
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, 26, às 18h30, no Couto Pereira, pela partida de estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro 2013. Os dois times vivem momentos completamente diferentes. Enquanto o Coritiba conseguiu a "proeza" de ser eliminado da Copa do Brasil pelo Nacional/AM jogando um futebol medíocre e descompromissado, o Galo entra na competição nacional como grande favorito, mas vê as suas atenções divididas com as disputas da Copa Libertadores, competição em que está muito próximo de atingir as semifinais
Sem redenção, Coxa tenta minimizar os efeitos de uma desclassificação patética
Na última quinta-feira, 23, o Verdão recebeu o Nacional, no Couto Pereira, para tentar reverter a vantagem da equipe amazonense e passou um dos maiores vexames de sua história. O placar de 1x0 foi insuficiente e o Alviverde se viu eliminado da Copa do Brasil por um time sem qualquer expressão no cenário nacional e cuja folha de pagamento deve ser infinitamente menor que a do Coritiba. Sobre o jogo, há muito pouco a se comentar, foram diversas oportunidades desperdiçadas, uma jornada infeliz de Alex e muito pouca inspiração. Dessa forma, o resultado, medíocre, não poderia ter sido diferente.
O desafio agora é bem maior. Trata-se da maior competição do futebol nacional. Entretanto, com este nível abaixo da crítica de futebol que vem demonstrando, o Coritiba não tem nem mesmo o direito de sonhar com algo diferente que não seja a fuga do rebaixamento. Passados cinco meses de 2013, a equipe Coxa-Branca não apresenta conjunto e, em nenhum momento, transmitiu confiança para a torcida. Muito pouco para aqueles que prometeram uma equipe forte, que brigaria por títulos. Os avisos foram dados e as consequências estão muito claras, resta que os responsáveis pelo clube tomem as devidas providências, antes que o barco volte a afundar.
Em relação ao time que faz a estreia no Brasileiro, Marquinhos Santos novamente terá problemas, muitos deles são os mesmos que a equipe enfrentou no meio de semana. Ainda machucados, Escudero e Rafinha estão fora e não atuam. Por outro lado, Chico volta a ficar à disposição do treinador Alviverde e deve formar a zaga com Leandro Almeida. Outro que volta a figurar entre os jogadores relacionados é Willian, que disputa uma vaga no meio com Júnior Urso. No ataque, a tendência é que Geraldo seja mantido, mas Zé Rafael pode aparecer pelo setor. Outras novidades na lista de convocados são Éverton Costa e Darío Botinelli, que podem figurar entre os reservas. Nas demais posições, a equipe será a mesma que atuou na última quinta-feira, inclusive com Alex, que certamente estará com muita vontade de balançar as redes e alcançar a marca de 400 gols na carreira.
Com foco na Libertadores, Galo tenta estrear com o pé direito no Brasileiro
Sensação do futebol brasileiro em 2013, o Galo vem enchendo a sua torcida de orgulho. O Alvinegro de Belo Horizonte conquistou o título mineiro com direito a um implacável 3x0 sobre o Cruzeiro no primeiro jogo da final. Além disso, o time de Cuca fez, de longe, a melhor campanha da primeira fase da Libertadores, passou como quis pelo São Paulo nas oitavas e já conquistou um grande resultado diante do Tijuana, no México, pelas quartas, o que credencia o Atlético-MG como um dos grandes favoritos à conquista do título do torneio continental.
Mas tudo isso vai ficar de lado neste final de semana, quando o Galo realiza a sua estreia no Brasileirão diante do Coritiba. Priorizando a Libertadores, Cuca escalará uma equipe mista para a partida e poupará as suas principais estrelas, como Ronaldinho, Bernard e Jô. Entretanto, como possui um elenco bastante qualificado, o Atlético-MG pisará no Couto Pereira com uma formação bastante competitiva. A defesa deve permanecer a titular. A única exceção é Richarlyson, que se recupera de uma infecção e deve ser poupado, cedendo lugar a Júnior César. No meio, Pierre, Leandro Donizete e Serginho devem ser confirmados, mas Josué pode aparecer no lugar de algum deles. Luan, que fez o gol de empate no México, substitui Bernard. Na frente, Alecsandro comanda o ataque e deve ter a companhia de Diego Tardelli.
Panoramas da partida
Acabaram-se as desculpas, agora é para valer. Sem jogar um futebol convincente desde o início do ano, o Coritiba coloca à prova o tal "projeto" da diretoria para tentar, pelo menos, fazer um Brasileirão sem sustos. Atualmente, falar em Libertadores ou título é total utopia, então, o time deve se focar em somar o maior número possível de pontos para evitar passar apertos no final. Portanto, será preciso muita raça e determinação, dentro de campo, e sabedoria, inteligência e profissionalismo fora dele. Para trazer a torcida para perto, é preciso fazer por merecer.
Ofensivamente, o Coritiba perde muito com a ausência de Rafinha, o que ficou muito claro na partida de quinta-feira, diante do Nacional. Embora muito esforçado, Geraldo não conseguiu manter a mesma característica do meia, embora dê mais velocidade ao ataque. Outro que simplesmente sumiu da partida do meio de semana foi Robinho, que precisa voltar a ter boas atuações. Assim, Alex e Deivid, principais estrelas da equipe, precisam chamar a responsabilidade e conduzir o Verdão à frente. O apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada (uma das poucas deficiências defensivas do Galo) devem ser muito bem exploradas.
Na parte defensiva, certamente o Atlético-MG sofrerá bastante com a ausência do seu trio ofensivo, destaque do ano. Bernard, Ronaldinho e Jô comandam as ações de ataque do Galo e são os responsáveis pela grande maioria dos gols do time Alvinegro. Entretanto, Diego Tardelli (caso realmente atue) e Alecsandro são muito perigosos e devem ser bem marcados. Outro atleta que vem com boas atuações é o garoto Luan, que possui grande movimentação e também deve ser vigiado.
Apoio nas arquibancadas
Embora muito chateada com o vexame de quinta-feira e claramente desconfiada com o potencial do time, a torcida Coxa-Branca dará mais um voto de confiança à equipe e estará presente às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar os jogadores para uma boa estreia no Brasileirão. Em contrapartida, exige força, raça e determinação. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Verdão necessita de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 1ª rodada
Coritiba x Atlético-MG
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 26/05/2012, domingo
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Dênis; Júnior Urso (Willian), Gil, Robinho, e Alex; Geraldo e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Atlético-MG:
Victor; Marcos Rocha (Carlos César), Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete (Josué), Serginho e Luan; Diego Tardelli (Rosinei) e Alecsandro.
Técnico: Cuca
Árbitro: Wágner do Nascimento Magalhães/RJ
Assistente 1: Luiz Antônio Muniz de Oliveira/RJ
Assistente 2: Jackson L. Massarra dos Santos/RJ
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)