
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Fortaleza vem animado para enfrentar o Coritiba neste domingo pelo campeonato brasileiro de 2023, pois conquistou uma grande vitória pelas quartas de final da Copa Sulamericana em Belo Horizonte diante do América – MG pelo placar de 3 x 1, e melhor, jogando um grande futebol. Com essa vitória a equipe cearense está muito próxima de fazer história, sendo a primeira equipe do nordeste a participar de uma semifinal de um torneio internacional.
Pela série A o Leão do Pici vem de duas vitórias consecutivas, sobre o Santos quando goleou por 4 x 0 jogando no Castelão e sobre o Internacional jogando no Beira Rio quando venceu por 1 x 0, e agora busca a terceira vitória consecutiva para se aproximar mais da parte de cima da tabela e se juntar àqueles times que garantem vaga na Libertadores de 2024. Atualmente o Fortaleza ocupa a 8ª colocação na classificação com 29 pontos ganhos (oito vitórias, cinco empates e sete derrotas).
O jogo contra o Coxa será disputado no estádio Presidente Vargas em virtude de que o Castelão está passando por cuidados especiais no gramado para a próxima partida da Copa Sulamericana contra o América-MG, cuidados esses que foram exigência da Conmebol, caso contrário o estádio poderia ser vetado para a partida. Portanto, após 17 anos o Fortaleza volta a mandar um jogo do brasileirão no estádio do PV.
O setor defensivo é um setor do time que vem se destacando no campeonato, foram só 19 gols sofridos até aqui, sendo a terceira defesa menos vazada da série A, ficando atrás do líder Botafogo e do Cruzeiro.
O técnico argentino Vojvoda ganhou novas opções na janela de julho com incorporação de novos atletas como os atacantes, Imanol Machuca que veio do Union de Santa Fé (Argentina) e Marinho que veio do Flamengo (RJ), também vieram o volante Pedro Augusto, revelado pelo São Paulo, mas que estava há cinco temporadas no Tondela de Portugal, e os zagueiros Tobias Figueiredo, português que estava no Hull City (Inglaterra), além do argentino Gonzalo Escobar que veio do Ibiza da Espanha.
Adepto a fazer rodízio de jogadores em todos os jogos, o técnico Vojvoda ainda não repetiu a escalação do time em 2023. No último jogo, contra o América-MG ele utilizou a seguinte escalação: João Ricardo, Tinga, Britez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Lucas Crispim), José Welisson, Pochetino (Pedro Augusto); Marinho (Yago Picachu), Lucero (Thiago Galhardo) e Guilherme (Romarinho).
O Coritiba joga no Ceará para tentar uma vitória após 18 anos, visto que ganhou pela última vez do Fortaleza em 2005, por 1 x 0, gol do Jackson. No último jogo em terras cearenses, contra o Fortaleza pela série A de 2022, a vitória foi do time da casa que venceu por 3 x 1.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)