
Números e Curiosidades
Por: Ricardo Honório
Em busca da primeira vitória no Brasileirão 2023, o Coritiba enfrentará o Bahia, no próximo domingo, na Fonte Nova. O retrospecto entre as duas equipes é favorável ao time alviverde, em 40 jogos, 12 vitórias do Coritiba, 22 empates e 6 derrotas.
Apesar dos números favoráveis no contexto geral, o Coritiba não vence o Bahia desde 2014, quando ganhou por 3x2 em jogo disputado no Alto da Glória e que marcou a despedida de Alex dos gramados. Na tarde daquele domingo, o time alviverde saiu do primeiro tempo perdendo por 2x0, mas virou com gols de Zé Love, Dudu e Keirrison, que marcou o gol da vitória nos acréscimos, emocionando a todos que estavam no Couto Pereira.
De 2014 para cá, as equipes se enfrentaram apenas quatro vezes, com duas vitórias do Bahia e dois empates, pelos Brasileiros de 2017 e 2020.
Jogando na Fonte Nova, em partidas válidas pelo Brasileirão, o Coritiba disputou 14 jogos e tem um retrospecto nada favorável. Em 14 partidas disputadas conquistou apenas uma vitória, e teve dez empates e três derrotas.
A única vitória pelo Brasileirão jogando fora de casa contra o Bahia aconteceu em 2002. Naquela oportunidade, a equipe comandada por Paulo Bonamigo venceu por 2x1, com gols de Lima e Alexandre Fávaro, dois jogadores formados dentro do Couto Pereira.
Para tentar a primeira vitória no Brasileirão 2023, o Coritiba terá que superar também o alto índice de empates entre as duas equipes. Em 55% dos confrontos, o jogo terminou igualado, com o placar de 1x1 sendo o mais comum.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)