
Entrevista coletiva
Por: João Carlos Sihvenger
Gustavo Morínigo iniciou a coletiva falando sobre quais as alternativas que têm na busca por um time do Coritiba mais consistente. Disse ele: “É o meu trabalho encontrar alternativas de jogo quando as coisas não estão dando certo. Hoje começamos o jogo muito bem, mas tomamos gols de bola parada, algo que trabalhamos, e mais, a altura dos jogadores rivais nessas bolas também fez a diferença. Tenho que falar que todo o elenco está se doando ao máximo nos treinamentos para dar o melhor, e temos que sair desta fase que nos acompanha há muito tempo, mas seguimos confiantes no elenco e no que fazer para seguir.”
O Técnico Coxa-Branca foi perguntado sobre como viu a postura do time hoje, principalmente após os dois gols do Flamengo. Respondeu ele: “Quando o time toma gol de bola parada e mais ainda, no começo do jogo, dificulta muito, e isso já acontece há vários jogos, contra o Inter tomamos gol cedo, contra o Juventude que tomamos dois gols cedo também e hoje novamente foram dois golpes duros que recebemos no começo do jogo. Nos últimos 15 minutos do primeiro tempo dominamos melhor a bola, tendo mais posse, atacando um pouco mais, tivemos algumas chances, e no segundo tempo praticamente jogamos mais, mas não conseguimos fazer o que queríamos fazer”.
Perguntado sobre as laterais do Coritiba, onde hoje o Egídio até neutralizou bem o lado esquerdo da defesa do Coxa, mas qual a visão que o técnico tem para o lado esquerdo. E sobre o Natanael, quando estará bem para atuar o tempo inteiro. Quais as diferenças táticas que enxerga pelas escolhas que faz para as laterais.
Morínigo então explicou: “Hoje o Egídio trabalhou bem, com uma marcação forte e de certa maneira ele pode conter muito bem aquele setor. Estamos dando oportunidades de acordo com os trabalhos durante a semana, sempre buscamos segurança por esses setores, especialmente os laterais que têm que ser seguros. Hoje o Egídio fez um grande trabalho daquele lado. Quanto ao Natanael, ele está trabalhando muito bem, sabíamos que o Mateus Alexandre não poderá jogar contra o Corinthians, e seguramente Natanael vai brigar com Nathan pela posição, pois são os dois que temos para esta posição. Existem posições que não tem “dono”, cada um vai brigar por estas posições e nós procuramos escolher o melhor para cada jogo. Hoje, a diferença para mim foi a bola parada e que não pudemos aproveitar as situações que tivemos.”
Morínigo também foi perguntado sobre como será a preparação para o jogo com o Corinthians em São Paulo, com o time ocupando a parte debaixo da tabela, perto da zona de rebaixamento, e respondeu: “Hoje estamos todos tristes pela derrota, pois achamos que poderíamos fazer algo a mais, claro, respeitando o que é o Flamengo, por alguns momentos jogamos melhor, mas não fomos determinantes. Temos que rapidamente recuperar a parte psicológica, o futebol não nos dá tempo de lamentar muito, a partir de amanhã já temos que trabalhar, ver o que aconteceu e preparar para o jogo que sabemos que vai ser muito duro pela qualidade que tem o Corinthians.”
Por último, o técnico Coxa-Branca explicou como vai trabalhar a parte psicológica do time, pois parece que a situação na tabela está se refletindo dentro de campo, pela individualidade de certos jogadores na ânsia de tentar resolver sozinho, sem olhar o companheiro ao lado mais bem posicionado, inclusive, na parte final do jogo de hoje dava a impressão de que os jogadores estavam aceitando a derrota. Sobre isso, disse Morínigo: “Primeiro acho que o time lutou em todo momento, desde o começo até o final, mudamos a formação, colocamos jogadores que tinham um pouco mais de qualidade na posse de bola, mas também o importante é saber que o adversário é muito qualificado e no segundo tempo colocou os titulares. A parte psicológica sempre afeta, é inevitável, mas primeiro estão as pessoas, o grupo que absorve tudo isso, e saber que somente nós podemos sair desta situação, temos que trabalhar, superar rapidamente o que aconteceu hoje e a partir de amanhã já se preparar para este jogo, que é uma oportunidade, o futebol sempre nos dá a oportunidade, e agora daqui a quatro dias temos que estar prontos e virar a chave para enfrentar o Corinthians.”
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)