
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira, 12, às 19h30, no Couto Pereira, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Poucas palavras são capazes de definir o atual momento do Coritiba. Esfacelado técnica e emocionalmente, o time luta para encontrar uma solução e voltar a vencer na competição. Para isso, precisa, pelo menos, lutar e mostrar disposição. Do outro lado, um Palmeiras que vinha em evolução até perder duas partidas consecutivas e deixar o G4. Justamente por isso tenta a recuperação no Couto Pereira apostando em caras bastante conhecidas da torcida Alviverde
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até o Estado de São Paulo para enfrentar o Santos e se alguém imaginava que já tinha visto de tudo neste Campeonato Brasileiro, se surpreendeu com o que acompanhou na Vila Belmiro. Um arremedo de time representando o tradicional Coritiba pisou em campo, mas não foi capaz de fazer frente ao time do Peixe. Aproveitando-se da improvisação do zagueiro Juninho na lateral-esquerda e da pífia apresentação de Ivan, o Santos investiu em jogadas pelos campos do campo até conseguir abrir a vantagem de 2x0 antes do intervalo. Na volta para o segundo tempo, Ney Franco mexeu na equipe e conseguiu piorar a situação. Ricardo Oliveira fez o terceiro e o Santos, aparentemente com "pena" do Verdão, pisou no freio e poupou a torcida Coxa-Branca de uma humilhação ainda maior.
Tanto dentro como fora de campo a situação é caótica e nenhuma atitude foi tomada no sentido de mudanças. Após balançar, Ney Franco segue no cargo e tenta juntar os cacos para montar um time que, pelo menos, tenha vontade de jogar diante do Palmeiras, visto que até as forças para lutar o Coritiba parece ter perdido juntamente com sua dignidade. Assim, a tendência é que novas mudanças sejam feitas. Na direita, Rodrigo Ramos disputa a titularidade com Ivan enquanto que, na esquerda, Juan deve iniciar jogando pela primeira vez. No miolo de zaga, Rafael Marques continua formando dupla com Leandro Silva. No meio, quem pode reaparecer é Cáceres, o que mandaria Alan Santos novamente ao banco de reservas. Ruy deve completar o setor, mas, como sente dores, Thiago Galhardo pode aparecer. Na frente, a tendência é que a trinca de atacantes seja mantida, com Rafhael Lucas, Henrique Almeida e Evandro.
O adversário
Após trocar de treinador, com a chegada de Marcelo Oliveira no lugar de Oswaldo de Oliveira, o Palmeiras dava sinais que arrancaria rumo à disputa da liderança do Campeonato Brasileiro. Entretanto, as derrotas nas duas últimas rodadas (para A. Paranaense e Cruzeiro) deram uma esfriada nos objetivos do time, que acabou empacando na sétima colocação. Para o jogo diante do Coritiba, o técnico palmeirense possui dois desfalques certos. O lateral-direito Lucas e o zagueiro Victor Ramos receberam o terceiro cartão amarelo e não podem atuar. Na lateral, o jovem Lucas Taylor é opção, mas a tendência é que o zagueiro Nathan seja improvisado na função. No miolo de zaga, Vitor Hugo deve fazer dupla com Leandro Almeida. Por fim, na frente, Alecsandro, que entrou bem na última rodada, deve roubar o lugar de Leandro Pereira e iniciar o jogo como titular ao lado de Rafael Marques.
O jogo
Na atual situação do Coritiba no campeonato, qualquer compromisso é complicado para o Verdão. Quando o jogo é diante de um time qualificado e que briga pelas posições superiores da tabela, a situação tende a ser ainda mais difícil. Entretanto, o Coritiba não está mais na condição de escolher adversário e deve, pelo menos, mostrar vontade e determinação contra o Palmeiras. Dentro do Couto Pereira, certamente a torcida não aceitará uma atuação tão patética e desinteressada como foi na partida diante do Santos e exigirá muito de seus atletas. Então, o mínimo que se espera é raça.
Ofensivamente, o Coritiba pode se aproveitar do problema na lateral-direita do Palmeiras para tentar criar algumas jogadas por este setor e incomodar a meta de Fernando Prass. Para isso, Juan necessita estar ligado e investir em lances de fundo. Do outro lado, Rodrigo Ramos ou Ivan também precisam jogar bem e dar opções no ataque. No meio, a tendência é que Thiago Galhardo seja o principal articulador das jogadas (visto que Ruy é dúvida) e, para isso, precisa saber exatamente o momento de soltar a bola a habilitar seus companheiros. Na frente, é preciso aproveitar as chances que surgirem, visto que a partida é bastante difícil e uma oportunidade pode definir o jogo.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá prestar muita atenção em Dudu, o principal jogador palmeirense na temporada e que atravessa grande fase. Sua velocidade é muito valiosa ao Palmeiras principalmente em lances de contra-ataque. Além dele, a dupla de frente, formada por Rafael Marques e Alecsandro, também necessita de cuidados especiais, visto que ambos são jogadores oportunistas e que não costumam desperdiçar muitas chances. Por fim, o Coritiba precisa ficar bastante ligado nas descidas e nas jogadas de bola parada do lateral-esquerdo Egídio, que possui muita qualidade neste tipo de lance.
A torcida
Embora chateada e bastante irritada com o momento atual que vive o clube, a torcida Coxa-Branca deverá comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba a, enfim, encerrar a sequência de maus resultados. Entretanto, a galera Alviverde não aceitará outra partida sem qualquer vontade e cobrará os jogadores desde o primeiro momento que identificar isso. É preciso respeito com a gloriosa história do Coritiba.
Raça, vontade e disposição!
Campeonato Brasileiro 2015 - 18ª Rodada
Coritiba x Palmeiras
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 12/08/2015, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Wilson; Rodrigo Ramos (Ivan), Leandro Silva, Rafael Marques e Juan; João Paulo, Alan Santos (Luis Cáceres) e Thiago Galhardo (Ruy); Evandro, Henrique Almeida e Rafhael Lucas.
Técnico: Ney Franco
Palmeiras:
Fernando Prass; Nathan (Lucas Taylor), Leandro Almeida, Vitor Hugo e Egídio; Amaral (Cleiton Xavier), Arouca, Robinho e Dudu; Rafael Marques e Alecsandro.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez/RJ (FIFA)
Assistente 1: Dibert Pedrosa Moisés/RJ (Especial)
Assistente 2: Luiz Cláudio Regazone/RJ (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)