
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O América (MG) é o atual líder da competição com 21 pontos ganhos, fazendo uma boa campanha até agora em busca do retorno à série A, onde estava ano passado, juntamente com o Coritiba. Apesar da distância na tabela de classificação, com os mineiros em primeiro e o Coxa em oitavo, o jogo é encarado como um confronto difícil e equilibrado pois são duas equipes de série A que momentaneamente estão na série B.
O técnico do Coelho é Cauan de Almeida, jovem treinador de 35 anos que assumiu o América em dezembro de 2023, vindo do Corinthians onde era treinador adjunto quando o técnico era Mano Menezes. Esse é o primeiro trabalho de Cauan como técnico principal.
Cauan poderá contar nesse jogo com os retornos dos titulares Marlon, lateral esquerdo, e o zagueiro Ricardo Silva que cumpriram suspensão no último jogo em que o América venceu o CRB de virada. Por outro lado, continuam de fora o lateral direito Mateus Henrique, o meia Rodriguinho e o atacante Vinícius, todos entregues ao departamento médico.
O destaque do time tem sido o meia argentino Benitez, que em 2024 está conseguindo uma sequência no time, livre das contusões que o atrapalharam muito em anos anteriores. Benitez aliás é o líder de assistências da série B.
O time provável que vai enfrentar o Coritiba no Couto Pereira nesta quarta-feira deve ser escalado da seguinte forma: Dalberson; Daniel Borges, Ricardo Silva, Éder e Marlon; Alê, Juninho, Moisés (Felipe Amaral) e Benítez; Fabinho e Renato Marques.
Coritiba e América já se enfrentaram em 25 oportunidades, valendo pela série A, série B e Copa Sul Minas, com ampla vantagem do Coritiba que tem 14 vitórias contra cinco apenas do Coelho, e foram seis empates.
Em jogos no Couto Pereira foram 13 jogos disputados e a vantagem do Coxa segue alta, com nove vitórias contra apenas duas do América, com dois empates. Vale lembrar que a última vitória do América no Couto Pereira foi em 2002, pela Copa Sul Minas, quando venceu por 1 x 0. As equipes se enfrentaram pela série A em 2023 em Curitiba e deu Coritiba que venceu por 3 x 1, gols de Alef Manga, Robson e Victor Luis
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)