Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Goiás Esporte Clube é o 2º colocado da competição, somando 44 pontos, com 13 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. A equipe marcou 32 gols e sofreu 25. Nos últimos oito jogos, saiu vitorioso apenas duas vezes, sinalizando oscilações que preocupam a torcida. O técnico Vagner Mancini admite queda de rendimento, especialmente no setor defensivo, que vem falhando constantemente e necessitando de ajustes importantes.
O time vem de duas derrotas seguidas: para o Botafogo (SP) em Goiânia e para o Avaí na Ressacada, aumentando a urgência por resultados. Nos oito jogos mais recentes, o Goiás soma apenas duas vitórias, com quatro derrotas e dois empates, um ritmo que não ajuda a manter a boa posição. O aproveitamento no segundo turno está aquém do esperado: apenas 38,9% em seis jogos, com duas vitórias, um empate e três derrotas.
O confronto com o Coritiba em Curitiba ganhou ares de decisão para o Goiás, que pode reencontrar o caminho da vitória e manter viva a chance de título da Série B. Uma derrota pode tornar a conquista mais difícil e aumentar a pressão sobre Mancini.
Entre os desfalques para este jogo, o mais importante é do goleiro Tadeu, que cumpre suspensão por acúmulo de amarelos. Tadeu havia atuado em todas as 25 partidas da equipe esmeraldina nesta série B; Thiago Rodrigues, de 36 anos, será seu substituto, goleiro que atuou apenas uma vez nesta temporada, contra o União Rondonópolis.
Outro desfalque será o atacante Pedrinho, atacante titular, que teve uma entorse no joelho e deve ficar fora por pelo menos dois meses. O lateral Willian Lepo sofreu uma fratura na mão durante o treino, mas, como não haverá necessidade de cirurgia, ele deve atuar com a mão imobilizada.
Diante desse cenário, o técnico Vagner Mancini deve mandar a campo para enfrentar o Coritiba nesta sexta-feira no Couto Pereira, a seguinte formação: Thiago Rodrigues; Diego Caito, Messias, Lucas Ribeiro e Moraes; Marcão, Juninho e Rodrigo Andrade (Rafael Gava); Wellington Rato, Anselmo Ramon e Jajá (Lucas Lovat ou Willian Lepo).
Coritiba e Goiás sempre foi um confronto muito equilibrado. Em Curitiba foram disputados 22 jogos, com oito vitórias do Coritiba e seis do Goiás com oito empates.
A última vitória do Coritiba sobre o Goiás no Couto foi pela série A de 2022, vitória por 3 x 0, gols de Alef Manga, Léo Gamalho e Andrey. De lá para cá foram mais dois jogos em Curitiba, uma vitória do Goiás por 1 x 0 pela série A de 2023 e um empate em 0 x 0 pela série B de 2024.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)