
BRASILEIRÃO
Em entrevista concedida ontem a Rádio Banda B, o Presidente da Futebol Brasil Associados (FBA), Sr. José Neves Filho, anunciou que a CBF aceitou a forma de disputa proposta pela FBA. O campeonato brasileiro da Série B será disputado em turno e returno e por pontos corridos.
O conselho arbitral que definirá quantas equipes subirão à primeira divisão está marcado para o dia 2. Segundo Neves, a decisão sobre o acesso cabe exclusivamente à CBF. A FBA sugeriu à CBF o acesso de quatro clubes.
A transmissão do campeonato está praticamente acertada com a Rede Globo de televisão, a proposta apresentada satisfez a FBA e resta acertar alguns detalhes. O contrato dá o direito de a emissora transmitir o campeonato durante as próximas cinco temporadas e o valor ofertado pela Rede Globo é bem próximo daquilo que os clubes esperavam.
N.E.: Não se sabe ainda ao certo qual será o critério adotado pela CBF para definição do número de clubes que terão direito ao acesso à primeira divisão.
Clubes da Primeira Divisão fazem pressão para que haja o rebaixamento de apenas duas equipes e o acesso de duas; já os clubes da segunda divisão pedem diferente, acesso de quatro equipes e rebaixamento de outras quatro.
Espera-se que a decisão da CBF seja tomada de forma transparente e coerente. Uma vez que, já se pode concluir, não irá agradar a todos.
Certo mesmo é que com este novo modelo de disputa a competitividade, a dificuldade e a visibilidade da série B do campeonato brasileiro aumentam consideravelmente.
Além disso, independentemente do número de clubes que subirão, será necessário muito empenho por parte de todos para que o Coritiba volte à Primeira Divisão. Um elenco muito forte será fundamental.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)