
Brasileirão
Coritiba e Sport se enfrentam neste domingo, 12, às 11:00hs, no estádio Couto Pereira, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Em crise e vindo de três derrotas consecutivas, o time Alviverde joga para tentar se reabilitar no campeonato, e perante sua torcida. Do outro lado, terá o Sport, que também não faz uma boa campanha no campeonato brasileiro.
O time
A situação do Coritiba no Campeonato Brasileiro é extremamente complicada.
Vindo de três derrotas consecutivas, o time Alviverde ocupa a vice-lanterna da competição, à frente apenas do Botafogo. O Coritiba tem ainda a defesa mais vazada da competição.
Com o fracasso evidente na montagem do elenco para esta temporada, a diretoria Alviverde, sem nenhum critério, busca reforçar a equipe, para evitar o rebaixamento.
Para esta partida, o Coritiba terá a estreia do volante Edinho, vindo do Grêmio, na negociação que envolveu a ida do atacante Negueba para o time Gaúcho, e terá no banco o meia-atacante Felipe Amorim, recém contratado junto ao Fluminense.
Outros jogadores estão chegando, como o atacante turco Colin Kazim, e o volante Patrick, contratado junto ao Goiás em troca pelo paraguaio Cáceres.
A vitória é obrigatória nesta partida, e qualquer resultado que não seja os três poderá abrir uma crise sem precedentes no clube, e afastar ainda mais o torcedor Coxa-Branca, que anda desanimado com os resultados do Coritiba nesta temporada.
Para o confronto contra o Sport, o técnico Pachequinho não terá os laterais Ceará e Cesar Benitez, os volantes Alan Santos e Amaral, e o meia Cesar Gonzales, que estão contundidos. Não terá ainda, mas de maneira definitiva, o atacante Negueba, que foi negociado para o Grêmio.
O adversário
O Sport/PE não faz um bom início de temporada. Os maus resultados resultaram na demissão do técnico Falcão, antes do início do campeonato brasileiro.
Para o seu lugar foi contratado Oswaldo Oliveira, que vem sendo constantemente questionado pela imprensa pernambucana e pela torcida do "Leão da Ilha do Retiro", por conta da falta de bons resultados.
No campeonato brasileiro, o time saiu da zona do rebaixamento na última rodada ao empatar com o Atlético/MG por 4x4, buscando o resultado após estar perdendo por 4x2.
Para o jogo contra o Coritiba, Oswaldo de Oliveira, terá o desfalques do zagueiro colombiano Henriquez, machucado, e do meia chileno Mark Gonzalez, que está na Copa América com a seleção de seu país.
Outro desfalque é o lateral-direito Samuel Xavier, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com a falta de outro lateral-direito de ofício no elenco, o treinador improvisará o volante Ronaldo na posição.
O grande destaque do time pernambucano é o experiente meia Diego Souza, que voltou a equipe nesta temporada, após uma passagem apagada pelo Fluminense no início do ano.
Outros jogadores que merecem atenção são o lateral-esquerdo Renê, o volante Rithely e o jovem meia Everton Felipe, convocado para as categorias de base da seleção brasileira.
O Sport tem em seu elenco o volante Rodrigo Mancha, revelado pelo Coritiba.
O jogo
A péssima campanha do Coritiba até o momento, na temporada de 2016, refletiu diretamente na relação da torcida com o time.
A falta de paciência do torcedor Alviverde chegou a tal ponto que alguns jogadores são vaiados antes mesmo do jogo começar, já no aquecimento.
E isso pode ser o principal complicador para a equipe Coxa-Branca neste jogo contra o Sport.
Um gol logo no início pode transformar o Couto Pereira em um ambiente favorável para o time Coxa-Branca, porém, mais uma má atuação pode ocasionar uma revolta geral da torcida, e a perda da tranqüilidade dos jogadores Alviverdes.
Com a regularização de Edinho e consequentemente a contusão de Desar Gonzales, o treinador Pachequinho volta a montar sua meia-cancha com dois volantes e dois meias, fazendo com que Juan possa atuar mais avançado ao lado de Ruy.
A meia-cancha deverá ser o ponto central desta partida. Como o time pernambucano possui um meio de muita qualidade, e que se tiver em um bom dia poderá fazer a diferença para o Sport, o técnico Pachequinho deverá encontrar o equilíbrio necessário para que possa, ao menos, igualar as forças neste setor.
Com Edinho em campo, o volante João Paulo deverá ter mais liberdade em campo, podendo se juntar aos dois meias quando o Coritiba tiver a posse de bola. Resta saber se o jogadores terá qualidade para ajudar a acionar os atacantes.
ponto fraco da defesa nordestina é o seu lado esquerdo, uma vez que o lateral Renê costuma subir constantemente ao ataque, deixando espaços em seu costado.
A defesa apesar de contar com o experiente e vitorioso Durval, é lenta e pode ser envolvida em jogadas de velocidade. O problema é que o Coritiba não tem tido sucessos em jogadas deste tipo, principalmente pela lentidão de sua meia-cancha. Na última partida, a única jogada em velocidade foi proporcionada pelo lateral Dodô e o atacante Negueba, que acabou resultado no único gol do Coritiba na partida.
Com os avanços de Renê, o lateral Dodô poderá ser uma das boas armas ofensivas na partida. Por outro lado, a sua cobertura deverá ser feita com mais eficiência.
O Coritiba deverá vigiar de perto os meias Gabriel Xavier, principal articular das jogadas de ataque, e Diego Souza, que vem atuando mais avançado, praticamente como um centroavante.
Outro jogador que precisará ser vigiado de perto é o rápido meia-atacante Everton Felipe, que deverá jogar pelo lado esquerdo do ataque, aproveitando o espaço que será deixado com o avanço de Dodô.
O time Alviverde não poderá dar espaços ainda ao volante Rithely, que costuma aparecer como elemento surpresa na área adversária.
Campanhas no Brasileirão 2016
Coritiba
19º Colocação com 4 pontos
6 jogos, 1v, 1e, 4d
7 gols pró, 11 gols contra
Artilheiro: Kleber, 2 gols
16º colocação com 6 pontos
6 jogos, 1v, 2e, 3d
6 gols pró, 9 gols contra
Atilheiro: Edmilson e Diego Souza, 2 gols
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro - Sétima Rodada
Coritiba x Sport
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 12/06/2016, domingo
Horário: 11:00hs
Coritiba:
Wilson, Dodô, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Juan, Cesar Gonzales e Ruy (Amaral); Vinicius e Kléber
Técnico: Pachequinho
Sport:
Magrão, Ronaldo, Durval, Matheus Ferraz e Renê; Rithely, Serginho, Diego Souza, Gabriel Xavier e Everton Felipe; Edmilson
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Árbitro: Braulio da Silva Machado/SC (ASP-FIFA)
Assistente 1: Carlos Berkembrock/SC
Assistente 2: Alex dos Santos/SC
4º Árbitro: Rafael Traci/PR (ASP-FIFA)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)