
CURIOSIDADE
A torcida Coxa-Branca comprovadamente sempre foi a mais fiel entre as torcidas paranaenses. Nos últimos dez anos, o Coritiba só perdeu uma vez em média para o rival, curiosamente em 2001.
Mas um fato que devemos levar em consideração nessa prova de fidelidade é a presença da torcida fora dos nossos domínios, e nesse ponto mais uma vez a torcida Coxa-Branca está na frente.
A história não nega. Em 1985, aproximadamente, dez mil coxas estiveram presentes na noite do dia 31 de julho no Maracanã. Em 1998 muitos coxas foram até São Paulo assistir às quartas-de-finais contra a Portuguesa, assim como ano passado quando dois mil coxas invadiram a capital da bela Santa Catarina com as cores do nosso verdão num jogo contra o Figueirense.
Este ano, mais do que nunca, a torcida do Coritiba está marcando presença nos jogos fora do Couto Pereira. Durante a Taça Libertadores da América, coxas-brancas de todo o Brasil acompanharam nosso Glorioso de pertinho, em países distantes.
Durante o campeonato paranaense, a torcida alviverde também esteve presente nos jogos do interior do estado. Na final, fora do Couto Pereira, a torcida acompanhou o jogo junto com o time, não só se demonstrando fiel, mas também derrubando a marca de nosso rival de torcida que ganha jogo e ajudando, em muito, no bi-campeonato paranaense.
Neste campeonato brasileiro, a torcida coxa, novamente, vem marcando presença, apesar desse inicio de campeonato fraco, torcedores do Coritiba já estiveram em todos os jogos, independente de distância ou resultado, tudo por amor ao Coritiba.
E é com esse apoio que todos nós juntos podemos, a cada dia, engrandecer nosso clube, pois a presença de torcedores com a marca Coritiba, em qualquer canto do país, é fundamental para divulgação e mídia.
O site Coxan@utas ouviu a opinião de alguns torcedores que sempre viajam acompanhando o Coritiba, em vários lugares do mundo, independente de distância, apenas por amor ao clube e incentivamos novos torcedores a viajarem acompanhar nosso clube:
"Acompanhar o Coritiba em jogos fora de Curitiba é uma sensação única. Além de fazer novos amigos, sejam Coxas ou torcedores de outros clubes, conhecer novas cidade e estádios... podemos ver a satisfação dos nossos jogadores quando entram no gramado e vêem lá na arquibancada nossa torcida presente.
Sou totalmente a favor de que em todos os jogos do VERDÃO, do RS até MG, tenha sempre, no mínimo uma van representando nossa torcida. Acho que às vezes falta um pouco de informação para os torcedores, se reunirem e viajar. Claro, falta grana também... mas um dos caminhos é os Coxanautas".
Carlos – CoxaBar
"O amor pelo Coritiba move centenas de torcedores toda vez que o time joga fora do Estádio Couto Pereira. São pessoas que não medem esforços para ajudar seu time fora de seus domínios. Essa força, que vem da parte da arquibancada destinada a torcida adversária, incentiva os jogadores e muitas vezes é responsável por uma vitória.
Além de ver o time do coração jogar, acompanhar o time fora de casa é uma maneira de conhecer cidades e fazer novas amizades. Posso dizer que já tenho muitos companheiros de viagem e que já visitei, por causa do Coritiba, várias cidades como Paranavaí, Florianópolis, Paranaguá, Assunção e São Paulo."
Adriano Masaro
"É muito legal viajar com a torcida, conhecer novos estádios brasileiros, conhecer novos amigos. Poder apoiar o Verdão fora de Curitiba, fora do Paraná, e em muitas vezes fazer a diferença na arquibancada mesmo em menor número, como aconteceu ano passado contra o Corinthians no Morumbi, onde todos que escutavam ou assistiam o jogo, só escutaram a voz da torcida Coxa-Branca.
Resumindo: viajar para ver seu time do coração jogar é algo inexplicável, só quem já viajou entende o que estou dizendo!"
Augusto Gaio
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)