
BRASILEIRÃO
O Coritiba voltou a dar mostras do que deve almejar no decorrer do ano de 2006 hoje no Baenão. Com bastante aplicação tática, vontade e estratégia, a equipe conseguiu neutralizar o Remo e sair com a vitória, 2x1 contra o Remo, numa partida destacada de Fábio Pinto, autor de um dos gols (o outro, também iniciado em jogada de Fábio Pinto, acabou sendo anotado pelo árbitro como auto-gol do zagueiro do Remo). No próximo sábado, o Coxa entrenta o Guarani, no Couto Pereira.
Diante de um adversário frágil, que via nos cruzamentos na área a principal fonte ofensiva, os zagueiros Índio e Henrique estiveram bem armados e, em conjunto com Luciano Santos, conseguiram anular as chances criadas especialmente pelo atacante Daniel e pelo meia Maico Gaúcho.
Com segurança atrás, o Coritiba começou o jogo sendo um pouco pressionado. O Remo tomou a iniciativa e partiu para cima, porém sem nenhuma organização, usando os chutes de fora da área como melhor alternativa. Desta maneira, conseguiu até uma bola na trave nos minutos iniciais, mas foi só.
O Coritiba passou a se acertar em campo e Fabio Pinto armava as jogadas pelo meio. Até que nos 14 minutos, depois de fintar dois jogadores, o meia tabelou com Eanes e colocou para dentro o primeiro gol do verdão no campeonato brasileiro de 2006. Gol que seria anotado como contra, do zagueiro Rodrigo, minutos depois pela mesa.
Com 1x0 no placar, o alviverde continuou imprimindo o seu ritmo e cinco minutos depois William perde a chance de ampliar cara a cara com o goleiro, em cruzamento rasteiro de Eanes pela esquerda.
Depois disto, o jogo ficou morno, sem grandes chances para nenhum dos lados, concentrado inteiramente na marcação no meio de campo e na impossibilidade de execução de um futebol mais técnico diante de gramado tão ruim.
Antes do fim do primeiro tempo, ainda houve tempo para mais uma chance incrível perdida pelo centroavante William. Novamente cara a cara com o goleiro, depois de passe açucarado de Fabio Pinto.
Desta maneira terminou o primeiro tempo. O Coritiba bastante superior técnica e taticamente e sem grandes dificuldades de conter a equipe do Remo, dando-se ao luxo de perder dois gols incríveis.
O segundo tempo começou com uma história diferente. O Remo partiu para cima e o Coritiba preocupou-se demais em se defender. A entrada de Paulista deu maior movimentação à equipe da casa e dificultou o trabalho dos volantes do Coritiba. Porém, a equipe paraense continuava sem objetividade no ataque e não oferecia perigo ao goleiro Kléber.
Aos 19 minutos, num lance aparentemente sem perigo, Serginho acerta um belo chute e surpreende toda a equipe do Verdão empatando o jogo. A bola passou por cima de Kléber, que, de mão trocada, não conseguiu espalmar o chute forte. Remo 1x1 Coritiba.
Depois de 20 minutos de sonolência, o Coritiba mudou seu perfil novamente. Somente a diferença de postura foi necessária para colocar o Remo no seu campo de defesa. A entrada de Anderson Gomes no lugar de William pouco surtiu efeito e depois, com Caio o Coritiba mostrou um pouco mais de movimentação.
O time de Estevam Soares voltou a atacar e buscar o gol em algumas oportunidades com Andrezinho, Jackson, Ricardinho, Fabio Pinto. Até que aos 42 minutos, para sagrar-se o melhor em campo, Fabio Pinto acertou um chute forte rasteiro da entrada da área e o goleiro Buzeto aceitou.
Assim, o Coritiba marcou seus primeiros três pontos no campeonato brasileiro fora de casa e volta para Curitiba enfrentar o Guarani.
A equipe mostrou o que pode fazer no decorrer do ano, se tiver a atitude e a gana de vencer necessárias, mas também mostrou nos 20 minutos iniciais da segunda etapa, que pode fracassar.
Tudo dependerá da força de vontade e da inteligência da equipe e de seu treinador. Mais reforços estão por vir, disse Hidalgo em entrevista após o jogo, mas estejamos certos que a base da equipe é esta.
O que fará a diferença é o espírito vencedor e a atitude de time grande, que esperamos que o Coritiba recupere.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)