
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cruzeiro se enfrentam neste domingo, 19, às 16h, no Couto Pereira, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de fazer uma boa partida diante do Vasco e não ter ganho a partida por detalhes, o Alviverde precisa dar um sinal definitivo de recuperação e reencontrar a vitória, independentemente da maneira. Pela frente, terá um instável Cruzeiro, capaz de fazer grandes partidas, com importantes resultados, mas também desperdiçar pontos preciosos em casa, o que impede o time de ocupar uma posição melhor
Não dá mais para adiar o reencontro com a vitória. Vai para cima e busca o resultado, Coxa!
Na última rodada o Verdão foi até o Rio de Janeiro para desafiar o Vasco, um dos líderes da competição e, depois de algum tempo, fez uma partida bastante segura especialmente no primeiro tempo, quando saiu na frente com um bonito gol de Júnior Urso e poderia ter aumentado o placar caso Anderson Aquino não tropeçasse na bola e no gramado, protagonizando um dos lances mais bizarros do campeonato. No segundo tempo, impulsionado pela boa atuação de Carlos Alberto e ajudado por uma substituição questionável de Marcelo Oliveira, que recuou o time ao lançar Gil, o Vasco foi para cima e virou o placar já no final. Entretanto, o Coritiba teve a sua boa atuação premiada com um gol de Éverton Ribeiro, em um dos últimos lances da partida, e saiu de São Januário com um empate.
O ponto conquistado fora de casa foi suficiente para manter o Coritiba fora da zona do rebaixamento ao término da rodada, mas não foi isso o que mais agradou a maioria da torcida Coxa-Branca. Finalmente com uma boa postura em campo e um pouco mais organizado, o time desenvolveu um bom futebol e jogou de igual para igual contra um dos líderes, como deve ser. As falhas na defesa ainda permanecem, mas o jogo contra o Vasco mostrou que pode haver solução. Para isso, é preciso que o time encaixe uma boa sequência de atuações, ganhe confiança com vitórias e, principalmente, que Marcelo Oliveira não invente nas escalações e substituições, exagerando nas preocupações em se defender. A pressão segue existindo e será forte até o final do campeonato, pois o Coritiba cavou a sua própria situação e perdeu o direito de errar neste campeonato.
Em relação ao time, o treinador Alviverde ainda permanece tendo que conviver com desfalques. Dessa vez, Pereira e Willian não poderão atuar, visto que receberam o terceiro cartão amarelo na partida diante do Vasco. Na zaga, segue a expectativa sobre a recuperação de Emerson, mas o zagueiro ainda não apresenta condições físicas ideais. Assim, Luccas Claro deve assumir a condição de titular, ao lado de Escudero. No meio, a tendência é que Chico reapareça, mas também existe a possibilidade da entrada de Gil no setor. Robinho, Rafinha e Éverton Ribeiro seguem formando o setor de criação. Na frente, a pífia atuação de Anderson Aquino pode fazer com que Alex ou Roberto apareçam no time titular. Neste caso, a definição deve ficar para momentos antes da bola rolar.
Desfalcado, Cruzeiro tenta voltar para o lado de cima de sua gangorra
O Cruzeiro faz uma campanha razoável neste Campeonato Brasileiro, principalmente se compararmos com a temporada passada, quando a equipe celeste fugiu do rebaixamento na última rodada, derrubando o A. Paranaense em seu lugar. Entretanto, o time de Celso Roth não consegue engrenar para se manter entre os quatro primeiros colocados, o que afasta o clube mineiro de seu objetivo de conquistar uma vaga na próxima Libertadores e de desafiar o seu grande rival, Atlético-MG, que, no momento, se coloca como o principal candidato ao título. Por conta disso, os resultados ainda não empolgam os torcedores.
O técnico Celso Roth tem muitos problemas para montar a sua equipe titular para o jogo diante do Coritiba e precisará contar com as opções de seu elenco. O meia Montillo, o zagueiro Victorino e o atacante Borges estão contundidos. O também zagueiro Léo e os meias Éverton e Charles estão suspensos. Por fim, o volante Leandro Guerreiro será poupado para o clássico contra o Galo, tanto por condições físicas como para evitar o terceiro cartão amarelo. Com isso, o Cruzeiro terá um time muito modificado no Couto Pereira, com Sandro Silva, Marcelo Oliveira, Lucas Silva e Souza, que há muito não joga de titular, formando a meia.
Panoramas da partida
Após dar sinais de recuperação na partida diante do Vasco, o Coritiba precisa, pelo menos, repetir a dose diante do Cruzeiro para criar condições favoráveis de vencer o adversário e finalmente voltar a marcar três pontos na tabela de classificação. Independente da maneira que for, é essencial vencer o clube mineiro para recuperar a confiança e iniciar uma fase nova, deixando as últimas colocações. Para isso, é preciso comprometimento, raça, vontade e organização dentro das quatro linhas e inteligência à beira do gramado, encurtando a distância para o triunfo.
Ofensivamente, o esquema com Robinho, Rafinha e Éverton Ribeiro no meio deu sinais de que pode dar bastante certo, pois confere mais qualidade a este setor e, acima de tudo, mais velocidade na criação de jogadas e nas puxadas de contra-ataque. Assim, a atuação do time Alviverde como um todo está diretamente ligada à capacidade individual destes jogadores nos 90 minutos. Na lateral-direita e na bola parada, Ayrton também será peça fundamental, especialmente caso o Cruzeiro demonstre mais cuidados defensivos do que o habitual e tente congestionar o meio-campo. No banco, Marcelo Oliveira também poderá encontrar boas opções, principalmente com os garotos da base.
Na parte defensiva, embora esteja há muito tempo sem iniciar uma partida como titular, Souza deve receber atenção especial. Ele terá a responsabilidade de conduzir o Cruzeiro à frente e alimentar o setor ofensivo. No ataque, o time mineiro conta com a velocidade de Fabinho para tentar tirar os zagueiros adversários da área. O rápido atacante deve incomodar a zaga Coxa-Branca com suas arrancadas e deve ser vigiado. Na referência, a preocupação é Wellington Paulista, sempre oportunista e perigoso. Por fim, é preciso controlar as descidas de Ceará, ex-Coritiba, e Diego Renan pelas laterais.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o time em busca de uma importantíssima e fundamental vitória. A situação segue muito preocupante e o Verdão precisa reagir para fugir das últimas colocações e respirar um pouco mais aliviado na luta contra o rebaixamento. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória para ajudar em mais este desafio. O Coritiba precisa de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 18ª rodada
Coritiba x Cruzeiro
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 19/08/2012, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Luccas Claro, Sergio Escudero e Lucas Mendes; Júnior Urso, Chico (Gil), Robinho, Éverton Ribeiro e Rafinha; Anderson Aquino (Roberto).
Técnico: Marcelo Oliveira
Cruzeiro:
Fábio; Ceará, Rafael Donato, Thiago Carvalho e Diego Renan; Sandro Silva, Marcelo Oliveira, Lucas Silva e Souza; Fabinho e Wellington Paulista.
Técnico: Celso Roth
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento/AL (FIFA)
Assistente 1: Carlos Berkenbrock/SC (FIFA)
Assistente 2: Kléber Lúcio Gil/SC (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Leandro Júnior Hermes/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)