
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Grêmio se enfrentam neste sábado, 16, às 18h30, no Couto Pereira, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Após ter vencido um confronto inacreditavelmente dramático diante do Fortaleza, pela Copa do Brasil, o Verdão volta as suas atenções para o Brasileiro e tenta alcançar a sua primeira vitória na competição para mostrar força em seus domínios. Do outro lado, o Grêmio, que também avançou à terceira rodada da Copa do Brasil e, da mesma forma, busca seu primeiro triunfo na competição após ter empatado com a Ponte Preta na estreia
O time
Na última quarta-feira, 13, o Coritiba recebeu o Fortaleza, no Couto Pereira, para tentar reverter a desvantagem da primeira partida e, se alguém precisava de um teste para o coração, conseguiu de graça uma "consulta". Após a equipe ter vencido no tempo normal por 2x1, mesmo com outra fraca atuação que foi salva, apenas, pela ótima estreia do meia Ruy, que deu outro dinamismo ao setor e fez um belo gol de fora da área, o Coritiba foi para os pênaltis e quando Leandro Almeida acertou a primeira cobrança, a torcida mal esperava o que estava por vir. Foram mais 20 cobranças (todas certas) até que Deola foi para a marca e isolou a bola. Festa e, acima de tudo, alívio no Couto Pereira. Depois de uma grande sequência de maus resultados, o Coritiba finalmente conseguia uma vitória e livrava o pescoço de Marquinhos Santos, muito pressionado.
De qualquer forma, mais uma vez ficaram claras as deficiências da equipe. No primeiro tempo, o Coritiba tomou um incontável número de contra-ataques que certamente seriam mais bem aproveitados por uma equipe melhor qualificada. Na parte ofensiva, Ruy visivelmente melhorou o rendimento, mas ainda falta muito para que o time encare uma competição do nível do Campeonato Brasileiro. Em relação ao jogo diante do Grêmio, Marquinhos Santos faz algumas alterações. Negueba, que não está bem, será substituído por Rosinei. Com isso, Thiago Galhardo será adiantado ao ataque. Na esquerda, Carlinhos está machucado e será substituído por um improvisado Ivan. Norberto, que não atuou diante da equipe cearense, também retorna. Luccas Claro e Wellington Paulista seguem no Departamento Médico e também continuam de fora.
O adversário
Assim como o Coritiba, o Grêmio também conseguiu a sua vaga para a terceira fase da Copa do Brasil no meio de semana. Entretanto, a classificação veio com muito menos sofrimento. O Tricolor gaúcho foi até Maceió e venceu o CRB por 3x1, eliminando o jogo da volta. No Brasileirão, o time de Luiz Felipe Scolari tinha a vitória nas mãos na primeira rodada, mas sofreu o gol de empate da Ponte Preta já nos acréscimos e perdeu a chance de estrear com o pé direito. Para a partida diante do Coritiba, a novidade é Yuri Mamute. O atacante foi cortado da lista do mundial sub-20 e está à disposição do treinador gaúcho. Por outro lado, Luan apresenta dores no pé esquerdo e é dúvida para o jogo. No restante, a equipe deverá ser a mesma que vem atuando há algumas partidas.
O jogo
A partida deste sábado certamente será muito difícil para o Coritiba. Acostumado a atuar em um sistema de jogo fundamentado no contra-ataque, o Grêmio deve tentar aproveitar os erros do Verdão para fazer o seu gol e tentar segurar a partida. Portanto, a equipe Alviverde precisa ter muita atenção, determinação e raça durante os 90 minutos para não cometer equívocos e dar espaços para o time gaúcho tomar as rédeas da partida. O jogo deste sábado é muito importante para o resgate da moral. Portanto, é fundamental que a vitória venha, sob pena que haja uma maior pressão sobre os ombros de Marquinhos Santos e seus jogadores durante as próximas semanas.
Ofensivamente, Ruy e Thiago Galhardo, novamente, devem comandar as ações no meio-campo. O prata-da-casa, aliás, tenta manter o nível de sua estreia para dar ainda mais dinamismo ao setor. Seu companheiro também será bastante importante na partida, mas precisa manter a regularidade durante todo o jogo. Na frente, é preciso aproveitar a fase encantada de Rafhael Lucas, que continua marcando os seus gols. Por fim, é preciso aproveitar as jogadas de bola parada e o apoio pelas laterais. Possivelmente Ivan terá alguma dificuldade, mas precisa superá-las e alimentar os atacantes.
Na parte defensiva, o Coritiba precisa tomar bastante cuidado com a atuação do meia Giuliano, que vem recuperando o seu bom futebol após um longo período de readaptação ao futebol brasileiro. A maioria das jogadas criativas do Grêmio passa pelos seus pés e, por conta disso, a defensiva Alviverde deve cortar os seus espaços e limitar o seu trabalho criativo. Na frente, o time Coxa-Branca deve controlar a presença de Yuri Mamute, que foi muito bem na primeira partida do Brasileirão. Por fim, como de costume em todos os times de Luiz Felipe Scolari, é preciso controlar as jogadas de bola aérea, principalmente com o zagueiro Rhodolpho.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para o jogo deste sábado. A vitória diante da equipe gaúcha é fundamental para afastar de vez a crise e iniciar com o pé direito os jogos disputados no Couto Pereira, o que precisa ser uma das forças do Coritiba neste torneio. Portanto, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba precisa de sua força.
Vamos em busca da vitória, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2015 - 2ª rodada
Coritiba x Grêmio
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 16/05/2015, sábado
Horário: 18h30
Coritiba:
Bruno; Norberto; Leandro Almeida, Welinton e Ivan; Hélder, João Paulo, Rosinei, Ruy e Thiago Galhardo; Rafhael Lucas.
Técnico: Marquinhos Santos
Grêmio:
Marcelo Grohe; Matías Rodriguez, Rhodolpho, Pedro Geromel e Júnior (Lincoln); Walace, Marcelo Oliveira, Maicon e Giuliano; Luan (Éverton) e Yuri Mamute.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Guilherme Dias Camilo/MG (FIFA)
Assistente 2: Márcio Eustáquio S. Santiago/MG (Especial)
4º Árbitro: Rafael Traci/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)