
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, 17, às 22h, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de sofrer outra derrota fora de casa e perder mais uma preciosa chance de finalmente sair da ZR, o Verdão agora volta para casa e encara uma difícil sequência de confrontos, em que enfrentará os três primeiros colocados da competição. Pela frente, terá o emergente São Paulo, que vem atropelando seus adversários nas últimas rodadas e, após ter reduzido para quatro pontos a diferença para o líder, busca se aproximar ainda mais do Cruzeiro
Volta de Alex anima o ambiente em busca da vitória
No último final de semana, o Coritiba foi até Santos para tentar uma vitória que tiraria a equipe da ZR mas, outra vez, fracassou em seu objetivo. Jogando um futebol burocrático, o Alviverde sofreu um gol da equipe santista logo no começo do jogo. A seguir, teve um gol anulado pela arbitragem em um lance interpretativo, mas em que Zé Eduardo realmente estava impedido. No final do primeiro tempo, Robinho foi tentar fazer o que não sabe e errou um irresponsável passe de letra. Consequentemente, foi armado o contra-ataque do Santos, finalizado com um golaço de cobertura do Robinho "original". Na segunda etapa, o panorama pouco mudou. O Coritiba até chegou a diminuir, mas o Santos nunca perdeu o controle da partida. Resultado: outra derrota dura, porém justa.
Novamente, o Coritiba perdeu uma chance de ouro de sair da zona do rebaixamento. E se há poucos dias a tabela reservava uma série de confrontos diretos com clubes que estão em situação parecida, agora o Coritiba tem quatro partidas duríssimas pela frente, três delas com os melhores times do campeonato atualmente. Entretanto, o momento não é de escolher rivais. O Coritiba precisa entrar no gramado e vencer, seja da maneira que for. O primeiro destes desafios é diante do São Paulo, e nada melhor do que derrotar um time emergente para "mudar o foco" e olhar para frente.
Em relação ao time, embora tenha fechado o treino de terça-feira e dado poucas pistas sobre a escalação, Marquinhos Santos contará com importantes retornos. Norberto e Welinton, que estavam suspensos e não atuaram em Santos, retornam normalmente à defesa nos lugares de Ivan e Luccas Claro, respectivamente. Entretanto, a volta mais esperada é a do meia Alex. Afastado desde a derrota por 3x0 para o Flamengo na Copa do Brasil, o menino de ouro retorna, mas não deve ter condições de atuar durante os 90 minutos. Uma baixa confirmada na equipe é a do atacante Martinuccio, que segue com dores lombares. Assim, em relação ao time que perdeu para o Santos, quem deixa a equipe é Gil.
São Paulo tenta driblar a crise política e manter os bons resultados no campo
O São Paulo atravessa, dentro de campo, uma fase absolutamente brilhante. Sem perder há nove partidas, o Tricolor paulista se aproximou do líder Cruzeiro e parece ser o único time capaz de impedir o bicampeonato do clube mineiro. Entretanto, em esfera administrativa, o São Paulo passa por uma verdadeira fritura. Juvenal Juvêncio e Carlos Miguel Aidar, respectivamente o ex e o atual presidente, trocam farpas e acusações sérias via imprensa e tumultuam o até então calmo ambiente. Juvenal, inclusive, chegou a dizer que Aidar queria demitir Muricy Ramalho, o que causou certa instabilidade no clima são-paulino durante o semana.
Alheio a todos estes problemas, o treinador do São Paulo tenta montar a sua equipe para o jogo diante do Coritiba. Ele não terá o meia Kaká, que levou o terceiro amarelo na vitória sobre o Cruzeiro e está suspenso. Michel Bastos entra em seu lugar. No gol, a preocupação é com Rogério Ceni. O experiente goleiro está com uma tendinite em um de seus joelhos, treinou com dores na terça-feira, mas viajou a Curitiba. Entretanto, sua escalação será definida apenas minutos antes da bola rolar. Caso não possa atuar, Denis assume a meta. Nas demais posições, a equipe será a mesma que bateu o líder do campeonato no último final de semana.
Panoramas da partida
Não há dúvida alguma que a partida desta quarta-feira será extremamente difícil para o Verdão. O São Paulo atravessa seu melhor momento na competição e deverá ser um adversário bastante duro. Entretanto, o Tricolor paulista possui algumas deficiências na defesa que precisam ser aproveitadas. Por outro lado, do meio para frente, o time paulista possui excelente qualidade e, justamente por isso, os defensores Alviverdes devem prestar atenção durante os 90 minutos. Raça, disposição e luta serão ingredientes fundamentais neste imenso desafio.
Ofensivamente, a volta de Alex certamente dá mais opções à equipe Coxa-Branca, inclusive nas bolas paradas, tão mal aproveitadas por Robinho nos últimos jogos. O meia Coxa-Branca deve melhorar a qualidade no passe e deixar os atacantes em melhores condições para concluírem em gol. Além dele, os laterais Alviverdes terão papel decisivo nesta partida e devem explorar os espaços nas costas de Auro e Álvaro Pereira. Por fim, o Coritiba deve aproveitar as bolas cruzadas na área, um dos principais pontos fracos da equipe paulista.
Na parte defensiva, é evidente que o Coritiba deverá tomar muito cuidado com a trinca ofensiva do São Paulo. Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato e Alan Kardec atravessam grande fase e necessitam de atenção. Além deles, o Coritiba também deve se precaver em relação às chegadas surpresa dos volantes Souza e Denílson, que costumam aparecer no ataque. Por fim, o Verdão deve evitar fazer faltas próximas à área e ter bastante cuidado com as bolas levantadas na "cozinha".
Apoio nas arquibancadas
Certamente, o Couto Pereira receberá mais um grande público na noite desta quarta-feira. Uma vitória diante do São Paulo é fundamental nesta incessante luta contra a Série B e os Guerreiros Alviverdes terão papel preponderante neste objetivo. Torcedor Coxa-Branca, mais uma vez, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Novamente, o Coritiba precisa de sua voz e de sua energia.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2014 - 22ª rodada
Coritiba x São Paulo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 17/09/2014, quarta-feira
Horário: 22h
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Carlinhos; Hélder, Rosinei, Robinho e Alex; Élber e Zé Eduardo.
Técnico: Marquinhos Santos
São Paulo:
Rogério Ceni (Denis); Auro, Rafael Toloi, Edson Silva e Álvaro Pereira; Denílson, Souza, Michel Bastos e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato e Alan Kardec.
Técnico: Muricy Ramalho
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva/PA (Asp. FIFA)
Assistente 1: Márcio Gleidson Correia Dias/PA (Asp. FIFA)
Assistente 2: Thiago Gomes Brigido/CE (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Leonardo Sígari Zanon/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)