Pré-Jogo
Por: Ricardo Honório
O Coritiba entra em campo nesta quinta-feira, às 21h35, no Estádio Rei Pelé, em Maceió/AL, para abrir a 16ª rodada da Série B diante do CRB. Empatado em pontos com o Goiás na primeira colocação, mas à frente no saldo de gols, o Verdão precisa de uma vitória para se garantir na ponta da tabela independentemente do resultado da equipe goiana.
A missão, no entanto, promete ser das mais desafiadoras. Além da natural dificuldade de jogar fora de casa, o Coritiba encara um longo tabu: desde 1972, há exatos 53 anos, não vence o CRB em Maceió. Na ocasião, o Alviverde aplicou 3x0, mas de lá para cá, os reencontros no Rei Pelé não trouxeram boas lembranças para o torcedor coxa-branca.
O duelo desta noite é apontado como o mais complicado desta reta final de primeiro turno, e não apenas pela história. O CRB, apesar de vir de três derrotas consecutivas e ter despencado para a décima colocação, entra pressionado pela necessidade de recuperação. Jogando em casa, certamente irá impor um ritmo forte desde o início.
O Coritiba, por sua vez, vive excelente fase. São oito jogos de invencibilidade e cinco sem sofrer gols. A consistência defensiva, inclusive, tem sido o alicerce da escalada alviverde rumo à liderança. Para o confronto em Maceió, o técnico Mozart terá de lidar com três desfalques importantes: Bruno Melo, Filipe Machado e Lucas Ronier, todos suspensos.
Para a lateral-esquerda, João Almeida deve assumir a vaga de Bruno Melo. Com características mais ofensivas, o jovem pode modificar a dinâmica pelo setor. No meio, Geovane Faria deve ser o escolhido para substituir Filipe Machado, função que já exerceu com frequência ao longo da competição.
A principal dúvida está no lugar de Ronier. Mozart tem quatro alternativas: Clayson, que manteria o perfil técnico do titular; Wallisson, que oferece mais marcação e participou diretamente dos dois gols contra o Volta Redonda; Vini Paulista, que entrou bem na última partida; e Nicolas Careca, que voltaria para dar mais presença física ao ataque.
Apesar das mudanças, a expectativa é de que a estrutura tática da equipe seja mantida. O sistema adotado por Mozart tem se mostrado eficiente, sobretudo na organização defensiva, ponto forte da campanha até aqui.
Diante de tantas adversidades, a força coletiva do elenco será mais uma vez colocada à prova. Se quiser manter a liderança e espantar um velho fantasma, o Coritiba terá que mostrar personalidade, concentração e, principalmente, maturidade competitiva em Maceió.
Assista aqui o Pré-Jogo do COXAnautas.
FICHA TÉCNICA
CRB x Coritiba
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió/AL
Data:10/07/2025
Horário: 21h35
Transmissão: Desimpedidos, Disney +, ESPN, Rede Tv e SportyNet
Vem Coritiba: 20h35
Pós-Jogo COXAnautas: 23h35
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
CRB: Matheus Albino; Weverton, Henri, Fábio Alemão (Segovia) e Matheus Ribeiro; Higor Meritão, Danielzinho e Gegê; William Pottker, Thiaguinho e Breno Herculano.
Técnico: Eduardo Barroca
Coritiba: Pedro Morisco; Zeca, Maicon, Jacy e João Almeida; Geovane Faria, Seba Gómez e Josué; Wallysson (Clayson, Vini Paulista ou Nicolas Careca), Dellatorre e Iury Castilho.
Técnico: Mozart
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)