
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Ceará se enfrentam nesta quinta-feira, 30, às 19h30, no Couto Pereira, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de se enfrentarem na semifinal da Copa do Brasil, as equipes se reencontram em situações semelhantes na tabela e precisam da vitória. No Coritiba, mudanças para alcançar os três pontos e sair da incômoda situação de frequentar a zona do rebaixamento. No Vozão, a manutenção da equipe que venceu o Palmeiras e a intenção de iniciar uma sequência vencedora, mirando a parte de cima da tabela
Marcelo Oliveira faz mudanças no meio e na frente e tenta encontrar a equipe ideal
No último final de semana, o Coritiba foi até Sete Lagoas, em Minas Gerais, e encarou o Cruzeiro, do então estreante técnico Joel Santana de igual para igual. Após sair perdendo, quando Montillo converteu o pênalti de Eltinho em Dudu, o Verdão buscou o empate com Marcos Aurélio, mas uma falha generalizada do setor defensivo esquerdo permitiu que Dudu fizesse boa jogada e cruzasse para Montillo, novamente, decretar números finais à partida. O resultado tirou a equipe mineira da ZR e empurrou o Coritiba, que atualmente ocupa a incômoda 18ª colocação na tabela.
Para reagir e tentar dar um basta à sequência de maus resultados após a perda do título da Copa do Brasil, o técnico Marcelo Oliveira testou novidades na equipe titular e deverá lançá-las diante do Alvinegro cearense. Embora tenha relutado em modificar o onze inicial, o treinador Alviverde reconhece que algumas peças de seu atual esquema não estão rendendo e é hora de testar algo diferente, sob pena de experimentar uma pressão que até então Marcelo Oliveira não sentiu no comando Coxa-Branca.
Na defesa, nada muda. Edson Bastos, Jonas, Pereira, Emerson e Eltinho seguem formando a linha de contenção Alviverde, que permanece com Willian na cabeça de área. Na posição de segundo volante, após testar o recém-contratado Gil, Marcelo Oliveira deve mesmo dar uma última chance a Léo Gago. No setor criativo, após a lesão de Rafinha, indefinição nas duas vagas. Entretanto, Éverton Costa parece ter mais chances de atuar. Do seu lado, Tcheco deve aparecer, com Éverton Ribeiro correndo por fora. No ataque, Bill cede lugar a Leonardo e Marcos Aurélio reaparece de início, após longa parada por lesão e já ter mostrado sua qualidade ao marcar o gol de honra em Sete Lagoas.
Ceará tenta embalar e driblar o frio da capital paranaense
Assim como o Coritiba, o Ceará sentiu bastante a eliminação na Copa do Brasil e iniciou o Campeonato Brasileiro de maneira devagar, frequentando as últimas posições da tabela de classificação. Entretanto, a boa vitória do último final de semana diante do Palmeiras, no Presidente Vargas, aproximou o Vozão do meio da tabela, dando maior tranquilidade ao elenco e ao técnico Vágner Mancini, que também já começava a ter o seu trabalho questionado por parte da torcida e da imprensa.
Aproveitando as comemorações pelo triunfo, a diretoria Alvinegra apresentou dois jogadores com bagagem internacional para reforçar a equipe: Belletti e Edmílson. Entretanto, pouco depois de ser contratado pelo Ceará, Belletti surpreendeu e anunciou o final de sua carreira, deixando os dirigentes furiosos. Edmílson já treina e deve entrar na equipe em breve. Sobre o time que enfrenta o Coritiba, Vágner Mancini aprovou a atuação contra o Palmeiras e promoverá apenas uma alteração por necessidade. Suspenso pelo terceiro amarelo, o volante João Marcos cede lugar ao recém-contratado Rudnei. Nas demais posições, o time segue o mesmo, isso significa que Geraldo e Iarley, antes titulares incontestáveis, seguirão substituídos por Osvaldo e Thiago Humberto, na frente.
Panoramas da partida
Com ares de decisão, o jogo desta quinta-feira deve ser encarado com muita seriedade pelo Coritiba. A equipe necessita da vitória para deixar as últimas colocações na tabela e não deve poupar esforços para atingir os três pontos evitando, assim, que uma possível crise se instaure no Alto da Glória. Dessa maneira, será preciso muita atenção, forte marcação e capricho na conclusão das jogadas de modo a vencer Fernando Henrique e sair do Couto com o dever cumprido.
Ofensivamente, a presença de Marcos Aurélio e Leonardo na frente deve dar muito mais mobilidade no setor. Entretanto, perde-se um pouco de presença de área, que deve ser compensada com a chegada constante de todos os homens de meio à área adversária. As tabelas entre Marcos Aurélio, Leonardo e, possivelmente, Éverton Costa e Tcheco serão importantes para confundir a marcação cearense. Caso se confirme a entrada de Tcheco, o Verdão também ganha em qualidade no passe e nas jogadas de bola parada, perigosas com Pereira e Emerson. Por fim, o apoio de Eltinho, pela esquerda, também pode ser uma boa válvula de escape.
Na parte defensiva, é preciso cuidar com os rápidos Osvaldo e Thiago Humberto, que tiveram atuações destacadas diante do Palmeiras assim como os laterais Boiadeiro e Vicente, ex-Coritiba, que apareceram muito bem no setor ofensivo e foram responsáveis por jogadas perigosas. Outro que merece especial atenção é o centroavante Washington, que passa por boa fase e seu porte físico permite que leve vantagem em jogadas aéreas ou de rebote no meio da área.
Apoio nas arquibancadas
Apesar do frio e do mau tempo que se instaurou em Curitiba desde esta terça-feira, as arquibancadas do Couto Pereira devem receber um bom número de torcedores Alviverdes que certamente não desistirão um minuto sequer com o objetivo de levar o Coritiba à segunda vitória na competição, iniciando a arrancada rumo às posições de cima da tabela. Torcedor Coxa-Branca, vá até o Alto da Glória e cante sem parar, o Coritiba, mais uma vez, necessita de seu apoio e energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2011 - 7ª rodada
Coritiba x Ceará
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 30/06/2011, quinta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Édson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Eltinho; Willian, Léo Gago, Tcheco (Éverton Ribeiro) e Éverton Costa; Marcos Aurélio e Leonardo.
Técnico: Marcelo Oliveira
Ceará:
Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Diego Sacoman e Vicente; Michel, Rudnei, Heleno e Thiago Humberto; Osvaldo e Washington.
Técnico: Vágner Mancini
Árbitro: Alicio Pena Júnior/MG
Assistente 1: Guilherme Dias Camilo/MG (Asp. FIFA)
Assistente 2: Helberth Costa Andrade/MG
4º Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)