
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, 2, às 21h50, no Couto Pereira, pela 6ª rodada do returno do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de outra vergonhosa derrota, desta vez em Recife, diante do lanterna, o Coritiba, com um novo comandante, precisa se recuperar para, enfim, interromper a má fase, levantar a cabeça e olhar para a frente. Mas isso só será possível com muita superação, garra e vontade. Pela frente, um Flamengo que vive situação parecida, mas vem de vitória por goleada na última rodada e quer dar mais um passo sob o comando de Jayme de Almeida, que ainda não perdeu no comando do rubro-negro
Hora de esquecer o que passou, dar crédito a Chamusca e apoiar
No último final de semana, o Coritiba foi até Recife e conseguiu fazer uma partida ainda pior do que as anteriores, algo que parecia inimaginável. Sem força alguma e aparentemente desinteressado pela partida, o time Alviverde foi dominado do início ao fim pelo fraquíssimo e virtualmente rebaixado time do Náutico que, apesar de experimentar um jejum de 14 partidas, não tomou conhecimento do Coritiba, partiu para cima e, com uma naturalidade assustadora, fez 3x0, alcançando mais três pontos. Nem é preciso falar muito sobre o sentimento da torcida, novamente humilhada por um time sem alma e perdido em campo.
A derrota vexaminosa exigia uma reação e, ainda no domingo, Vilson Ribeiro de Andrade contratou Péricles Chamusca, que chega ao Verdão carregando a esperança de milhares de torcedores por dias melhores. Agora, com um novo comandante, é hora de tentar esquecer o que passou, olhar para frente e tentar tirar o Coritiba da rota para a Série B. É momento de apoio, e um voto de confiança ao treinador Coxa-Branca é necessário. Nesse cenário, a torcida será fundamental. Obviamente, a cobrança por comprometimento e garra no gramado existirá (e de maneira forte), mas é momento de arrancar a vitória a qualquer custo e o Coritiba precisa estar preparado para a batalha.
Da mesma forma que seu antecessor, Péricles Chamusca precisa conviver com uma série de problemas. De todos os jogadores que estavam no DM, o único que reúne condições de jogo para a partida diante do Flamengo é Luccas Claro, que retorna à zaga no lugar de Bonfim. Outro que está de volta, mas após cumprir suspensão, é o goleiro Vanderlei. A grande novidade mesmo é a estreia de Germano. Contratado junto ao Londrina, o atleta apareceu no BID e vai para o jogo. A tendência é que ele receba a companhia de Marcos Paulo na contenção. Gil, Escudero e Bottinelli estão suspensos e não jogam. Na esquerda, a expectativa é que Diogo Goiano receba nova oportunidade, mas Iberbia corre por fora. Na frente, mesmo envolvido em uma polêmica por um suposto ato de indisciplina, Vítor Júnior está confirmado e forma dupla de ataque com Bill, que deve ganhar a briga com Júlio César no comando de ataque.
Invicto sob o comando de Jayme de Almeida, Flamengo quer se afastar da ZR
Em uma situação muito parecida com a do Coritiba, o Flamengo também luta contra o rebaixamento. O rubro-negro conseguiu uma fundamental vitória no último final de semana ao golear o Criciúma, por 4x1, e, com isso respirou um pouco mais aliviado. Um dos responsáveis pela reação flamenguista é o técnico Jayme de Almeida, que vem superando a desconfiança da torcida após a demissão de Mano Menezes e, em cinco jogos, permanece invicto no comando do time da Gávea tendo, inclusive, arrancado um importante empate contra o Botafogo no primeiro jogo das quartas-de-final da Copa do Brasil. Sob este ambiente, o time carioca vem a Curitiba com a intenção de melhorar o retrospecto na capital paranaense e tentar arrancar um bom resultado.
Jayme de Almeida terá dois desfalques em relação à equipe que escalou no último domingo. Expulso ainda no primeiro tempo daquela partida, o goleiro Felipe cumpre suspensão e não joga. Paulo Victor, que já atuou em diversas partidas deste Brasileirão, será o substituto. Outro jogador que não poderá atuar, mas por motivo de lesão, é o jovem zagueiro Samir. Com isso, o veterano Chicão ganha nova oportunidade e forma a zaga com Wallace. Mas a grande "estrela" do time rubro-negro é Elias. Atravessando grande fase, muito embora o Flamengo ainda esteja longe de alcançar resultados expressivos, o volante carrega o Urubu ao ataque, além de possuir diferenciado poder de marcação, e deve comandar o seu time em campo.
Panoramas da partida
O Coritiba precisa vencer esta partida a qualquer custo. Esta é a única verdade para o confronto desta quarta-feira, no Couto Pereira. E para chegar a este objetivo, o time Alviverde precisará demonstrar muita garra, determinação e vontade dentro do gramado. Ainda não será possível notar as alterações técnicas e táticas implantadas por Péricles Chamusca, mas os jogadores precisarão superar isso na base do coração para derrotar o Flamengo e fazer com que todos (próprios jogadores, comissão técnica, diretoria e torcida) respirem mais aliviados. A união com a torcida nas arquibancadas fará a diferença, e o Coritiba precisará utilizar tudo a seu favor para conseguir os três pontos.
Ofensivamente, a equipe Alviverde precisa criar mais e chegar com mais força ao ataque. Como provavelmente atuará com dois volantes de ofício, o time Coxa-Branca tende a dar mais liberdade para Robinho e Alex, que precisam ser mais participativos e proporcionarem chances para as conclusões de Bill, na frente. Além disso, a velocidade de Vítor Júnior, pelos lados do campo, será fundamental, mas este jogador precisa prestar mais atenção no jogo e, efetivamente, fazer a sua primeira boa apresentação com a camisa do Coritiba. Fazendo a sua estreia, Germano também costuma chegar bem ao ataque e pode ajudar. O apoio dos laterais e as jogadas de bola parada também podem ser importantes diferenciais.
Na parte defensiva, o Coritiba precisa tomar bastante cuidado com a excelente fase de Hernane. O centroavante flamenguista vem fazendo gols rodada após rodada e, além de deixar Marcelo Moreno no banco, é o principal responsável pelas conclusões das jogadas da equipe. No meio-campo, Elias e André Santos são os principais responsáveis pela criação e precisam ser muito bem marcados, especialmente o primeiro, que costuma chegar com muita qualidade ao gol adversário. O apoio dos laterais Leonardo Moura e João Paulo também precisa ser contido, assim como o Verdão deve evitar fazer faltas próximas à área, pois Chicão é muito eficiente neste tipo de lance.
Apoio nas arquibancadas
Mesmo ferida e bastante irritada com o rendimento recente da equipe, a torcida Coxa-Branca sabe que será muito importante na partida desta quarta-feira e deve comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira. Os três pontos diante do Flamengo serão fundamentais e a galera Alviverde não poupará esforços em busca deste resultado. Sendo assim, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Mais do que nunca, o Coritiba precisa de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 6ª rodada - returno
Coritiba x Flamengo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 02/10/2013, quarta-feira
Horário: 21h50
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo Goiano (Raul Iberbia); Marcos Paulo (Lincoln), Germano, Robinho, Alex e Vítor Júnior; Bill.
Técnico: Péricles Chamusca
Flamengo:
Paulo Victor; Leonardo Moura, Wallace, Chicão e João Paulo; Amaral, Luiz Antônio, Elias, André Santos e Paulinho; Hernane.
Técnico: Jayme de Almeida
Árbitro: Paulo César de Oliveira/SP (FIFA)
Assistente 1: Cristhian Passos Sorence/GO
Assistente 2: José Javel Silveira/RS
4º árbitro: Fabio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)