
Pré-Jogo
Por: Ricardo Honório
O Coritiba entra em campo nesta sexta-feira, 08/10, para enfrentar o Cruzeiro, às 21:30hs, no Couto Pereira, em jogo válido pela 29ª rodada da Série B. Beneficiado pelos resultados da rodada até o momento, como o empate do Avaí e a derrota do Goiás, o time alviverde pode ampliar a vantagem na liderança em caso de vitória, dando um grande passo para o acesso.
O jogo é um teste de fogo para o time de Gustavo Morínigo. Além de enfrentar um dos gigantes da Série B, tido como um dos favoritos ao acesso no início do campeonato, mas que até agora não conseguiu passar da 10ª posição, a equipe alviverde precisa lidar com suas próprias limitações, que ficaram evidentes nos últimos jogos, principalmente nos dois mais recentes, contra Confiança e Remo, quando o Coritiba pouco produziu ofensivamente e quase não ameaçou os adversários.
O grande desafio do técnico alviverde é fazer o seu time melhorar o rendimento do ataque. Sem Waguininho, o Coritiba tem mostrado dificuldades em ter presença na área adversária, principalmente porque Léo Gamalho tem recuado muito para buscar a bola, o que faz com que o ataque fique sem nenhum jogador alviverde em várias situações do jogo.
Outro desafio do treinador é fazer com que os meias Robinho e Rafinha entrem mais na área adversária para concluir no gol. O treinador vem trabalhando muito isso nos treinamentos para tentar ampliar as alternativas e chegar à vitória.
Sem muitas opções para o setor ofensivo, Morínigo relacionou pela primeira vez o jovem Vinicius Ribeiro, atacante que veio da Caldense para o time de aspirantes, mas que foi incorporado ao profissional após chamar atenção em alguns treinamentos.
O time titular terá os retornos de Henrique e Robinho, que cumpriram suspensão automática na última partida. Eles voltam nos lugares de Wellington Carvalho e Matheus Sales. Outro que fica à disposição é o volante Gustavo Bochecha, como opção no banco de reservas.
Com chances remotas de brigar pelo acesso, o Cruzeiro vem como franco atirador. Com resultados abaixo do esperado, a pífia campanha do time mineiro fez uma vítima durante a semana, o diretor de futebol Rodrigo Pastana foi demitido.
Com a baixa produtividade de alguns jogadores mais conhecidos, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem apostado em jovens atletas, com destaque para o rápido atacante Vitor Leque, de 20 anos.
O principal desfalque da equipe mineira será o atacante Marcelo Moreno, que está servindo à seleção boliviana.
Ficha Técnica
Coritiba x Cruzeiro
Local: Estádio Couto Pereira
Data: 08/10/2021
Horário: 21:30hs
Transmissão: Sportv (menos Curitiba) e Premiere
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos/BA e Elicarlos Franco de Oliveira/BA
Coritiba:Wilson, Natanael, Henrique, Luciano Castan e Guilherme Biro; William Farias, Val e Robinho; Rafinha, Leo Gamalho e Igor Paixão.
Técnico: Gustavo Morínigo
Cruzeiro: Fábio, Rául Cáceres, Ramon, Eduardo Brock e Matheus Pereira; Lucas Ventura, Adriano e Giovanni; Bruno José, Thiago e Vitor Leque.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)