
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Botafogo se enfrentam nesta quinta-feira, 5, às 19h30, no Maracanã, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de não conseguir vencer o Internacional em um jogo fraco tecnicamente, em que parou no bloqueio defensivo do time gaúcho, o Coritiba sai de casa novamente para tentar reencontrar o caminho das vitórias e não deixar os líderes escaparem. Para isso, precisa jogar mais. Pela frente, terá o Botafogo, que também vem caindo de produção nas últimas rodadas, mas que ainda se mantém no G4 e busca mais três pontos para não deixar o líder Cruzeiro disparar na liderança
Coxa precisa ganhar para interromper a queda e não começar a olha para baixo
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Internacional, no Couto Pereira, e fez mais uma fraca apresentação. Mesmo contando com a volta do craque Alex, o Verdão até criou algumas jogadas durante a partida, mas esbarrou na inoperância de seu setor ofensivo. O lance que talvez ilustre isso foi a bisonha furada de Bill, ainda no começo do primeiro tempo. Sozinho na área adversária, o centroavante simplesmente errou a bola e jogou no lixo a chance de colocar o Coritiba na frente. A partir disso, o jogo ficou bastante amarrado e, embora tivesse um volume um pouco maior que o Inter, o Alviverde não conseguiu chegar ao gol da vitória, aumentando para cinco a série de partidas sem vencer.
Sem conseguir bons resultados, o Coritiba vai despencando na tabela e deixa a ilusão de brigar pelas primeiras posições pela realidade em olhar para a parte de baixo da tabela e ver os seus adversários vencerem. O time vem acumulando maus resultados e coleciona atuações fracas, o que em nada lembra aquele Coritiba brigador, que iniciou o campeonato com muita disposição, lutando incansavelmente pelas vitórias. É preciso aparar as arestas e realizar os ajustes urgentemente. Caso contrário, o Coritiba passará mais um ano com a penosa missão de apenas se manter na elite do futebol brasileiro. Sabendo disso, Marquinhos Santos e seus comandados devem encarar a partida diante do Botafogo com uma verdadeira decisão.
Em relação ao time, o treinador Coxa-Branca ganha duas notícias positivas e outras duas negativas. Diogo Goiano e Vítor Júnior retornam ao time e naturalmente assumem as suas condições de titular. Por outro lado, Leandro Almeida e Júnior Urso saíram lesionados da última partida e se juntam a Robinho e Deivid no Departamento Médico. Seus lugares deverão ser ocupados por Luccas Claro e Gil, respectivamente. No último treinamento antes da viagem para o Rio de Janeiro, o problema passou a ser Geraldo que, com um desconforto muscular, é dúvida. Lincoln e Júlio César brigam pela titularidade em caso de ausência do angolano.
Botafogo quer a vitória para se manter no G4 e seguir sonhando
Depois de fazer um belo início de Campeonato Brasileiro, o Botafogo vem perdendo um pouco do fôlego e, nas últimas rodadas, se afastou do líder Cruzeiro. A temporada do time carioca é muito boa. O time de Oswaldo de Oliveira foi campeão Estadual, passou para as quartas de final da Copa do Brasil e se mantém constantemente no G4 do Brasileirão. A única notícia ruim para a torcida do Alvinegro nos últimos anos foi a venda do jovem Vitinho, que vinha se destacando com gols e belíssimas atuações nas últimas partidas. Um problema que o técnico Alvinegro terá que resolver em pouco tempo.
Para o jogo diante do Coritiba, Oswaldo de Oliveira terá que conviver com alguns desfalques. O goleiro Jefferson está servindo a seleção Brasileira. O mesmo acontece com Lodeiro, que está com a delegação uruguaia para as partidas pelas Eliminatórias da Copa. Renan, que já atuou no empate por 0x0 diante do São Paulo na última rodada, permanece como titular. No meio, Oswaldo aposta no jovem Hyuri, que fará a estreia com a camisa do Botafogo nesta quinta-feira. Quem também está confirmado é o holandês Seedorf, que comanda a equipe dentro de campo.
Panoramas da partida
Certamente será mais uma partida muito difícil para o Coritiba em sua primeira aparição no novo Maracanã. Com duas partidas sem vencer e de distanciando dos líderes, o Botafogo tende a se lançar para cima do time Alviverde, buscando a vitória a todo instante. Cabe ao Coritiba, então, controlar o ânimo do time adversário nos primeiros minutos para, aos poucos, se soltar ao ataque e aproveitar os espaços para sair em velocidade e explorar os contra-ataques. Além disso, será preciso uma melhor produtividade ofensiva, sem desperdiçar as poucas chances que devem se apresentar.
Ofensivamente, a volta de Vítor Júnior trará mais velocidade e mobilidade ao setor ofensivo. Caindo pelos lados do campo, o meia terá a incumbência de fazer a transição da defesa para o ataque, puxando o Alviverde para perto do gol defendido por Renan. Além dele, Alex, no meio-campo, mais uma vez será a referência criativa da equipe, mas precisa de ajuda para não cair na marcação adversária. Na frente, Bill precisa estar mais ligado e não desperdiçar oportunidades. Por fim, o apoio dos laterais e as jogadas de bola parada serão duas armas importantíssimas.
Na parte defensiva, os marcadores Alviverdes precisarão colar em Seedorf e não deixar o holandês ter espaço para raciocinar. Assim como Alex, o botafoguense possui grande capacidade técnica e pode decidir a partida em poucos metros do gramado ou em uma bola parada. Portanto, é fundamental que se tenha atenção. Além dele, o Coritiba precisará controlar a dupla de ataque, formada por Rafael Marques e Elias, e as descidas dos laterais, especialmente Júlio César. Por fim, é necessário ter muito cuidado nas jogadas de bola parada, especialmente com o zagueiro Dória.
Na primeira aparição da torcida Alviverde no novo Maracanã, os Guerreiros Alviverdes estarão nas arquibancadas do estádio carioca para empurrar os jogadores rumo ao reencontro com as vitórias. É preciso vencer para se aproximar novamente do G4 e recuperar a confiança. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, diversos Guerreiros Alviverdes enviarão energias e vibrações positivas para que o time alcance mais três pontos no Brasileirão.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 18ª rodada
Botafogo x Coritiba
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 05/09/2013, quinta-feira
Horário: 19h30
Botafogo:
Renan; Edílson, Dória, Bolívar e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Clarence Seedorf e Hyuri; Elias e Rafael Marques.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo Goiano; Willian, Gil, Alex e Vítor Júnior; Geraldo (Júlio César) e Bill.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Fabrício Neves Correa/RS
Assistente 1: Guilherme Dias Camilo/MG
Assistente 2: Edílson Frasão Pereira/TO
4º Árbitro: Pathrice Wallace Correa Maia/RJ
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)