
TORCIDAS
Durante a noite de quinta-feira, na sede administrativa do Couto Pereira, aconteceu um encontro entre as lideranças das torcidas e as lideranças do elenco coritibano. Representando as torcidas, estavam membros dos COXAnautas, Império Alviverde, Cornetas do Fosso, Mancha Verde, ONG Coritiba Eterno e Cori Ação; representando os jogadores, estavam Índio (o capitão), Jackson, Henrique, Artur, Anderson Gomes e Paulo Miranda.
Durante a conversa, vários pontos foram abordados, inclusive o desempenho do elenco coritibano durante a temporada de 2005, quando a torcida esperava muito mais do time. O bate-papo franco serviu para deixar claro os posicionamentos das torcidas em relação ao que se espera dos jogadores do Cori: atitude dentro de campo, muita raça e empenho, como contrapartida pelo apoio do torcedor.
Império na Tribuna
Na edição deste sábado, do jornal Tribuna do Paraná, o jornalista Rodrigo Sell, fez matéria com um dos líderes dos torcedores que estava presente na reunião, o presidente da Torcida Império Alviverde, Luiz Fernando Corrêa, o Papagaio, que explicou alguns dos posicionamentos adotados: “A torcida vai jogar junto, mas precisa que os jogadores também mostrem o empenho que a gente espera deles” disse.
O dirigente da Império completou, afirmando que o apoio é condicionado ao esforço dos atletas. Se necessário for, a torcida irá cobrar dos jogadores: “A parte da torcida é incentivar. Mas, se a gente ver que alguém não está se esforçando, vamos cobrar individualmente”, explica o presidente da maior organizada do Clube.
Consciência da responsabilidade
Da parte dos jogadores, foi destacado principalmente por Índio, Paulo Miranda, Artur e Henrique que os jogadores irão buscar a vaga a qualquer custo, fazendo do apoio dos torcedores, nos jogos no Couto Pereira, um ponto forte em favor do Coritiba. Os jogadores destacaram a importância da torcida Coxa nos jogos no Alto da Glória, bem como deixaram claro que estão conscientes da necessidade de subir este ano para a Série A.
Paulo Miranda, que já atuou no Couto, vestindo outras camisas, lembrou que jogar no Couto sempre foi difícil devido à pressão da torcida. Paulo Miranda destacou que os adversários chegavam em Curitiba já sabendo que a torcida iria pressionar, dificultando muito o jogo. Para o volante, esse fator precisa ser utilizado pelo Coxa na Série B, pois influencia no rendimento dos adversários.
Já o capitão Índio, um dos líderes do grupo, falou aos torcedores que o elenco está muito consciente da responsabilidade de subir este ano. O zagueiro destacou que os jogadores irão buscar na raça o acesso à Série A este ano, como uma forma de contrapartida ao torcedor e à história e estrutura do Clube.
Outro dos líderes do elenco, o goleiro Artur, prestigiado junto aos torcedores pelo seu desempenho no início do ano, falou sobre o pacto de vitórias, com o apoio da torcida e o desempenho do time dentro de campo, já a partir do jogo contra o Paulista (SP), no Couto Pereira.
Já o zagueiro Henrique, uma das maiores revelações do elenco Coxa-Branca nesta temporada, contou aos administradores do site COXAnautas sobre a consciência do elenco sobre o momento do Coritiba.
Henrique disse que os jogadores Sabem que a torcida precisa da volta do time, e que isto tem que acontecer este ano. A intra-temporada foi muito importante, pois serviu para o elenco conversar, se unir mais e estar ciente da responsabilidade de voltar este ano.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)