
ELENCO
A história se repete: Rafael, Miranda, Vagner e Ricardinho. Eis os quatro titulares na zaga do Coritiba contra o Botafogo, no próximo sábado, 16h no Estádio Couto Pereira.
Os quatro pratas da casa revelados no início do ano, quando conquistaram o 4º lugar na Copa SP de futebol juniores estarão novamente juntos, desta vez pelo time profissional do Coritiba e numa partida do Campeonato Brasileiro de Futebol.
O trabalho desenvolvido nas categorias de base do Coritiba traz frutos ao Clube. Primeiro foi o jovem Miranda (foto) quem ganhou uma oportunidade no elenco principal. Logo no início da temporada o zagueiro chamou a atenção do treinador Antônio Lopes durante os treinamentos.
Miranda foi levado ao elenco principal e de lá para a titularidade da zaga central do Coritiba, de onde não saiu mais desde então. Neste período de tempo Miranda disputou a Copa Toyota Libertadores, ganhando enorme experiência. Dono de grande tranqüilidade e ótima colocação em campo, Miranda ajudou o Coxa a ter uma das melhores zagas do país, como comprovam os números do Brasileirão.
Depois do sucesso de Miranda, foi a vez de Ricardinho ganhar seu espaço no time titular do Cori. Ele era o reserva imediato de Adriano, e quando este foi convocado para a Seleção Brasileira que disputa a Copa América, Ricardinho ganhou a titularidade da lateral esquerda do Coxa.
Ricardinho é dono de um futebol veloz e chegou até a marcar gol com a camisa do Coritiba. Foi na vitória contra o Vasco, em pleno Rio de Janeiro. Sob o comando de Antônio Lopes, Ricardinho atuou também como meia esquerda em algumas oportunidades.
O terceiro prata-da-casa a ganhar um lugar cativo no time titular foi o jovem Rafael, o Rafinha. Rafael vinha treinando bem no elenco de juniores quando ocorreu a contusão de Jucemar. Como Tesser não teve bom aproveitamento na posição, e o polivalente Pepo estava contundido, Lopes optou por chamar Rafael para compor o time titular do elenco profissional. E Lopes não parece nem um pouco decepcionado com o desempenho do jogador.
Rafael entrou em diversas partidas, sempre tendo sido um dos destaques do Coritiba. Suas características de forte marcação e velocidade, aliadas à mobilidade (Rafael atuou também como meia direita), tornaram-no figura certa no elenco profissional do Clube.
O quarto-zagueiro Vagner também é um dos ex-juniores do Coritiba a ter seu lugar ao sol no elenco profissional. Atleta polivante (joga tanto na zaga como de volante), Vagner tem forte cabeceio e boa marcação. Ele jogou uma partida pelo Brasileirão, quando o Coxa enfrentou a Raposa no Mineirão (vitória alviverde por 3x0).
Seu poder de marcação facilitou os avanços de Ricardinho pela esquerda, o que foi um dos fatores de destaque naquela partida.
Com a contusão sofrida por Reginaldo Nascimento, que terá que ficar afastado por dois meses do time, Vagner ganhou novamente a confiança do treinador Coxa, que já o escalou para ser o titular da quarta-zaga contra o Botafogo.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)