
COLETIVA
Por: João Carlos Sihvenger
O técnico Coxa-Branca começou a coletiva dizendo sobre qual o sentimento que a equipe saiu hoje de campo, quando acabou sendo derrotada pelo Flamengo: “O sentimento é de raiva e indignação, a responsabilidade é toda minha, mas tem certas situações que fogem do conceito tático e estratégia do jogo. Saímos com a sensação de que podíamos ter ganho o jogo, enfrentando o principal time da América do Sul, e jogamos de igual para igual. O Coritiba foi muito valente, mas nesse nível de campeonato, se não souber matar o jogo a bola te pune”. Thiago enfatizou que a equipe tem que perseverar pois vem jogando bem e salientou que não coloca como fator sorte, mas sim, o time precisa ter competência para merecer vitória.
Em relação ao fato de que a equipe que vem jogando bem, Thiago foi perguntado sobre o que falta para transformar o bom jogo em vitórias e respondeu: “Falta sermos mais competentes para matar o jogo no último terço. Hoje tivemos um equilíbrio defensivo contra um ataque pesado, mas faltou competência no último terço e é nisso que tenho que bater. Fizemos de tudo para ganhar o jogo, não ficamos atrás, fomos para cima, pressionamos, e futebol é assim, eu já passei por fases de 15 jogos de invencibilidade onde tudo dava certo, e passei por situações piores do que essa, mas o que me dá esperança é que estamos performando, mas pecando no detalhe”.
Sobre o fato de que o Coritiba não vem conseguindo bons resultados no Couto Pereira o treinador falou: “O Couto sempre foi nossa casa, nos sentimos bem jogando aqui. A tabela é dura, o jogo que saiu da curva foi a derrota para o Bragantino, que poderíamos ter vencido. No jogo de hoje fomos superiores no segundo tempo contra o Flamengo, mas até o empate não era descartável. Temos mais 18 jogos, temos que nos reorganizar, não podemos desistir, acho que está muito claro onde temos que melhorar, voltar a ter os equilíbrios, a cobrança vem forte por parte do torcedor, e com razão”.
Tentando explicar o porquê do time voltar melhor para o segundo tempo, porém sem conseguir o resultado, disse o técnico: “No primeiro tempo saímos na frente, tomamos o empate num pênalti e a virada numa situação controlável da defesa, podíamos ter empatado com o Edu por duas vezes, e nesse momento que quase empatamos começamos a ter desequilíbrio defensivo, tomando transições do Flamengo mas consertamos no intervalo, voltamos no segundo tempo a ter o controle do jogo, empatamos no início, tivemos duas ou três chances do terceiro gol, e no último lance do jogo, num erro de saída defensiva nosso acontece o chute e o terceiro gol deles. Mas tudo o que fizemos de estratégia aconteceu, e o que me deixa com esperanças é que tenho suco ainda para espremer da laranja, mas temos que melhorar nos ajustes”.
Thiago também explicou o porquê do Edu, no jogo anterior nem ser relacionado e hoje foi titular: “O Edu ficou para treinar e melhorar a condição física para suportar pelo menos 65 minutos de jogo, e o Diogo teve uma virose durante a semana, então resolvemos dar a chance para o Edu, que acho que foi bem.
A respeito da contratação do jogador Slimani, o treinador fez a seguinte declaração: “Se realmente ele vier vai dar muita qualidade na última bola, é experiente, jogador de copa do mundo, pelo currículo que tem pode qualificar a situação para nós. Mas não fico pensando muito na situação dele porque tenho problemas maiores para resolver como hoje era o Flamengo, e se vier será muito bem-vindo.”
Por último, Thiago explicou a estratégia de jogar de igual para igual hoje contra o Flamengo que tem muita qualidade: “A estratégia não foi de trocar fogo com o Flamengo, o Coritiba em nenhum momento se abriu, tenho que saber das limitações. Povoamos bem o meio de campo, pedimos muita pressão ao homem da bola, no caso Arrascaeta, Gerson, Gabigol. Chegamos a perder o equilíbrio por momentos, mas conseguimos restaurar no segundo tempo, pressionamos mais as linhas, provocamos o erro de saída de bola do Flamengo, tivemos a chance de fazer o terceiro gol, eles só tocavam bola de lado, não conseguiam nos machucar, então a estratégia foi essa de saber trocar com uma equipe dessa. Tivemos chances e não fizemos e eles tiveram a chance deles e fizeram”.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)