

Pré-Jogo
Por: Ricardo Honório
Já são oito derrotas seguidas, lanterna do campeonato e a pior campanha alviverde na história do Brasileirão. É neste cenário que o Coritiba enfrenta o A. Paranaense, às 16h, deste domingo no estádio Couto Pereira, em um clássico marcado pela preocupação pela segurança fora de campo.
Com remotíssimas chances de permanência na Série A do futebol brasileiro, o Coritiba jogará o clássico pela sua dignidade, honra e resgatar a auto-estima do seu torcedor, tão ferido pela péssima campanha da equipe. Mesmo que os três pontos pouco mudem a situação do time na tabela de classificação, uma vitória no atletiba pode dar um novo ânimo para uma equipe que tem se mostrado cada vez mais incapaz de mudar o panorama que ela mesma se colocou.
A grande preocupação será fora dos gramados. Um possível revés pode causar a ira do torcedor Coxa-Branca. Por isso reuniões com órgãos de segurança e torcidas organizadas foram feitas para garantir que a paz impere nas arquibancadas e não haja invasão de campo.
O futebol é disputado dentro de campo e assim precisa ser durante e após a partida. O torcedor pode protestar a vontade, mas sem violência e consciente de que seu lugar é nas arquibancadas. O Coritiba não pode correr o risco de sofrer uma grande punição, bem como os profissionais não podem ter sua integridade física ameaçada.
Que esse Atletiba seja marcado pelo início da recuperação alviverde e não por atos de violência.
COXA COM VÁRIAS ALTERAÇÕES
Mais uma vez o técnico Thiago Kosloski deverá promover várias alterações na equipe alviverde, seja por suspensão ou por opção técnico.
O Coritiba terá os desfalques do atacante Robson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e do zagueiro Thiago Dombroski e do volante Bruno Gomes, que estão entregues ao Departamento Médico. Por outro lado, o zagueiro Kuscevic volta a ficar à disposição após cumprir suspensão automática na última partida.
Para o lugar de Robson, a tendência é a entrada do atacante Diogo Oliveira. Porém, Kaio César e Jesé Rodriguez correm por fora por uma vaga na equipe titular.
Mudanças acontecerão também na zaga e no meio-campo. O chileno Kuscevic deve formar a dupla de zaga titular com Maurício Antônio, ficando Henrique como opção no banco de reservas. Quem também deve perder a posição no time titular é o grego Samaris. Após mais uma atuação ruim, o volante deve ceder o seu lugar para Andrey, que volta a ganhar uma chance como titular.
A principal dúvida está na lateral-esquerda, entre Victor Luis e Jamerson.
Confira a live de Pré-Jogo do COXAnautas.
FICHA TÉCNICA
Coritiba x A.Paranaense
Local: Estádio Couto Pereira
Data: 01/10/2023
Horário: 16h
Transmissão: RPC e Premiere
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (RJ - Fifa)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ - Fifa) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: José Claudio Rocha Filho (SP - Fifa)
Coritiba: Gabriel, Hayner, Kuscevic, Maurício Antônio e Victor Luis; Willian Farias, Andrey, Sebastián Gómez e Marcelino Moreno; Diogo Oliveira e Slimani.
Técnico: Thiago Kosloski
A. Paranaense: Bento, Bruno Peres, Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho, Erick, Alex Santana e Bruno Zapelli; Willian Bigode e Canobbio.
Técnico: Wesley Teixeira
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)