
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e A. Paranaense se enfrentam neste sábado, 4, às 16h20, no Couto Pereira, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de sofrer uma nova derrota no último final de semana e ser derrubado para a lanterna da competição, o Coritiba precisa, de qualquer jeito, ganhar a partida de seu maior rival para ainda respirar na luta contra a Série B no próximo ano. Para isso, contará com o apoio maciço da torcida Alviverde, que deve lotar o Couto Pereira. Pela frente, terá um rival que afrouxou o nó da garganta com a vitória no último final de semana, mas que ainda vê a ZR de perto e quer eliminar, de vez, este fantasma
Força Coritiba. É agora ou nunca
No último final de semana, o Coritiba foi até Porto Alegre para desafiar o vice-líder Internacional e, mais uma vez, voltou da "estrada" sem qualquer ponto na bagagem. Embora não tenha feito uma má partida, novamente a equipe Alviverde foi atrapalhada por falhas individuais que escancararam a diferença técnica entre o Verdão e os times que lideram a competição. O resultado de 4x2 retratou fielmente o que foi a partida. Pior para o Coritiba, que não só passou mais uma rodada na zona do rebaixamento, como também foi derrubado para a lanterna da competição, em uma situação que já passou de todos os limites do aceitável. Até quando esta diretoria inerte vai deixar de tomar as providências necessárias para resgatar o clube? Vocês não compartilham da nossa vergonha? Mexam-se, ajam.
A situação na tabela não permite qualquer outra alternativa. É preciso vencer o A. Paranaense, nem que seja na marra. Aliás, é preciso saber se todas as pendências com o elenco foram quitadas, pois este seria um ótimo "incentivo" para o clássico. A hora é de concentrar esforços, é nosso último suspiro, precisamos vencer. A torcida, como sempre, estará presente no Alto da Glória e voltará a ocupar a reta da Mauá para empurrar o seu clube. Aos jogadores, um pedido: tragam esta vitória aos torcedores. Reconhecemos seus esforços, mas apenas podemos recompensá-los com gratidão. Estamos nesta luta com vocês. Corram e joguem por nós.
Em relação ao time, o técnico Marquinhos Santos poderá contar com praticamente todo o seu elenco à disposição e terá importantes retornos para a partida. Na esquerda, Carlinhos cumpriu suspensão automática e manda Dener de volta ao banco de reservas. No meio, quem reaparece é Rosinei que, após levar uma pancada na cabeça na partida diante do Cruzeiro, novamente está apto para a partida. Hélder e Alex estão confirmados no setor. A única dúvida fica exatamente sobre quem ocupará a última vaga, disputada entre Robinho e Martinuccio. Na frente, Zé Eduardo e Joel voltam a formar dupla. Assim, o único desfalque na equipe titular segue sendo Welinton, que ainda não se recuperou de lesão e volta a ceder espaço para Luccas Claro.
A. Paranaense joga para se livrar de vez do rebaixamento e vislumbra a chance de afundar o rival
O A. Paranaense faz um campeonato bastante irregular. Após um surpreendente e bom início, quando, mesmo atuando todas as partidas longe da Baixada, a equipe conseguiu ficar entre o grupo dos sete primeiros, o time rubro-negro foi perdendo rendimento e trocou de treinador por diversas vezes. Primeiro foi Miguel Ángel Portugal. Depois, Leandro Ávila e Doriva não conseguiram dar um padrão tático à equipe. Recentemente, a diretora do rival tirou o técnico Claudinei Oliveira do P. Clube e, após um inicio cambaleante, a boa vitória diante do Corinthians, no último final de semana, acalmou os ânimos e afastou a equipe da ZR. De qualquer forma, uma derrota no clássico volta a esquentar o clima no Água Verde. Por isso, o A. Paranaense deve dificultar as coisas e lutar pelos três pontos.
Em relação à equipe, após finalmente conseguir um resultado positivo, a tendência é que Claudinei Oliveira não altere a estrutura do seu time. Entretanto, não está descartada a hipótese do treinador investir em um meio-campo um pouco mais marcador. Neste caso, João Paulo ou Sidclei poderiam ganhar uma chance na vaga de Cléo ou Douglas Coutinho. Na direita, Mário Sérgio está recuperado de lesão, mas as boas atuações de Sueliton devem mantê-lo no banco. Sem muito mais a esconder, nas demais posições, a equipe será a mesma que bateu o Corinthians.
Panoramas da partida
Como se já não bastasse toda a carga emocional de um clássico, o Coritiba entrará em campo, neste sábado, extremamente pressionado por sua condição na tabela de classificação. Uma derrota, apesar de não ser definitiva para a situação Alviverde, encaminharia a equipe à Série B, pois abriria uma ferida emocional bastante grande. Por outro lado, uma boa vitória serviria como uma espécie de upgrade moral aos jogadores e poderia representar o início de uma arrancada. Por isso, nem é preciso dizer que a equipe precisará entrar em campo extremamente focada e determinada a conquistar os três pontos. Não pode haver bola perdida e a equipe deve esbanjar vontade para alcançar seu objetivo.
Na parte ofensiva, a provável presença de Martinuccio daria mais velocidade ao Verdão. Com Joel e Zé Eduardo, o argentino pode cair nas costas dos laterais do time rival e criar jogadas características, de linha de fundo. O mesmo deve acontecer com o camaronês, do outro lado do campo. No meio, quem precisa chamar o jogo é Alex. Acostumado a grandes jogos, o camisa 10 deverá jogar o seu último AtleTiba como atleta profissional e certamente irá querer se despedir em grande estilo. A torcida espera muito dele. Por fim, as jogadas de bola parada e o apoio dos laterais também serão importantes armas do Verdão na partida.
Na parte defensiva, certamente a retaguarda Coxa-Branca precisará de cuidados especiais com Marcelo e Douglas Coutinho. Os dois jovens jogadores da equipe rubro-negra têm a velocidade como principal característica e devem incomodar muito a zaga Alviverde com suas movimentações. Além deles, outro que precisa ser muito bem vigiado é Marcos Guilherme, que foi um dos destaques do clássico no primeiro turno e reencontrou o seu bom futebol na partida diante do Corinthians. Por fim, o Coritiba deve tomar cuidado com os arremates de longa distância de Hernani e com as bolas cruzadas na área de Vanderlei.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Couto Pereira para empurrar a equipe rumo a esta fundamental e decisiva vitória sobre o A. Paranaense. Todo apoio será necessário para que o time consiga dar uma resposta dentro de campo e pelo menos respire um pouco mais na luta contra a degola. Sendo assim, torcedor Alviverde, nem pense duas vezes. Vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira. Mais do que nunca, o Coritiba precisa de seu incentivo e de sua vibração. Vamos ganhar este clássico no grito.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2014 - 26ª rodada
Coritiba x A. Paranaense
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 04/10/2014, sábado
Horário: 16h20
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Hélder, Rosinei, Robinho (Alejandro Martinuccio) e Alex; Zé Eduardo e Joel.
Técnico: Marquinhos Santos
A. Paranaense:
Wéverton; Sueliton, Gustavo, Cléberson e Natanael; Deivid, Hernani e Marcos Guilherme; Douglas Coutinho, Cléo (Sidclei) e Marcelo.
Técnico: Claudinei Oliveira
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Luiz H. Souza Santos Renesto/PR
Assistente 2: Luciano Roggenbaum/PR
4º Árbitro: Rafael Traci/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)