
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Botafogo se enfrentam neste sábado, 19, às 21h, no estádio Raulino de Oliveira, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois do show de horror demonstrado na partida diante do Figueirense, quando após um mês de treinamento, tomou dois gols de pelada do então lanterna do campeonato, o Coritiba tem a obrigação de se recuperar, vencer e sair da ZR. Pela frente, terá o Botafogo, que também vive uma situação bastante complicada na tabela e, justamente por isso, deverá partir para cima do Verdão em busca dos três pontos
Ou se esperta ou encaminha o passaporte para a Série B
Na última quarta-feira, o Coritiba recebeu o Figueirense, no Couto Pereira, e quando todos esperavam uma resposta do time, que poderia apagar a má impressão deixada antes da Copa, a torcida foi obrigada a presenciar mais um show de horror do time Coxa-Branca que, com menos de 10 minutos de jogo, já havia levado um gol da equipe adversária em uma manjada jogada de escanteio. Com a desvantagem no placar, os jogadores até tentaram, mas a falta de poder ofensivo ficou escancarada mais uma vez. Na segunda etapa, um lance pastelão de Gil, que perdeu a bola praticamente na cara de Vanderlei, selou a sorte Alviverde na partida. O resultado de 2x0 para o Figueirense manteve o Coritiba na ZR e agravou a crise técnica no Alto da Glória.
Assim, novamente o Coritiba se encontra em uma situação bastante delicada e precisa dar uma resposta urgente dentro de campo. Afundado na ZR, o Alviverde vê os seus rivais se distanciarem cada vez mais e a situação começa a ficar extremamente preocupante. É hora dos jogadores responderem de alguma maneira pois, a cada dia que passa, o tempo fica mais curto e o fantasma da Série B fica mais próximo. Diretoria, comissão técnica e jogadores precisam se mexer, para ontem, em busca do objetivo.
Em relação à equipe que encara o Botafogo, o técnico Celso Roth será obrigado a realizar mudanças. Na zaga, Leandro Almeida recebeu o terceiro cartão amarelo e será substituído por Luccas Claro. Na frente, Keirrison saiu da partida diante do Figueirense reclamando de dores musculares e foi vetado. Em seu lugar, Celso Roth deve promover o retorno de Zé Eduardo, mas Martinuccio e até mesmo Geraldo correm por fora. Após ir muito mal na última rodada, Gil pode perder a condição de titular. A tendência é que Chico ou Hélder apareçam no setor. Por fim, embora pouco provável, o treinador Alviverde ainda pode promover uma alteração na direita. Neste caso, Norberto ganharia a vaga de Reginaldo.
Também passando por problemas, Botafogo quer sair da área perigosa
A exemplo do Coritiba, o Botafogo também encontra dificuldades no Brasileirão. A vantagem do Alvinegro carioca é que, mesmo com a má campanha, o clube da Estrela Solitária não se encontra na zona do rebaixamento e tem um pouco mais de tranquilidade para trabalhar. De qualquer forma, a situação é bastante difícil e, assim como o Coritiba, o Botafogo precisa dar uma resposta à sua torcida para sair das últimas colocações e afastar a ameaça de rebaixamento para a Série B.
O time que enfrenta o Coritiba terá alguns desfalques. Suspensos pelo STJD, o atacante Émerson e o lateral-direito Edílson não atuam. Na direita, Lucas assume normalmente a condição de titular. Na frente, a tendência é que Vágner Mancini opte pelo trio Wallyson, Yuri Mamute e Pablo Zeballos. Jorge Wágner e Carlos Alberto, que poderiam ser alternativas ao treinador botafoguense, se machucaram nos treinamentos no final da semana e estão vetados. As boas notícias ficam pelas voltas do goleiro Jefferson e do volante Aírton, que não entraram em campo na derrota para o Sport, por 1x0, na última rodada.
Panoramas da partida
A cada rodada que passa, o discurso se esvazia. É evidente que o Coritiba precisa dar uma resposta urgente dentro de campo. A situação na tabela se complica rodada após rodada e o Verdão já vê de perto o fantasma da Série B. Pior que isso, a impressão que passa é que o time está aceitando as derrotas sem lutar, o que irrita ainda mais os torcedores Alviverdes. Por isso, o mínimo que se exige na partida diante do Botafogo é raça, determinação e vontade em busca da vitória. Já passou da hora deste time reagir e mostrar que tem condições de honrar a camisa Alviverde.
Ofensivamente, o Coritiba precisa ter mais alternativas para incomodar o adversário. Contra o Figueirense, ficou claro que, com Alex bem marcado, o time perde praticamente todo o seu poder de frente. A péssima partida de Robinho e dos laterais mostrou um Verdão "travado" na partida, dependendo apenas das bolas paradas. É preciso ter planos alternativos. Reginaldo, caso realmente atue, e Dener precisam jogar muito melhor. O mesmo vale para Robinho. Na frente, Zé Eduardo deve entrar e dar mais presença ofensiva ao time. Entretanto, Martinuccio e Geraldo são alternativas interessantes.
Na parte defensiva, o time Alviverde deve tomar bastante cuidado com a velocidade de Wallyson, que talvez seja o melhor jogador do elenco botafoguense no momento. Além dele, o jovem meia Gabriel também merece cuidados especiais e a defensiva do Coritiba deve ficar atenta aos seus movimentos. Por fim, o Verdão deve neutralizar as descidas dos laterais Lucas e Júnior César e controlar as jogadas de bola parada do time carioca.
Certamente, a torcida Coxa-Branca marcará presença nas arquibancadas do Raulino de Oliveira para empurrar os jogadores do Coritiba em mais este difícil e importante desafio no Brasileirão. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca do resultado positivo para que, enfim, o Coritiba deixe as últimas colocações.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2014 - 11ª rodada
Botafogo x Coritiba
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 19/07/2014, sábado
Horário: 21h
Botafogo:
Jefferson; Lucas, Bolívar, Dória e Júnior César; Bolatti, Aírton e Gabriel (Daniel); Wallyson, Pablo Zeballos e Yuri Mamute.
Técnico: Vágner Mancini
Coritiba:
Vanderlei; Reginaldo (Norberto), Luccas Claro, Welinton e Dener; Baraka, Chico (Hélder), Robinho e Alex; Élber e Zé Eduardo.
Técnico: Celso Roth
Árbitro: Nielson Nogueira Dias/PE (Especial)
Assistente 1: Clóvis Amaral da Silva/PE (Asp. FIFA)
Assistente 2: Albino Andrade Albert Júnior/PE
4º Árbitro: Carlos Eduardo Nunes Braga/RJ
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)