Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
A equipe do Avaí, carinhosamente chamada pela sua torcida de “Leão da Ilha”, não vem atravessando um bom momento na série A de 2022 e como consequência, assim como o Coritiba, está na zona de rebaixamento, ocupando o 17º lugar na tabela de classificação. Nas últimas seis rodadas, ou seja, 18 pontos disputados, o Avaí só conseguiu dois pontos, foram quatro derrotas e dois empates o que significa um aproveitamento de apenas 11%, e com isso o técnico Eduardo Barroca vem pressionado para o jogo em Curitiba pois já não é unanimidade perante a torcida do Leão. O jogo do próximo sábado, contra o Coritiba é considerado um jogo de seis pontos pois serão dois times que estão na zona de rebaixamento e necessitam da vitória para sair dela e tentar novos rumos no campeonato.
Nesta última janela, a equipe catarinense contratou alguns jogadores para tentar reforçar o elenco. Os destaques foram o atacante peruano Paolo Guerreiro, os também atacantes Nathan que veio do Corinthians, Lucas Silva, formado no Flamengo e que estava no futebol português e Pablo Dyego que veio do Vila Nova de Goiás, esses dois últimos inclusive estrearam na derrota para o Internacional na Ressacada. Ainda houve a incorporação dos laterais Natanael (ex Internacional) e Thales Oleques (ex Braga de Portugal), e o meia Matheus Sarará, emprestado pelo Grêmio de Porto Alegre.
Um dos destaques do time do Avaí nesta série A, o zagueiro Arthur Chaves, formado no Leão da Ilha, foi negociado com a equipe do Hoffenhein da Alemanha e não joga mais pelo time catarinense.
O Avaí perdeu em seu último compromisso, jogando na Ressacada contra o Internacional de Porto Alegre pelo placar de 1 x 0, e segundo parte da mídia de Florianópolis o time mais uma vez foi mal escalado pelo técnico Barroca, com jogadores que não vem jogando bem, e não teve competência para buscar a vitória contra os gaúchos. O atacante William Potker não jogou nesta partida porque estava se recuperando de uma lesão no músculo adutor da coxa, mas tudo indica que contra o Coritiba ele deve retornar. Por outro lado, o capitão Bressan e o atacante e artilheiro do time Bissoli estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e não enfrentam o Coxa. O lateral Kevin é outro que está fora do confronto, ele foi substituído no jogo contra o Inter sentindo uma possível lesão que acabou sendo confirmada nos exames onde foi constatada uma lesão no posterior da coxa.
O provável time que vai enfrentar o Coritiba deve formar com: Vladimir, Thales, Ranieli, Rafael Vaz e Bruno Cortez; Galdezani, Bruno Silva e Eduardo (Jean Pierre); Willian Potker, Paolo Guerreiro (Pablo Dyego) e Muriqui.
O histórico deste confronto em Curitiba mostra que em 12 jogos o Coritiba venceu oito, perdeu três e empatou um. O último jogo entre Coritiba x Avaí realizado em Curitiba foi vencido pelo Coxa por 2 x 0, válido pela série B de 2021.
No primeiro turno da série A de 2022, em Florianópolis, o confronto foi vencido pelo Avaí pelo placar de 2 x 1 de virada, Igor Paixão fez o primeiro para o Coxa e Bissoli e Muriqui, ambos em penalidades máximas convertidas, proporcionaram a virada do Avaí.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)