
Nordeste dominando a Série B
Por: Ricardo Honório
A Série B 2021 conta com cinco clubes que já foram campeões brasileiros (Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Guarani e Vasco) e vem sendo divulgada como a maior edição da segunda divisão do futebol nacional disputada até hoje.
O campeonato está sendo marcado por forte equilíbrio e com um futebol tecnicamente abaixo do que era esperado. Dos clubes que já conquistaram o título da primeira divisão do futebol nacional, apenas o Coritiba faz parte do G4 no momento, ocupando atualmente a 2º colocação, um ponto atrás do líder Náutico.
A principal curiosidade é que o time alviverde é o único clube que faz parte do G4 que não pertence a região nordestina. A região geograficamente privilegiada no país, que conta com um litoral belíssimo, de águas caribenhas, tem representantes de Pernambuco, Maranhão e Alagoas entre os quatro primeiros colocados até esta rodada.
O líder é o Náutico, único invicto da competição, dono do melhor ataque e da segunda defesa menos vazada da competição. Comandado pelo experiente técnico Hélio dos Anjos, o time pernambucano tem no meia Jean Carlos, que passou pelo Coritiba em 2018, o seu principal destaque.
Atrás do Coritiba, na terceira colocação, vem o Sampaio Correa, time de São Luiz do Maranhão, terra conhecida como a Jamaica brasileira. O time é treinado pelo jovem Felipe Surian, de 39 anos, que levou a Portuguesa Carioca a disputar a semifinal do último campeonato carioca. Sem grandes destaques, o técnico vem apostando na força do conjunto para surpreender os adversários e se manter no G4.
O CRB, do técnico Alan Aal, ex-zagueiro do Coritiba, fecha o G4 da Série B. O clube é o único que entre os times do G4 que já disputou 10 partidas. Com um time composto por jogadores bastante experientes, com destaque para o zagueiro Gum e para o meia Wesley. Mas o time acabou de sofrer uma grande baixa na luta para permanecer entre os quatro primeiros colocados. O artilheiro Hyuri deixou o clube para atuar nos Emirados Árabes.
No único confronto até o momento entre as equipes que compõe o G4, CRB e Náutico empataram por 1x1 em Maceió.
O fato de três equipes do Nordeste fazerem parte do G4 da Série B neste momento mostra o excelente momento que vive o futebol nordestino, que ainda conta com outras três equipes na Série A (Bahia, Ceará e Fortaleza), hoje na primeira página da tabela, entre os dez primeiros colocados. E é grande a possibilidade deste número aumentar com a excelente campanha dos times nordestinos na Série B.
O futebol nordestino vem se reestruturando de maneira muito consistente nos últimos anos, mostrando equipes administrativamente extremamente organizadas e tendo na Copa do Nordeste, conhecida popularmente como “Lampion´s League”, um grande sucesso de competição e público.
Também estão na série B outras três equipes nordestinas (Confiança, CSA e Vitória), mas para esses a luta é outra no momento: escapar das últimas posições no campeonato. Dentre os três times, o melhor é o CSA com 8 pontos, o Vitória, por sua vez, abre a fila dos rebaixados para a série C com 7 pontos, tendo vencido somente uma partida.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)