
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Botafogo se enfrentam neste domingo, 1, às 17h, no Couto Pereira, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. É decisão. E você, torcedor, será fundamental nesta batalha. O grito das arquibancadas fará a diferença e também fará com que os jogadores atuem além de suas capacidades. Não importa como, não importa o resultado, precisamos e vamos vencer! Do outro lado, um time que luta pela Libertadores, tem muita qualidade e merece respeito, mas que não poderá ter tranquilidade um minuto sequer. Não deixemos o Botafogo jogar e, em sintonia, vamos alcançar estes três fundamentais pontos. Mostra sua grandeza, Coritiba!
Só pedimos raça, determinação e luta incansável
No último final de semana, na estreia de Tcheco, o Coritiba foi até Caxias do Sul para enfrentar o Internacional e, como já era esperado, sofreu uma intensa pressão da equipe gaúcha. Entretanto, muito forte na defesa e contando com uma noite inspirada do goleiro Vanderlei, o Alviverde conseguiu segurar o empate por 0x0. Embora praticamente não tenha criado qualquer chance de gol, a equipe Coxa-Branca demonstrou mais determinação e vontade, em uma postura diferente daquela apresentada nas rodadas anteriores. Ponto para Tcheco que, embora ainda inexperiente, conseguiu mudar um pouco o cenário e fez o simples: se fechou na defesa e garantiu um ponto que pode ser decisivo.
Agora, no Couto Pereira, é preciso dar um passo a mais. Além da força defensiva, o Coritiba precisa ser forte no ataque e colocar pelo menos uma bola na rede do goleiro Jefferson. Claro que a situação é difícil, mas ainda o Coritiba somente depende de seus esforços. Ganhando as duas partidas, o Alviverde escapa do rebaixamento independentemente de qualquer resultado. É hora de deixar tudo no gramado, lutar por cada bola e ganhar todas as divididas. Nas arquibancadas, a torcida precisa entender o seu fundamental papel e empurrar o time durante os 90 minutos. Mais do que isso, o Botafogo não pode ter tranquilidade para trabalhar suas jogadas. É preciso transformar o Couto Pereira em uma verdadeira panela de pressão.
Em relação ao time, Tcheco precisa trabalhar com desfalques. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Leandro Almeida não poderá atuar, o que motiva a troca de esquema. Tcheco deve lançar Gil no lugar do zagueiro e sair do 3-5-2 para o 4-4-2. Além disso, certamente haverá outra mudança, dessa vez na frente. Geraldo saiu machucado da partida contra o Inter e está vetado. Apesar de Thiago Primão ter treinado entre os titulares durante a semana, a tendência é que Tcheco coloque Diogo na equipe. Com isso, Carlinhos voltaria a atuar no meio-campo. Também existe a possibilidade de Lincoln iniciar a partida como titular. Nesse caso, Carlinhos atuaria na lateral. A definição deve ficar para minutos antes do jogo.
Botafogo quer vitória para entrar no G4
Apesar de bastante inconstante, a campanha do Botafogo sempre manteve o time da Estrela Solitária perto do grupo das equipes que jogarão a Copa Libertadores no próximo ano. Faltam apenas duas rodadas para o fim da competição e o Botafogo depende apenas de seus esforços para terminar o campeonato no G4. Por isso, o técnico Oswaldo de Oliveira mira a conquista de duas vitórias para garantir o retorno do Alvinegro às disputas da principal competição continental. Todos no clube sabem que é uma missão difícil, visto que o Botafogo enfrentará dois jogos diante de times que buscam a fuga do rebaixamento, mas a luta deve seguir.
Em relação à equipe, Oswaldo de Oliveira também terá que conviver com problemas. O lateral-direito Edílson está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não atua. Como o antigo titular Lucas está voltando de lesão e completamente sem ritmo de jogo, quem assume a posição é Gilberto. No meio, o volante Renato sentiu dores e foi vetado. Como Marcelo Mattos está recuperado e volta ao time titular, ele formará dupla com Gabriel, que deverá ser o responsável pela marcação individual de Alex. Na frente, mais um problema. Elias, que vem atuando no sacrifício há muitos jogos, sentiu a coxa, pouco treinou durante a semana e não deve jogar. Em seu lugar, a tendência é a entrada de Bruno Mendes, muito embora ainda exista a possibilidade de Oswaldo lançar o uruguaio Nicolás Lodeiro e avançar Rafael Marques ao comando de ataque.
Panoramas da partida
Outra vez o Coritiba faz uma partida decisiva neste Brasileirão. Entretanto, desta vez, a situação é simples: o Coritiba precisa vencer para não cair para a Segunda Divisão. Apenas a vitória interessa e nós vamos consegui-la, seja do jeito que for. Dentro de campo, os jogadores precisam demonstrar luta, vontade, determinação e raça porque, fora das quatro linhas, o apoio será maciço e a pressão sobre o Botafogo praticamente insustentável. Não desistir das jogadas em nenhum minuto sequer e aproveitar as chances que aparecerem serão as chaves do segredo para a vitória.
Ofensivamente, o Coritiba certamente terá mais opções do que na partida do último domingo, diante do Internacional. No meio, Alex provavelmente terá a companhia de Carlinhos e deve deve dividir as tarefas para criar as jogadas do Verdão. Mais do que nunca, o craque Alviverde precisa chamar a responsabilidade e decidir o jogo para seu time. O apoio pelas laterais também será fundamental, visto que o Coritiba deve ter mais velocidade pelos lados do campo e a tendência é que sejam criadas jogadas de linha de fundo para a conclusão de Deivid, no comando. As jogadas de bola parada também serão importantíssimas.
Nas parte defensiva, as atenções do Coritiba certamente estarão voltadas para a atuação do holandês Clarence Seedorf. Muito criativo, o veterano meia deve ser vigiado durante os 90 minutos e não poderá ter espaços para criar as suas jogadas. Além dele, a defensiva Alviverde deve controlar a velocidade de Hyuri, que praticamente decidiu sozinho o jogo do primeiro turno no Maracanã. Na frente, o Coritiba deve prestar atenção em Rafael Marques, que possui oportunismo e uma fortíssima presença de área. Por fim, o Verdão deve controlar as descidas de Júlio César, pela esquerda, e evitar as jogadas de bola parada.
Apoio nas arquibancadas
Torcedor Alviverde: Este domingo é o dia em que, por 90 minutos, você precisará esquecer tudo e somente se concentrar na vitória. O jogo é fundamental e decisivo para a intenção do Coritiba em fugir do inferno da Série B e respirar aliviado. Vá preparado para incentivar os jogadores e não deixar o Botafogo jogar. Esqueça as vaias, esqueça o ano, esqueça os erros. O destino do clube será decidido nesta partida e você é fundamental nesta batalha. Em busca da vitória, durante os 90 minutos!
Eu vou cantar o jogo inteiro para você vencer!
Campeonato Brasileiro 2013 - 37ª rodada
Coritiba x Botafogo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 01/12/2013, domingo
Horário: 17h
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo; Willian, Júnior Urso, Gil (Lincoln), Carlinhos e Alex; Deivid.
Técnico: Tcheco
Botafogo:
Jefferson; Gilberto, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Clarence Seedorf, Hyuri e Rafael Marques; Bruno Mendes (Elias).
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Janette Mara Arcanjo/MG (FIFA)
Assistente 2: Pablo Almeida da Costa/MG
4º árbitro: Marcos Mateus Pereira/MS
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)