Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Em último lugar na tabela de classificação da série A, o América joga contra o Coritiba pela honra e dignidade da instituição. Virtualmente rebaixado, e em caso de derrota para o Coritiba esse pode ser o rebaixamento mais precoce de sua história (já foram seis), faltando cinco rodadas para o término da competição. O time soma apenas 21 pontos ganhos e vem de uma sequência de 11 jogos sem vencer no campeonato, mas caso vença o Coritiba passa a “lanterna” para as mãos do Coxa.
Segundo seu técnico, o argentino Fabian Bustos, que assumiu o time em agosto desse ano, o América vem conseguindo competir com os adversários e não merece estar onde está na classificação.
Para o jogo com o Coritiba o Coelho terá os desfalques do meia Alê, expulso no jogo com o rival Atlético (MG), o atacante Cazares que teve confirmada uma lesão muscular, o lateral Rodriguinho que teve um forte choque de cabeça com o lateral Rubens do Atlético onde foi constatada fratura de ossos da face. O zagueiro Danilo Avellar saiu do último jogo sentindo e é dúvida também. Em contrapartida, o técnico Fabian Bustos ganhou dois reforços que estavam no departamento médico e estão recuperados, o zagueiro Iago Maidana e o atacante Everaldo.
Com todos esses problemas e retornos, a provável formação do América deve ser a seguinte nesta quarta-feira contra o Coritiba na Arena Independência: Jori, Matheus Henrique, Iago Maidana, Danilo Avelar (Ricardo Silva) e Marlon; Javier Mendez, Juninho e Martinez; Benitez, Mastriani e Felipe Azevedo (Everaldo).
América e Coritiba já se enfrentaram em nove oportunidades jogando em Belo Horizonte, valendo por Série A, Série B e Copa Sul Minas e existe um total equilíbrio nas estatísticas com três vitórias para cada lado e três empates.
Em jogos valendo só pela Série A as equipes se encontraram em sete oportunidades em Belo Horizonte, com duas vitórias do Coxa, três vitórias do Coelho e dois empates. A última vitória do Coritiba sobre o América em Minas foi no longínquo ano de 2001 quando o Coxa venceu por 2 x 1, com gols de Juliano (pênalti) e Liedson para o Alviverde. Cabe ressaltar que de lá para cá foram apenas três confrontos, em 2016, 2019 (Série B) e 2022 quando o América venceu por 2 x 0.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)