
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Internacional se enfrentam nesta quarta-feira, 29, às 19h30, no Couto Pereira, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de apresentar um futebol ridículo em Florianópolis, quando conseguiu a proeza de ser apenas o segundo time do Brasileirão a perder para o lanterna no Orlando Scarpelli, o Coritiba agora volta ao Alto da Glória e tem a obrigação de vencer o Internacional para evitar uma possível entrada na ZR. Pela frente, terá um time que também não vive boa fase, perdeu em casa para o seu principal rival e que precisa de um resultado positivo para evitar o distanciamento do G4, o que prejudicaria os seus objetivos
Sem desculpas. É vencer ou vencer
Ridícula. Se apenas uma palavra for utilizada para definir a partida do Coritiba em Florianópolis na última rodada, seria essa. Demonstrando uma incrível falta de comprometimento e até uma irritante falta de interesse pela partida, o Verdão foi facilmente dominado pelo lanterna da competição, assistiu o Figueirense jogar no primeiro tempo e, com uma marcação absolutamente frouxa, deu a oportunidade para Aloísio iniciar o seu show particular e fazer seus três gols, definindo a fácil vitória do clube catarinense, que estava só esperando encontrar pelo caminho um time que conseguisse se apresentar de maneira ainda pior dentro das quatro linhas para tentar iniciar um processo de reabilitação. Este clube foi o Coritiba.
Marcelo Oliveira tentou justificar a má atuação com o desgaste da Copa Sulamericana. Pura balela, pois foi ele quem escolheu os jogadores titulares para enfrentar o Grêmio. Obteve fracasso por duas vezes, pois nem conseguiu a classificação e viu seu time ser humilhado fora de casa outra vez. Agora, diante do Inter, não há desculpa. A torcida não quer mais saber disso. Ou o Coritiba vence a equipe gaúcha, ou terá grandes chances de entrar na zona de rebaixamento já nesta rodada, o que deveria promover alguma mudança. Portanto, é preciso que os jogadores entrem comprometidos no gramado e que, à beira do campo, Marcelo Oliveira faça o seu trabalho e posicione corretamente a sua equipe, exigindo uma nova postura de seus atletas.
Em relação ao time, o treinador Coxa-Branca precisará fazer novas mudanças. Sem contar com Emerson, que ainda se recupera de uma luxação no pé, Pereira e Escudero continuam formando a zaga. Na esquerda, como Lucas Mendes foi negociado para o exterior e o esquema com Chico não deu certo, como nas outras vezes, quem reaparece é Eltinho. Com isso, Chico volta ao setor de meio-campo e forma dupla com Willian, mandando Júnior Urso para o banco de reservas. Ainda no meio-campo, o desfalque é Éverton Ribeiro que, expulso da partida contra o Figueirense, cumpre suspensão automática. Lincoln assume normalmente o seu lugar. Na frente, Roberto segue em recuperação, mas, dessa vez, será substituído pelo garoto Alex, que ganha a sua primeira chance como titular do Coritiba.
Inter tenta se recuperar da decepção do Grenal para evitar que os líderes abram muita distância
Assim como o Coritiba, o Internacional teve uma grande decepção no final de semana. A equipe do técnico Fernandão foi derrotada em pleno Beira-Rio pelo seu maior rival Grêmio (que, curiosamente, não sentiu os efeitos da "batalha" da Copa Sulamericana), o que abateu o grupo e, acima de tudo, entristeceu a torcida, que esperava que o time iniciasse uma arrancada justamente sobre o maior adversário. O abalo pelo revés no clássico ainda era visível nos treinamentos, mas o elenco do Inter sabe que a equipe precisa reagir o mais rápido possível. Na sexta colocação, com 31 pontos, o Colorado já está 13 pontos atrás do líder, Galo, e se encontra a quatro pontos do G4. Para manter o sonho da Libertadores, é preciso voltar a vencer.
Sobre a montagem do time, o técnico Fernandão voltará a utilizar o esquema com três volantes. A ideia do treinador gaúcho é pressionar o Coritiba já na saída de bola da defesa e dar mais liberdade para que o garoto Fred possa criar as suas jogadas e se aproximar de Diego Forlán e Leandro Damião na frente. Assim, Elton reaparece na equipe no lugar de Dagoberto, que recebeu o terceiro amarelo no Grenal e cumpre suspensão. No ataque, a expectativa fica por conta do primeiro gol do uruguaio Forlán, que perdeu uma chance incrível no jogo contra o Grêmio e já se incomoda com o longo jejum. Outro jogador que merece destaque é o zagueiro Juan, que apresenta várias passagens pela seleção brasileira em seu currículo.
Panoramas da partida
Outra vez pressionado, o Coritiba não tem o direito de pensar em outro resultado que não seja a vitória na partida desta quarta-feira, diante do Internacional. Em primeiro lugar, é preciso uma atuação digna para apagar a péssima impressão deixada em Florianópolis. É obrigação dos atletas Alviverdes entrarem em campo para demonstrar vontade e comprometimento com as cores do Coritiba. Além disso, será preciso que a equipe demonstre muita aplicação tática e aproveite as suas chances pois, pela frente, terá um adversário bastante qualificado e que também joga por uma recuperação. Sendo assim, é fundamental que o time apresente garra durante todo o tempo e que busque o resultado de maneira insistente.
Ofensivamente, a ausência de Éverton Ribeiro certamente irá comprometer a velocidade do time pois, embora tenha sido expulso na partida em Florianópolis, o meia atravessava excelente fase e era um dos principais responsáveis pela criação das jogadas. Esta tarefa cairá sob a responsabilidade de Lincoln, que precisará utilizar a sua experiência para "pensar o jogo" e reger o time do Coritiba no meio-campo. Outro que terá um importante papel na partida é Rafinha que, com sua habilidade, pode criar jogadas de perigo ao gol de Muriel. No ataque, fica a esperança que o garoto Alex aproveite a sua chance e jogue solto para demonstrar o seu futebol.
Na parte defensiva, é preciso, fundamentalmente, controlar a excelente dupla de ataque do Internacional, formada por Diego Forlán e Leandro Damião. Os dois jogadores deverão ser vigiados durante os 90 minutos, pois um vacilo poderá ser fatal. Ambos atacantes podem resolver o jogo em apenas uma bola, complicando a situação do Coritiba dentro da partida. O rápido garoto Fred é outro que exigirá muita marcação por parte dos volantes Alviverdes, pois costuma se deslocar muito, criando espaços. Por fim, o apoio dos laterais Nei e Kléber e os cruzamentos em jogadas de bola parada para a conclusão dos zagueiros Juan e Bolívar também serão boas alternativas do Colorado.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o time para cima do Internacional e ajudar os atletas na recuperação dentro do Campeonato Brasileiro. Entretanto, a galera Alviverde exigirá comprometimento e entrega total de todos os jogadores em busca do resultado positivo. A vitória é fundamental para que todos no clube recebam uma nova chance para demonstrar capacidade e reverter o perigoso quadro. A torcida simplesmente não tolerará mais uma atuação pífia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 20ª rodada
Coritiba x Internacional
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 29/08/2012, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Pereira, Sergio Escudero e Eltinho; Willian, Chico, Robinho, Lincoln e Rafinha; Alex.
Técnico: Marcelo Oliveira
Internacional:
Muriel; Nei, Bolívar, Juan e Kléber; Ygor, Elton, Guiñazu e Fred; Diego Forlán e Leandro Damião.
Técnico: Fernandão
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez/RJ (FIFA)
Assistente 1: Marco A. Santos Pessanha/RJ
Assistente 2: Eduardo de Souza Couto/RJ
4º Árbitro: Fabio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)