
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Icasa se enfrentam nesta terça-feira, 31, às 19h30, na Arena Joinville, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2010. Caindo na tabela rodada após rodada, o Verdão necessita dos três pontos para continuar no G4 e interromper a péssima sequência de quatro derrotas nos últimos cinco jogos disputados. Pela frente terá o Icasa, um adversário muito forte em seus domínios, mas que ainda busca o equilíbrio atuando fora de Juazeiro do Norte
Conversa, trabalho e seriedade para voltar a vencer
No último sábado, 28, embora não tenha jogado tão mal quanto nas rodadas anteriores, o Coritiba voltou a decepcionar e perdeu para o Figueirense, líder da competição, por 2x0, no estádio Orlando Scarpelli. O novo revés empurrou o Alviverde para a 4ª colocação na tabela, e a situação só não ficou ainda pior em virtude dos tropeços de Náutico e Ponte Preta, que poderiam ultrapassar o Cori caso vencessem suas partidas.
No jogo em Florianópolis, o Coritiba esteve um pouco melhor que diante do Ipatinga e Duque de Caxias. Entretanto, o futebol apresentado ainda está longe de ser aquele que todos esperam ver e que reconduzirá a equipe ao caminho das vitórias. Falhas individuais voltaram a ocorrer e a flagrante carência do time em alguns setores, sobretudo nas laterais, serve de alerta para um clube que tem o compromisso de voltar à elite nesta temporada.
Como não possui muito tempo para treinar, a expectativa é que Ney Franco mantenha a escalação que iniciou o jogo contra o Figueirense. A única ausência será Triguinho, expulso ainda no final daquela partida. Retornando de suspensão, Lucas Mendes assumirá a condição de titular. Dudu, que se machucou no 2º tempo em Florianópolis, será reavaliado, mas não deve ter condições de jogo. O mesmo acontece com Leandro Donizete, Edson Bastos e Fabinho Capixaba, todos se recuperando de lesões.
Verdão do Cariri tenta mostrar força também fora de casa para se permitir sonhar com o G4
O Icasa é uma das surpresas da Série B em 2010. Apontado como um dos possíveis candidatos ao rebaixamento no início da competição, a equipe nordestina esteve a perigo apenas nas duas primeiras rodadas, mas logo mostrou a sua força no estádio Romeirão e se mantém, constantemente, no grupo dos dez primeiros, o que dá ao clube a sensação de que pode tentar objetivos mais ousados do que apenas tentar se manter na Série B.
Para isso, será preciso melhorar a campanha fora de casa, e é justamente isso que projeta o técnico Flávio Araújo para o confronto diante do Coritiba. Entretanto, o treinador terá importantes desfalques. Destaque da equipe, o meia Júnior Xuxa sofreu uma forte pancada no tornozelo na vitória diante da Ponte Preta e está vetado. Outro jogador do setor ofensivo que não poderá atuar é o atacante Roberto Jacaré, que levou o terceiro amarelo na mesma partida. Raul e Fabrício Ceará, respectivamente, assumem seus lugares. Por fim, o lateral-esquerdo Panda retorna à equipe após cumprir suspensão automática.
Panoramas da partida
Como já é normal nas partidas que atua em Joinville, o Coritiba deverá encarar, mais uma vez, um adversáro retrancado, à espera de um contra-ataque ou de erros do Verdão, para chegar ao campo ofensivo e incomodar a meta de Vanderlei. Sabendo da fase que o time Alviverde atravessa, a equipe de Juazeiro do Norte também terá o relógio como aliada, buscando irritar os jogadores do Cori a cada minuto que passa. Portanto, paciência e atenção serão fundamentais, já que só a vitória interessa.
Nesse cenário, prevendo uma forte marcação no setor defensivo, o Verdão deve arriscar mais chutes de fora da área e terá em Marcos Aurélio uma importante arma nas bolas paradas. Por outro lado, a ausência de Dudu limita as jogadas pelos lados do campo. Para tentar resolver esse problema, embora não seja um especialista nesse setor do campo, o treinador poderá lançar Enrico como alternativa para o segundo tempo, visto que, caso o Coritiba não busque espaços em velocidade e desafogue o ataque pelas laterais, poderá ter muitos problemas para furar o bloqueio adversário.
Já o Icasa, dentro de suas pretensões, se satisfará com um empate e, eventualmente, se arricará no campo de ataque. A ausência de Júnior Xuxa, o articulador da equipe, será bastante sentida. Dessa forma, o Verdão do Cariri deve confiar nas arrancadas de Assissinho e no apoio de seus alas para chegar ao gol de Vanderlei. Novamente, o Coritiba deve prestar muita atenção nas jogadas de bola parada do time adversário.
Apoio nas arquibancadas
Embora bastante desconfiada e chateada com o péssimo rendimento do time nas últimas rodadas, a Torcida Coxa-Branca deverá comparecer à Arena Joinville, no penúltimo jogo do Verdão em solo catarinense na Série B 2010.
Torcedor Alviverde, vista a sua camisa, pegue a BR-376 e vá ao estádio para ajudar a recolocar o Coritiba no caminho das vitórias. Jogadores comprometidos e uma torcida que não para de acreditar será a fórmula para que os três pontos sejam atingidos e o Cori permaneça no G4, seguindo no principal objetivo do clube, que é o retorno à elite do futebol brasileiro.
Vamos em busca da vitória! Vamos subir Coxa!
Campeonato Brasileiro - Série B - 18ª rodada
Coritiba x Icasa
Local: Arena Joinville
Data: 31/08/2010, terça-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Angelo, Jeci, Pereira e Lucas Mendes; Andrade, Léo Gago, Sandro e Rafinha; Marcos Aurélio e Betinho.
Técnico: Ney Franco
Icasa:
Marcelo Pitol; Tiago, Diogo e Luís Gustavo; Felipe Almeida, Luciano, Guto, Raul e Panda; Assissinho e Fabrício Ceará.
Técnico: Flávio Araújo
Árbitro: Arnoldo Vasconcelos Figarela/RO
Assistente 1: Ângelo Rudimar Bechi/SC
Assistente 2: Josué Gilberto Lamim/SC
4º Árbitro: Evandro Tiago Bender/SC
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)