
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Internacional se enfrentam nesta quarta-feira, 21, às 19h30, no Couto Pereira, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Ainda sem vencer e vendo os adversários subirem na tabela, o Coritiba precisa dar uma resposta à sua torcida e conquistar logo a primeira vitória para sair da complicada situação. Para isso, conta com o apoio da torcida. Pela frente, terá o líder Internacional, que tenta driblar os desfalques para conquistar uma vitória em Curitiba e manter a sua posição
Raça e disposição em busca de uma fundamental vitória
No último final de semana, o Coritiba foi até Belo Horizonte para desafiar o atual campeão Brasileiro, Cruzeiro, e, de certa forma, fez uma partida de igual para igual com o time celeste. Após sair atrás do marcador logo no início da partida, o Verdão foi buscar o empate com Alex mas, ainda no primeiro tempo, Ricardo Goulart marcou seu segundo gol para recolocar o Cruzeiro na frente. No início da segunda etapa, Norberto voltou a empatar o jogo, entretanto, como resultado de uma forte pressão, Borges deu números finais à partida. No final, o Coritiba ainda reclamou de dois pênaltis (um deles aparentemente claro) não dados.
Apesar do time ter realizado uma partida relativamente boa, novamente o resultado não veio e o Coritiba caiu ainda mais na tabela. A situação já é bastante complicada, visto que o Alviverde permanece na ZR. Portanto, é fundamental que haja uma reação imediata, que deve ser iniciada já diante do Internacional. Para isso, o time deverá atuar com muita raça e determinação, buscando sufocar o time adversário em seu campo de defesa para criar oportunidades de incomodar o gol de Dida.
Em relação ao time, Celso Roth promoverá alterações. Na zaga, Luccas Claro está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não joga. Wellinton foi o escolhido para substituí-lo e fará sua estreia com a camisa Alviverde. No meio, o treinador Coxa-Branca fez alguns testes e deve optar pela entrada de Roni no lugar de Jajá. Assim, o rápido atacante fará dupla com Zé Eduardo. Nas demais posições, a tendência é que Celso Roth repita a mesma escalação que perdeu para o Cruzeiro. Entretanto, o resultado desta quarta-feira precisa ser outro.
Líder, Internacional tenta superar os desfalques e vencer o Coritiba
O Internacional vem tendo um bom ano. Campeão gaúcho com uma sonora goleada aplicada sobre seu maior rival, o time comandado por Abel Braga iniciou o Brasileirão de maneira bastante contundente e lidera o campeonato de forma invicta. Na Copa do Brasil, o Colorado também faz uma campanha bastante segura e está garantido na terceira fase após os 4x1 impostos sobre o Cuiabá. Números que credenciam o time vermelho de Porto Alegre como um dos sérios candidatos a lutar pelo título nacional desta temporada.
Em relação ao time, o técnico Abel Braga terá que conviver com uma série de problemas, a começar pela zaga. Juan levou o terceiro amarelo e Paulão está machucado. Com isso, Índio e Ernando assumem a titularidade. Na cabeça de área, outro jogador que está suspenso é Willians. Ygor o substitui e terá a companhia de Wellington para proteger a zaga. Entretanto, a ausência mais sentida está no setor de criação. Com uma sobrecarga muscular, D'Alessandro foi vetado e não atua. O jovem Otávio será seu substituto. Por fim, Rafael Moura está com um edema no pé e é outro desfalque. Wellington Paulista assume o comando do ataque.
Panoramas da partida
Apesar dos desfalques do Inter, certamente será uma partida muito difícil para o Coritiba. O Colorado gaúcho apresenta um elenco bastante uniforme e, não à toa, lidera o Campeonato Brasileiro de maneira invicta. Portanto, o time Alviverde deve pisar no gramado do Couto Pereira com muita raça, disciplina, atenção na marcação e, sobretudo, vontade dentro das quatro linhas. Não se pode mais adiar o dia da primeira vitória. Nada melhor então que bater o líder diante da torcida para ganhar moral e fôlego para o AtleTiba do final de semana.
Ofensivamente, é evidente que as jogadas criativas passarão pelos pés de Alex, que já apresentou um desempenho melhor na partida diante do Cruzeiro e deve mostrar ainda mais evolução nesta quarta. Sem Jajá, o menino de ouro deverá ter mais liberdade para flutuar no meio-campo e criar jogadas para aproveitar a velocidade de Roni, na frente. Entretanto, Norberto precisará ser mais participativo e ajudá-lo nas tarefas. No comando de ataque, Zé Eduardo precisa estar mais ligado e aproveitar as chances. O apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada podem ser importantes diferenciais.
Na parte defensiva, certamente o Internacional sentirá falta de D'Alessandro. O argentino atravessa grande fase e comanda o time Colorado dentro do campo com gols e assistências. Entretanto, seu substituto, Otávio, apresenta grande qualidade e, junto com Alex e Alan Patrick, deve criar as jogadas de ataque do time gaúcho. Na referência, Wellington Paulista também é muito perigoso e deve ser neutralizado. As jogadas de bola parada também devem receber especial atenção.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará nas arquibancadas do Couto Pereira para empurrar os jogadores Alviverdes rumo à primeira vitória na competição. Vencer o Inter tornou-se fundamental para a equipe sair da difícil condição que se encontra. Por isso, torcedor Alviverde, você terá papel preponderante no jogo desta quarta. Grite sem parar e leve seu time à vitória. O Verdão necessita de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2014 - 6ª rodada
Coritiba x Internacional
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 21/05/2014, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Wellinton, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka, Chico, Norberto e Alex; Roni e Zé Eduardo.
Técnico: Celso Roth
Internacional:
Dida; Diogo, Índio, Ernando e Fabrício; Ygor, Wellington, Alex, Alan Patrick e Otávio; Wellington Paulista.
Técnico: Abel Braga
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha/GO (Especial)
Assistente 1: Rodrigo F. Henrique Correa/RJ (Especial)
Assistente 2: Bruno Raphael Pires/GO
4º Árbitro: Rafael Traci/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)