
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e São Paulo se enfrentam neste domingo, 30, às 16h, no Couto Pereira, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Agora não há mais espaço para erros. Sem qualquer "gordura" sobrando e à beira da zona do rebaixamento, o Verdão precisa vencer o mais rápido possível para começar a se livrar do pesadelo e, logo de cara, tem um grande desafio pela frente. Do outro lado, o São Paulo, que vive momento contrário. Em ascensão, o Tricolor está próximo de entrar no G4 e espera um resultado positivo para seguir com o seu objetivo
Não tem outra escolha. É vencer ou vencer
No último final de semana, o Coritiba foi até Recife para fazer um jogo decisivo diante do Sport e, embora estivesse fazendo uma partida ruim, segurava um importante empate até que, em jogada infantil, Robinho cometeu um pênalti absolutamente desnecessário já aos 47 minutos do segundo tempo. Gilberto converteu e deu a vitória ao rubro-negro pernambucano. Um castigo merecido para um time que se resumiu defender na maior parte do tempo e ainda foi ineficiente nas poucas chances que teve. O destaque ainda ficou para o goleiro Vanderlei que, com boas defesas, evitou um prejuízo maior no Nordeste.
O resultado no Recife significou a perda da "gordura" para a ZR. Agora, apenas um ponto separa o Coritiba do próprio Sport, que abre a zona dos quatro últimos colocados do Brasileirão, ou seja, o Alviverde perdeu todo o direito de errar e, daqui até o final da competição, precisará encarar todas as partidas como se fossem finais. A corda está no pescoço, mas ainda o Coritiba não precisa de ajuda de ninguém para afrouxá-la. Entretanto, será preciso que os jogadores demonstrem muito mais vontade de reverter o quadro e eliminem, de um vez por todas, a irritante passividade e falta de atenção que se sucedem rodada após rodada. No banco, será preciso coragem e sabedoria, visto que, assim como dentro das quatro linhas, a situação não permite equívocos.
Em relação ao time, Marquinhos Santos seguirá convivendo com vários desfalques, mas ganha algumas importantes voltas. Na defesa, Pereira e Emerson seguem de fora. Este último, com uma fratura constatada em seu pé, permanece longe dos gramados por, pelo menos, mais um mês. Além deles, Ayrton também será baixa no setor e deverá ser substituído por Victor Ferraz. No meio, a boa notícia fica por conta do retorno de Rafinha. Afastado há um bom tempo, o meia retoma o seu lugar e manda Robinho ao banco de reservas. Lincoln e Éverton Ribeiro completam o setor criativo. Na frente, Deivid teve lesão muscular confirmada e será outro desfalque. Roberto, outro que volta ao time depois de um longo tempo, tende a ser o seu substituto. Embora Marquinhos Santos tenha testado Gil na direita e Raul Ruidiaz no meio, a tendência é que essa seja uma alternativa para ser usada durante o jogo.
Mirando a América, São Paulo quer continuar a reação e ingressar no G4
Depois de passar um primeiro semestre bastante complicado, passando longe dos títulos que disputou, o São Paulo vive talvez um de seus melhores momentos na temporada. Na quinta posição, o Tricolor paulista finalmente tirou a diferença para o G4 e iniciou a rodada apenas dois pontos atrás do Vasco, que fecha a zona dos times que se classificam para a próxima Copa Libertadores da América. Embora ainda apresente certas irregularidades de desempenho, a equipe do técnico Ney Franco surge como uma das mais fortes nesta disputa, mesmo dividindo as atenções com a Copa Sulamericana.
Por falar na competição internacional, o Tricolor paulista foi até a cidade de Loja, no Equador, encarou vinte horas de viagem e trouxe um importante resultado. O empate por 1x1 dá uma grande vantagem para o jogo da volta. Mas antes, a equipe volta a se concentrar no Brasileirão e, para a partida diante do Coritiba, Ney Franco também terá que administrar problemas. Denílson e Wellington estão suspenso pelo terceiro cartão amarelo e abrem caminho para a entrada de Paulo Assunção, no meio. Na frente, Luís Fabiano está novamente machucado e tende a ser substituído por Ademílson, muito embora Willian José possa aparecer como surpresa. A boa notícia fica por conta da volta de Rafael Tolói à zaga.
Panoramas da partida
Certamente será uma partida bastante complicada para o Coritiba. Entretanto, isso é o que menos importa no momento. É preciso ganhar de qualquer maneira para garantir fôlego na luta contra o rebaixamento e, para isso, é necessário 200% de transpiração, luta, garra e vontade. O Verdão irá enfrentar um time bastante qualificado, mas que já foi batido dentro do próprio Couto Pereira e também perdeu para equipe que se encontram em situação parecida na tabela. Portanto, é preciso acreditar e, acima de tudo, ter muita atenção para evitar que jogadas individuais definam, novamente, uma partida.
Ofensivamente, o Coritiba terá um quarteto ofensivo bastante rápido na frente e precisa se aproveitar disso para surpreender a defensiva são-paulina. Rafinha, Éverton Ribeiro e Roberto precisam utilizar as suas velocidades para puxar os contra-ataques com rapidez, ameaçando a meta de Rogério Ceni. Lincoln também será importante, mas precisará estar ligado na partida e realizar uma atuação parecida com aquela da partida contra o Flamengo. Embora Ayrton não esteja disponível para o jogo, as bolas paradas seguem como boas alternativas para o jogo. No banco, a volta de Raul Ruidiaz pode ser uma boa opção.
No aspecto defensivo, a principal preocupação deve ser mesmo com Lucas. Vendido para o Paris Saint-Germain a peso de ouro, o meia faz as suas últimas partidas com a camisa tricolor e vem jogando em alto nível, devendo ser muito bem vigiado pela defensiva Coxa-Branca. Além dele, a velocíssima dupla de ataque, formada por Osvaldo e Ademílson, também requer muitos cuidados. Bem nas bolas paradas, Jadson é outro jogador que precisa ser contido no meio-campo. Por fim, é necessário neutralizar as descidas dos ofensivos laterais do São Paulo e demonstrar bastante atenção nas jogadas de bola parada, com os altos zagueiros adversários.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca irá responder ao chamado e comparecer em bom número nas arquibancadas do Couto Pereira para ajudar a equipe em mais este complicado e fundamental desafio. Em contrapartida, exigirá entrega e comprometimento total dos jogadores dentro das quatro linhas. É imprescindível que o Coritiba vença e alivie um pouco a sua situação na tabela. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá a Alto da Glória. Mais do que nunca, o Verdão precisa de seu apoio e energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 27ª rodada
Coritiba x São Paulo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 30/09/2012, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Demerson, Sergio Escudero e Eltinho; Willian, Gil, Rafinha, Lincoln e Éverton Ribeiro; Roberto.
Técnico: Marquinhos Santos
São Paulo:
Rogério Ceni; Douglas (Paulo Miranda), Rhodolfo, Rafael Tolói e Bruno Cortez; Paulo Assunção, Maicon, Jadson e Lucas; Osvaldo e Ademílson.
Técnico: Ney Franco
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez/RJ (FIFA)
Assistente 1: Dibert Pedrosa Moisés/RJ (FIFA)
Assistente 2: Wagner de Almeida Santos/RJ
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)