
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Internacional se enfrentam neste domingo, 18, às 18h, no Beira-Rio, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de massacrar o Botafogo, no Couto Pereira, na última semana, o Verdão agora tenta, novamente, se afirmar longe de casa e ainda se manter com chance de lutar por uma das vagas na principal competição do continente no próximo ano. Pela frente, terá o ascendente Internacional, que finalmente encaixou uma sequência de bons resultados e, como era previsto no início da competição, já começa a enxergar com bons olhos a possibilidade de título
Depois da grande atuação em casa, meta é conquistar três pontos "na estrada"
No último final de semana, o Verdão recebeu o Botafogo no Alto da Glória e fez um jogo que se mostrava difícil na teoria, se tornar fácil na prática. Com um segundo tempo que lembrou aquele da goleada por 6x0 diante do Palmeiras, no melhor momento Coxa-Branca na temporada até aqui, o Verdão simplesmente esmagou o Alvinegro carioca, que vinha de quatro vitórias consecutivas e poderia assumir a liderança do Brasileirão naquele jogo. Com um futebol envolvente e ótimas atuações individuais como as de Rafinha, Léo Gago e Marcos Aurélio (que finalmente voltou a mostrar um bom futebol), o Coritiba chegou, de maneira natural, aos 5x0, reencontrando a paz na tabela de classificação.
Agora a meta é ainda mais difícil, fora de casa, diante de um adversário embalado. O Inter ainda está invicto no segundo turno, mas são desafios como esses que mostram o real valor do time Coxa-Branca. E uma vitória diante do forte adversário gaúcho serviria para, além de motivar o próprio elenco em busca de objetivos maiores, fazer com que a torcida acreditasse, definitivamente, na possibilidade de lutar por uma vaga na próxima Libertadores. Para isso, é imperativo que o Verdão demonstre muita vontade e garra no Beira-Rio e, acima de tudo, não tenha medo de atacar o Colorado, buscando a vitória em cada minuto do jogo.
Em relação ao time, Marcelo Oliveira não deverá apresentar novidades em comparação ao time que goleou o Botafogo e apenas espera a liberação do Departamento Médico para confimar a equipe. Lucas Mendes saiu do treinamento de sexta-feira, 16, reclamando de dores e é dúvida. Jeci, que já não atuou nas últimas partidas em virtude de lesão, foi novamente vetado. Luccas Claro permanece no setor ao lado de Emerson. Nas demais posições, a equipe titular será a mesma. Novidades apenas no banco de reservas, onde Anderson Aquino e Willian reaparecem como opções.
Inter quer manter o bom momento para também sonhar com metas maiores
Depois de um início de campeonato cambaleante com Paulo Roberto Falcão que, apesar do título gaúcho, não conseguiu dar um padrão de jogo para a equipe, o Internacional parece, aos poucos, recuperando o bom futebol sob a gestão de Dorival Júnior e, enfim, justifica o favoritismo concedido pela maior parte dos jornalistas no início da competição. Sem perder há quatro jogos e menos de dez pontos atrás do líder, o Inter já vê com bons olhos a possibilidade de se candidatar ao título e, para isso, precisa dar continuidade ao bom momento que vive o clube.
Sobre a escalação, Dorival Júnior mantém a dupla de zaga que iniciou o returno e "vem dando conta do recado", com os jovens Juan e Rodrigo Moledo. Com isso, os veteranos Bolívar e Índio seguem no banco. Outro que fica como opção é o argentino Bolatti, que fez um grande primeiro semestre mas vem perdendo, gradativamente, lugar para Elton. A única dúvida é sobre quem substituirá o suspenso D'Alessandro. Dellatorre, Jô e Ricardo Goulart brigam pela vaga, com maiores chances para o primeiro. De qualquer maneira, a confirmação do time titular deve ficar, apenas, para minutos antes da bola rolar no Beira-Rio.
Panoramas da partida
Certamente a partida em Porto Alegre será difícil para o Verdão, pois enfrentará um rival bastante qualificado e que está empolgado com a fase que vive o seu principal jogador, além de ter a chance de se aproximar do grupo da frente. Entretanto, são jogos como esses que o jogadores mais esperam, pela possibilidade de surpreender e fazer uma excelente atuação. É justamente com esse espírito que os atletas do Verdão devem entrar no gramado, não deixando que o Inter saia vencedor nas divididas de bola e esbanjando fibra, determinação e vontade. Somente assim, o Coritiba terá a oportunidade de fazer uma boa partida no Beira-Rio e almejar um resultado favorável.
Ofensivamente, o Verdão deve prestar muita atenção nas possibilidades de contra-ataque, aproveitando-se, principalmente, da excelente fase que Rafinha atravessa. Marcos Aurélio, caso apresente desempenho parecido com o da última rodada, também será importante. No meio, Tcheco e Léo Gago devem dar ritmo ao time e podem ser decisivos em jogadas de bola parada, visto que o Inter possui uma zaga jovem e que ainda apresenta dificuldades nas bolas alçadas à área. No banco, boas opções como Willian, Anderson Aquino, Maranhão e Geraldo, que podem modificar os panoramas do jogo dependendo da necessidade.
Na parte defensiva, é inegável que a principal preocupação deve ser mesmo com Leandro Damião, que atravessa fase exuberante, marcando vários gols e fazendo excelentes apresentações, tanto com a camisa do Inter, como da seleção Brasileira. Além dele, é fundamental conter as jogadas dos bons meias Oscar e Andezinho, este último bastante eficiente também nas jogadas de bola parada. Por fim, é necessário prestar atenção nas descidas do lateral Kléber, que costuma sempre apoiar bastante o ataque colorado, produzindo jogadas de linha de fundo para o cabeceio de Leandro Damião.
Certamente a torcida Coxa-Branca estará nas arquibancadas do Beira-Rio para empurrar o Coritiba em mais este difícil compromisso. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o Coritiba consiga alcançar a fundamental vitória longe de casa para, enfim, se colocar como um dos fortes candidatos a brigar por uma vaga no grupo dos quatro primeiros colocados do Brasileirão.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Internacional x Coritiba
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 18/09/2011, domingo
Horário: 18h
Internacional:
Muriel; Nei, Juan, Rodrigo Moledo e Kléber; Élton, Guiñazu, Andrezinho e Oscar; Dellatorre (Jô) e Leandro Damião.
Técnico: Dorival Júnior
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Luccas Claro, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho); Leandro Donizete, Léo Gago, Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Sandro Meira Ricci/DF (FIFA)
Assistente 1: Marcelo Carvalho van Gasse/SP (FIFA)
Assistente 2: Fabricio Vilarinho da Silva/GO (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Márcio C. Brum Coruja/RS
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)