Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O América está em 14º lugar na tabela de classificação da série B, com 10 pontos ganhos e com a mesma campanha do Coritiba, ou seja, três vitorias, três derrotas e um empate. O Coritiba aparece na frente do Coelho na classificação pelos critérios de desempate. O time mineiro vem de duas derrotas e um empate nos três últimos jogos e tenta reverter essa situação jogando no Couto Pereira nesta segunda feira contra o Coritiba. Ocorre que, se depender do retrospecto de confrontos entre as equipes em Curitiba, a tarefa não será nada fácil pois a última vitória da equipe mineira jogando em Curitiba, diante do time Alviverde, foi na extinta Copa Sul Minas de 2002, quando venceu o Coxa por 1 x 0.
Apesar da campanha irregular, o técnico Willian Batista faz questão de ressaltar a confiança de que o América será um dos times que vão garantir o acesso para a série A de 2026.
O time mineiro conta com jogadores experientes como o lateral Mariano, ex Atlético, e o atacante Willian Bigode, ex Santos, ambos com 38 anos. Um dos destaques do time vem sendo o atacante Figueiredo, que a torcida do Coritiba conhece muito bem por ter vestido a camisa do Coxa em 2024.
Para esta partida, o técnico Willian Batista não poderá contar com o jovem atacante boliviano Miguelito, ex Santos, que está suspenso temporariamente pelo STJD, por estar sendo acusado de ter cometido injúria racial contra o jogador Alano no jogo em que o América enfrentou o Operário em Ponta Grossa. Outro atacante, Fabinho, também não fica à disposição do técnico devido a uma lesão no joelho.
O provável time que vai enfrentar o Coritiba nesta segunda feira no Couto Pereira, deve formar com: Matheus Mendes; Mariano, Júlio, Lucão e Marlon; Miquéias, Felipe Amaral e Elizari; Figueiredo (Gustavinho), Stênio e Willian Bigode.
Coritiba e América já se enfrentaram em 27 oportunidades em todas as competições, com seis vitórias do América, seis empates e 15 vitórias do Coritiba.
Jogando em Curitiba foram disputados 14 jogos entre as duas equipes, com duas vitórias do América, dois empates e 10 vitórias do Coritiba. A última vitória do Coelho sobre o Coritiba no Couto Pereira foi em 2002, pela extinta Copa Sul Minas, onde os mineiros ganharam por 1 x 0.
No último confronto entre eles no Couto, jogando pela série B de 2024, deu Coxa que venceu por 1 x 0, gol de Lucas Ronnier.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)