças contra um adversário bastante forte. Com uma bela sequência de bons resultados, o Botafogo vive uma euforia que há muito não presenciava em sua história e quer aproveitar o bom momento para se colocar, definitivamente, como um dos postulantes ao título nacional desta temporada
Coxa volta para casa na base do "erro zero" para conseguir vencer novamente
No última quinta-feira, 8, o Coritiba foi até o Rio de Janeiro para desafiar o Vasco da Gama. Jogando um futebol altamente burocrático, não é exagero algum dizer que o Alviverde foi derrotado pela técnica de um jogador: Juninho Pernambucano. Com duas cobranças de falta magistrais (a primeira direto ao gol e a segunda em um cruzamento na cabeça de Romulo), o meia decidiu o jogo a favor do Vasco e fez o Coritiba retornar para casa com mais um insucesso. Um castigo merecido para um time que se mostrou completamente incapaz de criar boas jogadas na frente e que sofreu com falhas individuais e descuidos em sua linha defensiva.
Sendo assim, da mesma forma que semana passada, o Coritiba terá que encarar um jogo com cara de decisão, no Couto Pereira, diante de um adversário embalado e que está no grupo dos quatro primeiros colocados da competição. Por isso, o técnico Marcelo Oliveira e os jogadores do elenco Coxa-Branca sabem que não terão direito a cometer os mesmos erros que se sucedem em jogos longe do Alto da Glória, sob pena de sofrer com a qualidade individual do adversário. Um novo resultado negativo traria novamente à tona as discussões sobre a zona do rebaixamento, algo que, naturalmente, todos querem evitar. Assim, garra e determinação para superar mais esse obstáculo serão ingredientes básicos em mais esta disputa.
Sobre o time que encara o Botafogo, Marcelo Oliveira poderá comemorar retornos. Suspenso contra o Vasco, Emerson está de volta à zaga Alviverde e reforça o setor. Seu companheiro, Jeci, evoluiu bem da entorse no tornozelo que o afastou da rodada do meio de semana e deve ter condições de jogo, o que traria um certo alívio ao treinador Alviverde, visto que Demerson e Pereira se contundiram e Luccas Claro entrou de maneira atabalhoada em São Januário. No meio, Léo Gago retorna à condição de titular após Willian ter recebido o terceiro amarelo no último jogo. Nos demais setores do campo, a escalação será a mesma que perdeu para o Vasco, cobrando-se uma eficácia maior do ataque Alviverde.
Botafogo vive "momento dos sonhos" e se coloca como candidato ao título
Depois de um início de campeonato cambaleante, quando Caio Júnior ainda iniciava o seu trabalho à frente do clube, o Botafogo fez contratações pontuais e extremamente eficientes, se ajeitou na competição e se tornou um dos times a serem batidos. Com vários jogadores vivendo ótimas fases, como Herrera, Sebastian Abreu, Renato, Bruno Cortes e, principalmente, Elkeson, o Alvinegro é um time praticamente imbatível no Engenhão e quer, agora, melhorar a campanha fora de casa para se colocar como um dos favoritos ao título e encerrar um grande jejum de conquistas a nível nacional. Esse bom momento trouxe a torcida para perto do clube e, literalmente, faltou lugar no Engenhão durante a semana.
Para o jogo diante do Coritiba, Caio Júnior poderá contar com o retorno do lateral Bruno Cortes, que, suspenso, não atuou na vitória por 4x0 sobre o Ceará. Por outro lado, o treinador botafoguense ainda não poderá contar com o zagueiro Antonio Carlos, em fase final de recuperação de uma lesão na coxa. Gustavo novamente aparece em seu lugar. No restante, a equipe (que treinou exaustivamente as jogadas de bola parada ao longo da semana) será a mesma que conquistou a vitória no meio de semana, com a dupla estrangeira Abreu e Herrera comandando o ataque.
Panoramas da partida
Sem qualquer sombra de dúvida, o Coritiba terá outro grande desafio pelo Campeonato Brasileiro neste final de semana. O Botafogo vive realmente uma fase excepcional, o elenco está confiante e todos estes ingredientes fazem, da partida, um novo teste para o Coritiba. Por isso, será fundametal que o Verdão apresente muita garra, determinação na marcação e uma grande eficiência no ataque. Somente assim o Coritiba conseguirá neutralizar as jogadas da equipe botafoguense e sair para o jogo, dominando as ações no gramado e chegando constantemente ao gol de Jefferson.
Ofensivamente, o Verdão precisará de mais força no ataque e isso, fundamentalmente, dependerá da atuação de um jogador: Marcos Aurélio. O atacante Coxa-Branca está longe da forma técnica ideal e não faz uma boa partida há algum tempo. Com Rafinha e Tcheco atuando de maneira mais regular, o Verdão precisa de um diferencial para incomodar os adversários, algo que pode ser conseguido caso Marcos Aurélio reedite as atuações do primeiro semestre. Além destes jogadores, os chutes de longa distância de Léo Gago e as jogadas de bola parada serão importantes para, quem sabe, até decidir o jogo.
Na parte defensiva, o Verdão precisará ter atenção redobrada com alguns jogadores do Botafogo que vêm se destacando nos últimos jogos. O principal deles é Elkeson, o grande maestro desta equipe, e que dá ritmo às jogadas ofensivas. A dupla de ataque estrangeira, formada por Abreu e Herrera, fortíssima no jogo aéreo, também merece cuidados especiais. Na lateral-esquerda, será preciso conter as investidas de Bruno Cortes, o que deve segurar, ainda mais, Jonas pelo lado direito. Por fim, é necesário um bom posicionamento nas cobranças de bola parada de Renato, treinadas exaustivamente por Caio Júnior ao longo da semana.
Apoio nas arquibancadas
Certamente o Couto Pereira receberá outro grande público neste final de semana. As arquibancadas estarão novamente lotadas para empurrar o Verdão para cima do Botafogo, afastando qualquer possibilidade de aproximação da parte baixa da tabela. Para isso, serão exigidas característica como garra, vontade e comprometimento em cada disputa de bola, de modo a mostrar a força do Verdão no Alto da Glória diante de mais um complicado adversário.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Coritiba x Botafogo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 11/09/2011, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Jeci (Luccas Claro), Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
Botafogo:
Jefferson; Lucas, Fábio Ferreira, Gustavo e Bruno Cortes; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Herrera e Sebastian Abreu.
Técnico: Caio Júnior
Árbitro: Fabricio Neves Corrêa/RS
Assistente 1: Carlos Berkenbrock/SC (FIFA)
Assistente 2: José Javel Silveira/RS
4º Árbitro: Antonio Denival de Moraes/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)