
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Em 17º lugar na tabela de classificação da série B com 19 pontos ganhos, o Botafogo de Ribeirão Preto é o time que abre a ZR. Entre os quatro últimos, o time paulista vai em busca de pontos contra o Coritiba, para tentar se afastar daqueles que seriam rebaixados. O time vem de um empate contra o Avaí na Ressacada por 1 x 1, um resultado considerado injusto pelos jogadores e comissão técnica tendo em vista o que jogou o Botafogo nesse jogo, controlando o jogo a maior parte do tempo, mesmo jogando na casa do adversário.
Embora tenha jogado bem contra o Avaí, o empate conseguido em Florianópolis foi o sétimo jogo do Botafogo sem vitória, o que está se refletindo na posição do time na tabela.
O técnico Paulo Gomes, português de 49 anos, treinando o Botafogo (SP) desde dezembro de 2023, pediu e ganhou reforços nessa janela de meio de ano, o último a chegar foi o atacante Bruno Marques que veio do Santos (SP), que se juntou ao também atacante Alexandre Jesus vindo do Fluminense (RJ), os meias Luquinha do Portimonense de Portugal e Ronald Camarão, do Maranhão e o lateral Jean Paul Herrera do Independiente Del Vale do Equador.
O elenco do “Pantera” ainda conta com dois jogadores que já passaram pelo Coritiba, portanto conhecidos da torcida Alviverde e titulares do time, são eles o meia Gustavo Bochecha e o lateral Patrick Brey.
Para este jogo com o Coritiba no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, o time provavelmente deve entrar com a seguinte formação: João Carlos, Matheus Costa, Fábio Sanches, Bernardo Shappo e João Costa; Matheus Barbosa, Gustavo Bochecha, Emerson Ramon e Patrick Brey; Alexandre Jesus e Toró.
O histórico desse confronto entre Botafogo (SP) e Coritiba mostra uma superioridade do time Coxa-Branca pois em 10 jogos no geral obteve quatro vitórias contra apenas uma vitória do time paulista, e foram cinco empates.
Em partidas disputadas na cidade de Ribeirão Preto, no total de quatro, o Coritiba venceu duas e houve dois empates. Portanto, o Botafogo (SP) nunca venceu o time Alviverde em seu estádio, no histórico desse confronto.
O último jogo disputado pelas equipes em terras paulistas, foi pela série B de 2019, coincidentemente o técnico do Coritiba era Jorginho, que acaba de reassumir o time. O Coxa venceu por 1 x 0, gol do atacante Rodrigão.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)