
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Atualizado às 23h
Coritiba e Portuguesa se enfrentam nesta quarta-feira, 6, às 20h30, no Couto Pereira, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de duas derrotas no início da competição, o Coritiba precisa da vitória para iniciar sua trajetória de pontos na tabela de classificação e, acima de tudo, recuperar a moral às vésperas da semifinal da Copa do Brasil. Para isso, precisa apresentar um futebol bem melhor e mais competitivo. Pela frente, terá uma Portuguesa que vive em crise permanente desde o início de 2012, foi rebaixada no Paulistão e que também quer se recuperar, visto que também ocupa as últimas colocações do nacional
Time sabe que precisa ganhar de qualquer maneira para começar a deixar a rabeira da tabela
Depois de dez dias, o Coritiba finalmente volta a campo para a disputa de uma partida oficial de futebol. No último jogo do campeonato, o Alviverde começou em um ritmo alucinante e, com menos de cinco minutos de jogo, já vencia o Botafogo, no Couto Pereira. Entretanto, com o passar do tempo, a equipe foi caindo de produção e apresentou falhas individuais gritantes, o que resultou na virada da equipe botafoguense já antes do intervalo. Na volta para o segundo tempo, o Verdão foi para o abafa e buscou o empate, mas uma nova falha, ao final da partida, decretou a derrota Coxa-Branca e a lanterna da competição pela segunda rodada seguida.
Esta situação incomoda, e muito, a torcida Coxa-Branca, que certamente não vê o início de campeonato que esperava. Embora jogadores e comissão técnica se mostrem despreocupados com a atual situação, a Nação Alviverde exige uma reação imediata da equipe, visto que é preciso reverter o quadro e aliviar esta posição desconfortável. Sendo assim, a torcida comparecerá em bom número ao Alto da Glória na expectativa de, enfim, ver uma vitória do Coritiba e um bom futebol para que as esperanças de uma boa campanha na principal competição nacional se renovem e os atletas ganhem ainda mais motivação para encarar o desafio na Copa do Brasil, na próxima semana.
Em relação ao time, o técnico Marcelo Oliveira esconde a escalação da equipe e deve confirmá-la apenas minutos antes da bola rolar no Couto Pereira. Entretanto, é certo que o treinador manterá a base da equipe que foi derrotada pelo Botafogo. Jonas, que foi muito mal naquela partida, não foi nem relacionado e cederá lugar a Ayrton. Embora Luccas Claro tenha treinado em alguns momentos no time titular durante a semana, Emerson e Demerson devem formar a zaga, com Lucas Mendes mantido na esquerda. No meio, a novidade fica por conta do retorno de Willian que, melhor preparado, rouba a vaga de Júnior Urso. Por outro lado, Rafinha segue de fora do time, ainda apresentado dores. Com isso, Lincoln deve continuar como titular, com Sérgio Manoel e Éverton Ribeiro completando o setor. Roberto foi poupado de alguns treinamentos e ainda é dúvida. Caso não possa atuar, Robinho deve fazer a sua estreia, mas Renan Oliveira corre por fora. Na referência, Éverton Costa deverá ser mantido.
Com o mesmo objetivo do Coritiba, Portuguesa quer vitória para afastar a crise e deixar as últimas colocações
Depois de fazer uma brilhante campanha na série B do ano passado e voltar com folga à elite do futebol nacional, a Portuguesa vive uma temporada muito difícil em 2012. Rebaixada na última rodada do Campeonato Paulista, a Lusa revisou todo o projeto vencedor da última temporada, demitiu o técnico Jorginho e contratou Geninho para conduzir a equipe no retorno à elite do futebol nacional. Entretanto, os resultados não aparecem e a Portuguesa já ocupa as últimas colocações do Brasileirão. Além disso, contratações questionáveis, como a do experiente goleiro Dida, parado há muito tempo, preocupam a torcida.
Para a montagem do time, o técnico Geninho promete realizar mudanças em relação à escalação que perdeu para o Vasco, no Canindé, na última rodada do campeonato. Entretanto, assim como Marcelo Oliveira, o treinador lusitano não confirmou a escalação antecipadamente. O que é certo é que os volantes Guilherme e Moisés estarão à disposição do treinador e podem integrar a equipe titular. Outros atletas que poderão ser aproveitados por Geninho na partida desta quarta-feira são os recém-chegados Lima e Diguinho. Além deles, o atacante Maylson se recuperou de lesão e é outro que pode ser utilizado. Os experientes Dida e André Luís ainda se recuperam fisicamente e estão fora do jogo.
Panoramas da partida
Não há desculpa. Na partida desta quarta-feira, independente da maneira, o Verdão precisará vencer a Portuguesa para sair da incômoda situação de lanterna do campeonato e finalmente iniciar a caminhada no Brasileirão. Um resultado positivo será importante não só para efeitos de classificação, como também para injetar uma boa dose de moral e confiança na equipe e na própria torcida, que se mostra desconfiada com os últimos desempenhos do time. Por isso, raça, determinação e vontade não poderão faltar durante os 90 minutos de partida e os jogadores precisarão fazer o que for necessário para sair com os três pontos.
Na parte ofensiva, o Verdão seguirá sentindo bastante a falta de Rafinha e perderá ainda mais velocidade no ataque se Roberto realmente não atuar. Muito embora Robinho, seu possível substituto, apresente características parecidas, a falta de entrosamento pode prejudicar a rápida troca de passes no meio. Sendo assim, Lincoln e Éverton Ribeiro precisam chamar a responsabilidade pela criação de jogadas e levar o Verdão ao campo de ataque. Com o gramado pesado por conta das chuvas que caíram durante a semana, as jogadas de bola parada se tornam importantes e o Verdão poderá se valer desta arma para furar uma possível retranca.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar cuidado, principalmente, com o atacante Ricardo Jesus, que comanda o ataque da Lusa e faz muitos gols, destacando-se pelo seu bom posicionamento na área. Além dele, o rápido Ananias é outro jogador que precisa ser vigiado. A defensiva Alviverde também deve evitar as chegadas-surpresa dos volantes da Portuguesa, principalmente Léo Silva e Boquita. Por fim, é importante controlar o apoio dos alas, principalmente Luís Ricardo, que chega com qualidade na frente e possui bom aproveitamento nos arremates em gol.
Apoio nas arquibancadas
Nem o frio ou a chuva serão capazes de afastar a torcida Coxa-Branca das arquibancadas do Couto Pereira na noite desta quarta-feira. Depois de um longo período sem jogos, a galera Alviverde está ansiosa para verificar a evolução da equipe e, enfim, comemorar a primeira vitória no Brasileirão. Torcedor Coritibano, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Os jogadores necessitam de sua energia em mais esta batalha.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 3ª rodada
Coritiba x Portuguesa
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 06/06/2012, quarta-feira
Horário: 20h30
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Sérgio Manoel, Lincoln e Éverton Ribeiro; Roberto (Robinho) e Éverton Costa.
Técnico: Marcelo Oliveira
Portuguesa:
Gledson; Gustavo, Renato e Rogério; Luís Ricardo, Léo Silva, Moisés (Guilherme), Boquita e Rai; Ananias e Ricardo Jesus.
Técnico: Geninho
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima/RS
Assistente 1: Marcelo Bertanha Barison/RS
Assistente 2: José A. Chaves Franco Filho/RS
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)