
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Atlético-MG se enfrentam nesta quinta-feira, 17, às 20h30, na Arena do Jacaré, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de fazer uma bela partida dentro de casa e vencer o Flamengo, o Coritiba tem mais uma chance de provar força longe de casa e precisa de uma vitória para manter-se vivo na luta para participar da próxima Copa Libertadores da América. Pela frente terá o Galo, que embora esteja um pouco mais tranquilo em relação a rodadas anteriores, ainda luta para afastar definitivamente o fantasma do rebaixamento e terá a torcida ao seu lado para conquistar este objetivo já nesta rodada
Empolgado e acreditando no sonho, elenco sabe que só a vitória interessa em Sete Lagoas
No último final de semana, o Verdão recebeu o Flamengo, no Couto Pereira, para vencer mais um candidato ao título e continuar firme na difícil briga por uma vaga na Libertadores. Jogando um futebol envolvente e, acima de tudo, muito eficiente, o Alviverde encurralou o rubro-negro na maior parte do tempo e, muito bem armado por Marcelo Oliveira, não correu riscos, vencendo a partida por 2x0 até com certa naturalidade. O resultado mantém o Verdão na luta para participar da maior competição do primeiro semestre do próximo ano e representou a ascensão de uma posição na tabela do campeonato.
Agora o desafio é ainda mais difícil, diante de um time que vem jogado a sua vida pela permanência na elite do campeonato nacional e obtendo sucessos, principalmente jogando em Sete Lagoas. A partida diante do Atlético-MG talvez seja a mais complicada até o final da competição, mas, para quem quer seguir lutando por objetivos maiores, uma vitória se faz necessária. Para isso, será fundamental que o técnico Marcelo Oliveira monte sua equipe como nas últimas rodadas, sem medo de atacar os adversários, sejam eles quem forem, e acredite na capacidade dos jogadores Alviverdes para que o sonho já comece a se transformar em realidade nesta rodada.
Em relação ao time que encara o Galo, o treinador Coxa-Branca terá desfalques. Lucas Mendes recebeu o terceiro amarelo no jogo contra o Flamengo e não poderá atuar. Eltinho entra naturalmente em seu lugar. Outro que não estará disponível pelo mesmo motivo é Leandro Donizete. Neste caso, Willian segue na equipe. Já Marcos Aurélio recebeu um pisão no pé na partida contra os cariocas, não conseguiu se recuperar a tempo e foi vetado. Éverton Costa é o favorito para assumir a titularidade. Quem está de volta à equipe é Jonas. Mesmo após Maranhão fazer uma brilhante partida diante do Flamengo, anulando Ronaldinho e marcando um belíssimo gol, Marcelo Oliveira acredita no potencial defensivo de seu lateral-direito titular. Nas demais posições, o time será o mesmo que vem atuando há algumas rodadas.
Um pouco mais tranquilo, mas ainda ameaçado, Galo quer colocar um ponto final em sua agonia
O Galo vive uma temporada bastante difícil. Montado para brilhar depois de um grande investimento econômico, o time do Atlético-MG não conseguiu embalar em nenhum momento. No Campeonato Brasileiro, então, jamais a equipe mineira esteve brigando por outra coisa que não fosse a fuga do rebaixamento e vive em constante pressão. Entretanto, os últimos resultados animaram a equipe e a torcida, e o Galo conseguiu dar uma respirada que, apesar de ainda não ser definitiva, afastou a equipe dos últimos quatro colocados. Mas todos no clube querem dar um ponto final nesta luta e consideram o jogo diante do Verdão a primeira oportunidade para que isso aconteça.
O técnico Cuca terá que resolver alguns problemas na montagem da equipe que entra em campo nesta quinta-feira. Suspensos pelo terceiro amarelo, o lateral-direito Carlos César e o meia Daniel Carvalho estão fora. O volante Serginho deve ser improvisado na direita. No meio, Renan Oliveira é o favorito para ficar com a vaga, mas Richarlyson e Mancini correm por fora. As boas notícias ficam por conta dos retornos de Leonardo Silva e Neto Berola, que cumpriram suspensão e voltam ao time titular. Por fim, a dúvida fica por conta do aproveitamento de Triguinho. Emprestado pelo Verdão, o lateral apenas terá condições de jogo no caso do pagamento de uma multa, o que a diretoria do clube mineiro ainda decide, às vésperas do confronto.
Panoramas da partida
Não é exagero algum dizer que o Coritiba tem, nesta quinta-feira, o seu maior desafio até o final do campeonato em busca da vaga para a próxima Copa Libertadores da América. De maneira diferente dos outros clubes que lutam contra a degola, o Atlético-MG vem jogando melhor e, recentemente, encaixou uma sequência de bons resultados, se afastando um pouco do Z4. Em virtude disso, o Coritiba deve estar preparado para enfrentar muitas dificuldades, mas ciente de que apenas uma vitória servirá para a continuidade dos objetivos. Por isso, deve jogar para frente, agredindo e sufocando o adversário.
Ofensivamente, o trio Davi, Rafinha e Éverton Costa deve dar a máxima velocidade na linha ofensiva e ser a principal arma Alviverde em Sete Lagoas. Na referência, Leonardo vem retomando a sua melhor fase, com dois gols nas últimas duas partidas e é mais uma alternativa ofensiva Coxa-Branca. Nas laterais, Eltinho dará mais uma opção de ataque pela esquerda e pode aproveitar a improvisação de Serginho para criar boas jogadas. Novamente, as jogadas de bola aérea, uma das forças deste time, serão bastante importantes.
Na parte defensiva, é fundamental tomar certo cuidado com alguns jogadores do Atlético-MG. O principal deles é Neto Berola, um atacante muito rápido, que vem em grande fase. Além dele, será preciso controlar a presença de área de André e a juventude de Bernard, que também vem sendo um dos pilares da recuperação do Galo. Logicamente, a perda de Daniel Carvalho será sentida, mas caso Cuca opte por Renan Oliveira, as características do time serão mantidas. A bola aérea, principalmente com a alta dupla de zaga, formada por Leonardo Silva e Réver, também será uma importante arma do Alvinegro.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, para empurrar o Verdão para cima de mais um dificílimo adversário e manter vivo o sonho pela Libertadores. Daqui de Curitiba e em diversas partes do mundo, os torcedores Alviverdes enviarão energias positivas em busca de mais uma vitória, que pode deixar o Verdão a apenas um ou dois pontos de diferença na luta pela principal competição continental.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2011 - 35ª rodada
Atlético-MG x Coritiba
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Data: 17/11/2011, quinta-feira
Horário: 20h30
Atlético-MG:
Renan Ribeiro; Serginho, Leonardo Silva, Réver e Triguinho (Eron); Pierre, Fellipe Souto, Renan Oliveira (Richarlyson) e Bernard; Neto Berola e André.
Técnico: Cuca
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Jeci, Emerson e Eltinho; Willian, Léo Gago, Rafinha e Davi; Éverton Costa e Leonardo.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca/RJ (FIFA)
Assistente 1: Rodrigo Pereira Joia/RJ (FIFA)
Assistente 2: Ediney Guerreiro Mascarenhas/RJ
4º Árbitro: Antonio F. de Carvalho Schneider/RJ
5º Árbitro: Marcus Vinicius Gomes/MG
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)