
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Vasco se enfrentam nesta quinta-feira, 8, às 20h30, em São Januário, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Após vencer uma verdadeira batalha diante do líder Corinthians, o Verdão agora tenta o segundo triunfo seguido diante de outro forte adversário, que está atravessado na garganta da torcida Alviverde. Terceiro lugar do Brasileiro no mesmo após vencer a Copa do Brasil, o Vasco da Gama ainda alimenta o sonho de unificar os dois maiores títulos nacionais e busca a recuperação após ser goleado pelo lanterna
Coxa tenta mostrar força e vencer mais um na sequência contra três dos melhores times do campeonato até o momento
No último domingo, 4, o Verdão recebeu o líder Corinthians, no Couto Pereira e, após uma verdadeira batalha no Alto da Glória, que contou com defesas espetaculares de Vanderlei e um dedo deslocado do meia Tcheco, o Coritiba conseguiu sair vencedor, recuperando-se na competição após uma sequência de três partidas sem vitória diante de adversários de nível técnico questionável. A garra, atenção total e determinação durante os 90 minutos chamaram a atenção dos quase 30 mil Alviverdes que lotaram o Couto Pereira, em uma nova mostra de força da Nação Coxa-Branca.
Na partida diante do líder, vale destacar também a boa atuação de Marcelo Oliveira à beira do gramado. Com substituições precisas, o treinador conseguiu fugir da pressão do Corinthians e tomou as rédeas da partida no segundo tempo, apostando em um time valente e com mais presença no ataque. Espera-se uma postura semelhante diante do Vasco, longe de casa, para que o Verdão consiga reduzir a diferença para os líderes da competição e voltar a ter a possibilidade de sonhar com voos mais altos dentro do Brasileirão. Para isso, será fundamental ter, no mínimo, a mesma raça e vontade da última rodada.
Em relação ao time, Marcelo Oliveira terá que, novamente, conviver com desfalques, especialmente na zaga. Emerson recebeu o terceiro amarelo contra o Timão e está suspenso. Jeci saiu da última partida reclamando de fortes dores no tornozelo e foi vetado. Desta forma, Demerson e Pereira treinaram durante o início da semana e formam o setor. No meio, a novidade deve ser Willian, que novamente entrou bem no decorrer de uma partida e deve "roubar" o lugar de Léo Gago. Entretanto, Marcelo Oliveira ainda não confirmou esta modificação. Por fim, após a péssima apresentação de Anderson Aquino - que também não estará no banco, devido à uma lesão -, Bill está de volta, agora com a sombra de Caio Vinícius, que foi bem em sua estreia contra o Corinthians, e do mais novo atacante do elenco, Marcel.
Depois do susto com o seu comandante e goleada para o lanterna, Vasco tenta reencontrar o rumo
As últimas semanas em São Januário tiveram atenções divididas entre o desempenho do time dentro do campo e a evolução de Ricardo Gomes. Após sofrer um acidente vascular na partida que encerrou o primeiro turno, diante do Flamengo, o comandante cruz-maltino preocupou toda a comunidade do futebol brasileiro. Mas, após um momento de grande temor pelo pior, a situação evolui a cada dia, e Ricardo Gomes já recuperou alguns movimentos do lado dieito do corpo, segundo boletins médicos. Inegavelmente, a preocupação com o treinador refletiu-se dentro de campo e o desempenho do Vasco tornou-se diferente.
Embora tenha vencido o Ceará na semana em que Ricardo Gomes foi hospitalizado, o Vasco sofreu uma dura e surpreendente derrota para o lanterna América na última rodada, por 4x1, o que já gerou dúvida sobre a capacidade do interino Cristóvão Borges em treinar a equipe. Para a partida diante do Verdão, o substituto de Gomes poderá contar com o retorno do zagueiro Dedé, que serviu a seleção Brasileira na vitória sobre Gana, na última segunda, 5, e do volante Jumar, recuperado de lesão e que deve atuar na lateral-equerda. Outro que estará à disposição é Julinho, que deve iniciar o jogo do banco de reservas. Em compensação, Alecsandro segue de fora com um estiramento na coxa e será novamente substituído por Elton.
Panoramas da partida
Novamente o Coritiba será testado neste Campeonato Brasileiro diante de um bom adversário, que atravessa um grande momento dentro do futebol nacional. Apesar da situação de Ricardo Gomes ter afetado o rendimento do Vasco tanto na parte emocional como técnica, o time cruz-maltino ainda é forte e exigirá o máximo de concentração do Coritiba. Por isso, será fundamental que o Verdão pise em São Januário com muita disposição na marcação, esbanjando raça e vontade para conseguir mais um triunfo longe do Couto Pereira, algo absolutamente possível.
Ofensivamente, novamente Rafinha e Marcos Aurélio serão os principais responsáveis por puxar os contra-ataques e levar perigo ao gol de Fernando Prass. Neste sentido, será, também, fundamental a participação de Tcheco na partida, visto que seus passes poderão acionar rapidamente estes jogadores, confundindo a marcação adversária. A presença de Willian tende a dar mais liberdade ofensiva aos meias Alviverdes. As jogadas de bola parada, principalmente com Pereira, que precisa se recuperar da má jornada contra o Atlético-GO, também serão boas opções.
Na parte defensiva, será muito importante controlar a movimentação e rápidas jogadas do atacante Éder Luís, que costuma importunar os adversários vascaínos com as suas rápidas jogadas à beira do campo. Além dele, será preciso ficar de olho em Diego Souza, sempre perigoso, e nas descidas dos laterais, especialmente Fagner. Por fim, as cobranças de falta de Juninho Pernambucano, tanto em chutes diretos ao gol, como em bolas levantadas, principalmente para o zagueiro Dedé, também merecem cuidado especial.
Certamente a torcida Coxa-Branca estará presente nas aruqibancadas de São Januário para empurrar o Verdão neste difícil desafio contra o Vasco, clube que não traz boas recordações recentes à galera Coxa-Branca. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas de modo a empurrar os jogadores no Rio de Janeiro, fazendo com que o Coritiba retorne à capital com mais três pontos na bagagem e com o sonho renovado.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Vasco x Coritiba
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 08/09/2011, quinta-feira
Horário: 20h30
Vasco:
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar(Julinho); Eduardo Costa, Rômulo, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Éder Luís e Elton.
Técnico: Cristóvão Borges
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Pereira, Demerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Willian (Léo Gago), Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Jefferson Schmidt/SC
Assistente 1: Márcia B. Lopes Caetano/RO (FIFA)
Assistente 2: Claudemir Maffessoni/SC
4º Árbitro: Philip Gerog Bennett/RJ
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)