
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Grêmio se enfrentam neste sábado, 20, às 18h30, no Olímpico, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de encaixar uma ótima sequência de quatro vitórias consecutivas diante de adversários diretos, o Verdão agora inicia uma fase em que irá desafiar os líderes do campeonato e, como ainda faltam pontos para garantir a permanência na série A, a ideia é continuar somando e aumentar a tranquilidade. Pelda frente, um Grêmio que, embora esteja longe do Fluminense, ainda sonha com o título, mas já pensa também em garantir o seu lugar na Libertadores e evitar a aproximação do São Paulo
Time reconhece o desafio, mas sabe que não tem nada a perder
A torcida Coxa-Branca que esteve no Couto Pereira na última quarta-feira, 17, teve motivos para comemorar em todos os minutos do jogo contra o Náutico. Logo no começo, a equipe pernambucana praticamente "deu" um gol de presente ao Verdão após o zagueiro Alemão desviar para dentro de sua própria meta uma bola defendida pelo goleiro em chute de Deivid. Já no final da primeira metade, o centroavante Alviverde deixou a sua marca e chegou a seis gols em sete jogos. No intervalo, o anúncio da volta de Alex fez o Couto Pereira explodir mesmo sem ter bola rolando. Na segunda etapa, o Verdão pareceu acusar o cansaço da maratona de jogos e apenas "cozinhou" o jogo. Tudo estava indo bem até que Kieza descontou já ao final da partida, acrescentando tensão aos minutos derradeiros de jogo. Entretanto, o Coritiba manteve a calma e garantiu mais três importantíssimos pontos na classificação.
A vitória contra o Alvirrubro do Recife foi fundamental, pois três dos quatro clubes que compõem a zona de rebaixamento venceram os seus jogos e reduziram a diferença para o pelotão intermediário. Assim, o Verdão manteve a sua distância para a ZR, agora com mais times atrás na classificação. É preciso ter a consciência de que o objetivo está próximo de ser alcançado, mas ainda faltam passos e, até que o time Coxa-Branca consiga atingir o "número mágico", é obrigatório que a equipe continue a apresentar muita disposição e vontade. Por conta disso, é fundamental evitar que a euforia pela contratação de Alex passe para dentro do campo e atrapalhe os planos neste final de Brasileirão.
Em relação ao time, Marquinhos Santos, como de costume, terá que administrar problemas. Escudero e Thiago Primão saíram lesionados do confronto diante do Náutico e já foram previamente vetados pelo DM para o jogo diante do Grêmio. Além deles, Lincoln e Deivid levaram seus terceiros cartões amarelos e também estão impossibilitados de atuar. Assim, o treinador Coxa-Branca lançará Cleiton na zaga e Marcel no ataque. Para a vaga no meio-campo, Marquinhos Santos testou duas opções. A entrada de Chico, reforçando o setor de marcação, ou a simples substituição pelo garoto Vinícius. A tendência é a opção pela primeira hipótese, o que liberaria os laterais para atuarem como alas. Nas demais posições, a equipe será a mesma que bateu o Náutico.
Grêmio ainda sonha com o título, mas foca em se garantir na Libertadores
O Grêmio encarou uma verdadeira decisão no meio de semana, diante do Fluminense, e, apesar de ter saído na frente do time carioca, levou a virada em dois gols relâmpagos e sofreu outro duro golpe após Marcelo Moreno ser expulso de campo com menos de um minuto após ter entrado. Entretanto, o time gaúcho não desistiu do jogo e, mesmo com um homem a menos, foi buscar o empate com Zé Roberto, já ao final do confronto. O ponto conquistado no Engenhão foi positivo pelas circunstâncias da partida, mas não tão bom na questão de classificação, visto que o Grêmio permaneceu onze pontos atrás do Fluminense. Embora seja difícil, o Tricolor gaúcho ainda sonha com o título, mas quer mesmo é garantir a vaga na Libertadores.
Para a montagem do time, o técnico Vanderlei Luxemburgo, além de não poder contar com o seu centroavante boliviano, que cumpre suspensão automática, também terá que fazer uma alteração na lateral-esquerda, visto que Anderson Pico recebeu o terceiro amarelo e está impossibilitado de atuar. Para esta posição, a tendência é a entrada de Júlio César que esteve muito tempo parado recuperando-se de uma lesão no joelho. Entretanto, Luxemburgo também tem a opção de lançar o lateral-direito Tony no time, deslocando Pará para o lado esquerdo. Na frente, Leandro, que já atuou como titular na última rodada, será mantido e forma dupla com Kléber. O volante Souza ainda se recupera de dores e segue em tratamento. Marco Antônio será novamente o seu substituto. Nas demais posições, a equipe será a mesma das últimas partidas.
Panoramas da partida
Certamente, a partida diante do Grêmio será bastante difícil. Entretanto, é evidente que o time que tem mais coisas a perder é o Tricolor gaúcho, que ainda sonha com o título Brasileiro. Neste sentido, o Coritiba tem a oportunidade de fazer um jogo absolutamente solto e ameaçar o adversário em contra-ataques, abusando da velocidade. A pressão por um bom resultado pode fazer o Grêmio partir para cima de maneira desordenada e abrir importantes espaços. É justamente nestas lacunas que Marquinhos Santos deve posicionar os seus jogadores para tirar proveito destas situações e ameaçar o gol de Marcelo Grohe.
Ofensivamente, se por um lado a provável presença de Chico significa a perda de criatividade no meio-campo, por outro permitirá que os laterais se lancem e apoiem constantemente o ataque, realizando jogadas de linha de fundo para o aproveitamento de Marcel, na referência. Rafinha e Éverton Ribeiro, no meio, também serão fundamentais, visto que, ao lado de Gil, deverão ser os jogadores responsáveis por puxar os contra-ataques e levar o Coritiba à frente, incomodando a meta de Marcelo Grohe. As jogadas de bola parada poderão ser boas alternativas, principalmente com Marcel e o próprio Chico, que possui bom aproveitamento neste tipo de jogada.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá ter muito cuidado com o ataque gremista, formado por Kléber e Leandro. Rápidos, os atacantes do Tricolor gaúcho tentarão envolver a defensiva Alviverde a aproveitar a falta de entrosamento entre Luccas Claro e Cleiton. Além deles, os experientes meias Zé Roberto e Elano, que fazem um belo Campeonato Brasileiro, também precisarão ser vigiados, visto que podem deixar os seus companheiros de equipe na cara do gol com apenas um toque. O aproveitamento de ambos na bola parada também precisará ser neutralizado. Por fim, os levantamentos em cruzamentos para a área, principalmente para a conclusão de Werley, são ameaças à zaga Coxa-Branca.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presenre nas arquibancadas do estádio Olímpico para empurrar o Coritiba em mais uma importante partida neste Brasileirão. A intenção de Marquinhos Santos e seus atletas é atingir a quinta vitória consecutiva e continuar subindo na classificação. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, a galera Alviverde enviará energias e vibrações positivas na busca por mais um resultado positivo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 32ª rodada
Grêmio x Coritiba
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 20/10/2012, sábado
Horário: 18h30
Grêmio:
Marcelo Grohe; Pará, Gilberto Silva, Werley e Júlio César (Tony); Fernando, Marco Antônio, Zé Roberto e Elano; Leandro e Kléber.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Cleiton e Dênis; Willian, Chico (Vinícius), Gil, Rafinha e Éverton Ribeiro; Marcel.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra/SC
Assistente 1: Emerson Augusto de Carvalho/SP (FIFA)
Assistente 2: Ediney Guerreiro Mascarenhas/RJ
4º Árbitro: Márcio C. Brum Coruja/RS
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)