Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Coritiba tem um desafio enorme na tarde deste sábado em Goiânia contra o Vila Nova, que é um dos dois times invictos (o outro é o América Mineiro) em seus domínios. O time goiano não sabe o que é perder nesta série B jogando no OBA (Onésio Brasileiro Alvarenga), como é intitulado o seu estádio, até agora em 15 jogos, foram 11 vitórias e quatro empates, com um aproveitamento de 82.2%.
Essa excelente campanha dentro de casa contribui para a boa colocação do time que está em 5º lugar na classificação da série B, com 49 pontos, portanto na porta do G4. Segundo os matemáticos da UFMG, o Tigrão tem 49,3% de chances de acesso para a série A de 2025, um feito que seria inédito para um time que desde 1985 não participa da elite do futebol brasileiro.
Existe um otimismo muito grande por parte de todos em Goiânia, para o acesso do Vila Nova este ano, e não querem repetir os mesmos erros de 2023 quando a equipe também ficou muito perto de subir para a série A, mas acabou perdendo no último jogo contra o ABC de Natal, equipe que já estava rebaixada para a série C. Se ganhasse aquele jogo o Vila teria o acesso garantido. Por isso este jogo com o Coritiba é considerado uma final.
O técnico Luizinho Lopes, que está no comando da equipe desde maio de 2024, assumiu a equipe após o vexame do time na decisão da Copa Verde, terá alguns problemas para escalar seu time, isso devido à suspensão por cartão amarelo dos jogadores Emerson Urso, Júnior Todinho e João Lucas, todos foram titulares no último jogo, no clássico contra o Goiás em que o Vila conseguiu a vitória, jogando no estádio Hailé Pinheiro, do Goiás. O meia Igor Henrique que saiu deste jogo com dores musculares e era dúvida, conseguiu se recuperar e vai para o jogo. O goleiro Denis Junior, o volante Cristiano que cumpriram suspensão também voltarão ao time, enquanto os laterais Alex Silva e Fábio também retornam após suspensão, mas devem ficar como opção no banco de reservas.
A provável escalação do Vila Nova tem Dênis Júnior (Halls); Elias, Dankler, Jemmes e Rhuan; Ralf, Cristiano, e Igor Henrique; Alesson, Henrique Almeida e Gabriel.
O Coritiba tem boas lembranças do último jogo contra o Vila Nova em Goiânia pois ganhou de 1 x 0 em jogo valendo pela série B de 2021, gol marcado por Igor Paixão.
Na história deste confronto são 13 jogos no total com oito vitórias do Coritiba e apenas duas do Vila, com três empates. O time Coxa Branca leva vantagem também nos jogos em Goiânia, onde conseguiu três vitórias contra duas do Vila Nova e houve um empate. A última derrota do time Alviverde para o Tigrão, jogando em Goiás, foi em 2018, valendo pela série B daquele ano, quando o Coxa foi derrotado por 2 x 1.
Foto: Instagran/vilanovafc
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)