
Entrevista coletiva
Por: João Carlos Sihvenger
O técnico Guto Ferreira iniciou a coletiva fazendo uma avaliação do que foi o jogo de hoje em que o Coritiba foi derrotado pelo Fluminense por 5 x 2. O técnico Coxa explicou: “Toda estrutura vai por água abaixo tomando gol aos 3 minutos de jogo, e aí começamos a ter bastante dificuldade porque algumas situações que queríamos que andassem não andaram. Fizemos um primeiro tempo péssimo, até tivemos uma situação de bate rebate na área, mas não finalizamos, chegamos pouco e no intervalo tentamos mudar fazendo uma linha de quatro com Natanael que qualificaria mais a saída bola e uma linha de cinco com um jogador mais rápido na frente e a coisa começou andar, conseguimos brecar o jogo do Fluminense, fizemos o 2 x 1 a tomamos um gol de bola parada. Não desistimos, fizemos o gol de bola parada e fomos mexer no time para tentar a estocada final. O Fluminense fez boas mexidas, com jogadores na posição que hoje decidem o jogo que são os extremos e conseguiu em dois contra-ataques no final do jogo criar duas situações de gol em erros nossos e aconteceu o placar final elástico. Não fizemos um bom jogo, tivemos um momento da partida bom que foi no início do segundo tempo até o segundo gol nosso, mas temos muito que melhorar, não adianta ficar caçando culpados e muito menos expondo ninguém dos nossos jogadores, temos que trabalhar muito e com muito afinco, recuperar a moral da equipe e ir para o próximo jogo que é um concorrente direto e buscar uma vitória dentro de casa.”
Guto Ferreira foi questionado sobre qual o padrão de jogo quer implantar no Coritiba, se por acaso é aquele do início do segundo tempo, e respondeu: “Em relação à situação da equipe, temos que melhorar, não é essa melhora do segundo tempo que vai nos fazer buscar o que buscamos. Temos que ter mais consistência defensiva e mais proposição de jogo, ter mais a bola no pé para conseguirmos ser mais agressivos. As nossas melhores oportunidades foram em transição, mas conseguimos propor um pouco o jogo no campo de ataque, até finalizar, só que ainda foi pouco num padrão de série A, temos que ser mais agressivos e confiantes e isso são processos, e é trabalhando que vamos conseguir.”
Ele também foi questionado sobre a situação do Thonny Anderson, se pretende reintegrá-lo ao elenco, e respondeu: “A questão do Thonny Anderson é assunto interno, o tempo todo estamos conversando, e não é o momento para eu dizer nem que sim, nem que não.”
Guto Ferreira falou sobre como retomar a confiança do time, pois os resultados não estão aparecendo, disse ele: “Corrigindo as coisas ruins de uma maneira que eles consigam enxergar, valorizando as coisas boas e mostrar a eles que ficar de cabeça baixa e ficar lamentando não vai adiantar nada, não vai resolver nosso problema, o nosso problema depende de coragem, unidade e entrega. Entrega está tendo, não dá para falar que o time não correu e não lutou e tudo é um processo, é repetir, repetir para melhorar toda a estrutura defensiva, a parte de construção. Temos que fazer muito melhor no próximo jogo e no outro também e no outro melhor, o que nós temos de bom é que temos algumas semanas cheias para trabalhar e em cima dessas semanas cheias temos que melhorar. Haverá mudanças na equipe, nós sempre temos que buscar a melhor formação, aquela que consiga dar o equilíbrio e se encaixe, então saímos desse jogo com algumas avaliações e vamos buscar na próxima partida montar uma equipe mais encorpada e que possa ter um melhor desempenho.”
Solicitado a falar sobre a defesa do time Coxa que hoje é a mais vazada do campeonato, Guto Ferreira disse: “Hoje tomamos gols de todas as maneiras, por isso que falo que precisamos melhorar e não são com três treinos que vamos conseguir encaixar todo um processo que já vinha. Estamos trabalhando, pegamos uma equipe das melhores em termos de posse e proposição de jogo, que tem um futebol um tanto diferente dos outros, a maioria dos times joga um futebol com muita objetividade e o Fluminense propõe o jogo e trabalha a bola até achar os espaços, e tem uma transição muito rápida, tanto é que alguns gols saíram nessa transição, é um time muito bem trabalhado, e nós estamos num processo de mudança e readaptação, eu não esperava esse placar, se terminasse 3 x 2 seria uma derrota, mas não seria tão ruim, mas infelizmente aconteceu. Pela coragem nossa de tentar buscar o empate, nós acabamos sendo goleados e essa coragem nunca vai faltar de nossa parte e tenho certeza que da equipe também. Agora é ter tranquilidade e trabalhar muito.”
Por último, o treinador Coxa falou sobre a sequência de jogos a partir de agora, contra cinco adversários da parte de baixo da tabela, o que isso pode representar e impactar no time: “Agora é o nosso campeonato de forma direta e a busca de fazer jogos com boas estratégias, com a equipe brigando até o fim para fazer grandes jogos e buscar as vitórias que precisamos.”
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)