
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Internacional se enfrentam neste domingo, 28, às 18h30, no Beira-Rio, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de perder para o líder Cruzeiro em um jogo em que foi muito mal nos 45 primeiros minutos, mas se recuperou e foi claramente prejudicado pela arbitragem, o Coritiba agora tenta não se afundar de vez na tabela e ver sua situação ainda mais complicada. Pela frente, terá o Internacional que, depois de algumas turbulências, parece ter se reencontrado e ainda sonha com o título nacional
Uma partida chave antes da nova série de confrontos diretos
Na última quarta-feira, o Coritiba recebeu o líder Cruzeiro, no Couto Pereira, e mais uma vez saiu derrotado. Tudo começou antes dos 10 minutos, quando Germano fez um pênalti absolutamente infantil no adversário. Marcelo Moreno cobrou, converteu e, a partir deste momento, o time azul de Belo Horizonte mostrou porque é o grande favorito à conquista do título. Dominando todas as ações, o Cruzeiro chegou ao natural ao segundo gol e poderia até ter feito mais. No segundo tempo, Marquinhos colocou o seu time à frente, diminuiu o placar e buscou incessantemente o empate, que poderia ter vindo em um pênalti escandaloso em Zé Eduardo que foi sumariamente ignorado pela péssima arbitragem. A derrota empurrou o Verdão para a penúltima colocação.
Assim, mais uma vez o Coritiba tem um desafio dificílimo contra um adversário muito qualificado e que terá o benefício de atuar em casa. Será preciso, então, que o Coritiba entre em campo com muita disposição e raça para tentar superar este desafio. Além disso, alguns jogadores precisam render muito mais. É o caso de Alex, que parece extremamente disperso em campo. O camisa 10 é o primeiro que tem que bater no peito e chamar a responsabilidade. A torcida espera bem mais dele. De qualquer forma, é preciso somar pontos e sair desta situação muito incômoda.
Em relação à equipe, o técnico Marquinhos Santos novamente terá problemas na escalação. Na zaga, Welinton ainda não se recuperou de lesão e será novamente substituído por Luccas Claro. Na esquerda, Carlinhos está suspenso e Dener assume seu lugar. Outro que não atua pelo mesmo motivo é Germano. Por fim, Rosinei levou uma pancada na cabeça no último jogo, ficou em observação no hospital e não poderá atuar. Seus lugares devem ser ocupados por Robinho (que retorna de suspensão) e Élber ou Gil. A definição deve ficar para minutos antes da bola rolar.
Inter quer a vitória para se consolidar como o maior caçador do Cruzeiro
Depois de encarar uma turbulência recente, em que a torcida se mobilizou e foi até o CT do clube cobrar verbalmente os jogadores, o Internacional respondeu rápido e, após uma sequência de 10 pontos em 12 jogos, assumiu a vice-liderança do nacional. Os resultados não só resgataram a confiança da equipe como trouxeram o torcedor de volta, o que ficou nítido na partida da última quarta-feira, quando a equipe bateu o Criciúma, por 3x0. A intenção do Inter, então, é vencer outra partida para se consolidar de vez como maior perseguidor do Cruzeiro e ainda poder sonhar com o título.
O técnico Abel Braga terá apenas dois problemas para montar sua equipe, ambos por suspensão. O volante Wellington e o atacante Rafael Moura (que vem sendo constantemente perseguido pela torcida) levaram o terceiro amarelo no jogo diante do Criciúma e não poderão atuar. Willians assume a condição de titular no meio enquanto que, no ataque, recuperado de lesão, quem reaparece é Wellington Paulista. Sem muitos motivos para alterar sua equipe nos demais setores do campo, Abel Braga deve repetir a escalação da rodada anterior.
Panoramas da partida
Nem é preciso dizer que a partida deste domingo será absolutamente complicada para o Verdão. Além de estar muito motivado com a possibilidade de voltar a pensar em título, o Internacional parece ter voltado a encontrar o seu bom futebol e tende a partir para cima do Coritiba desde o início. Cabe ao time Alviverde tentar controlar o ímpeto da equipe adversária e sair em contra-ataques. Este é um jogo em que o Coritiba não tem absolutamente nada a perder, portanto, deve também agredir o Colorado para tentar sair com a vitória.
Ofensivamente, além de uma maior participação de Alex, que precisa se apresentar para o jogo, fica a questão sobre qual caminho Marquinhos Santos optará. Caso lance Gil, as preocupações defensivas serão mais evidentes. Se Élber for o escolhido, o time tende a atacar mais, mas ficará um pouco mais exposto. Neste caso, os atacantes também precisarão se atentar na marcação. Por fim, é preciso que Robinho também esteja ligado. As jogadas de bola parada também serão importantes alternativas.
Na parte defensiva, a principal preocupação do Coritiba será, sem dúvida, com Andrés D'Alessandro. O argentino é o maestro do Inter e vem jogando muito bem. Por isso, todo cuidado é pouco. Seus companheiros de meio-campo, Charles Aránguiz e Alex, também atravessam grande fase e precisam ser vigiados. No comando de ataque, Wellington Paulista deve levar perigo, pois possui ótimo aproveitamento na área. Por fim, é preciso cuidado nas jogadas de bola aérea e nas infiltrações dos laterais.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Beira-Rio para empurrar o Coritiba para mais uma vitória, o que afrouxaria o nó da garganta do time e faria com que todos respirassem mais aliviados. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de uma nova vitória.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2014 - 25ª rodada
Internacional x Coritiba
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 28/09/2014, domingo
Horário: 18h30
Internacional:
Dida; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, Charles Aránguiz, Andrés D'Alessandro e Alex; Eduardo Sasha e Wellington Paulista.
Técnico: Abel Braga
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Luccas Claro e Dener; Hélder, Robinho, Élber (Gil) e Alex; Zé Eduardo e Joel.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira/SP (Asp. FIFA)
Assistente 1: Emerson Augusto de Carvalho/SP (FIFA)
Assistente 2: Vicente Romano Neto/SP (Especial)
4º Árbitro: Rodrigo Guarizo F. do Amaral/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)