
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, 31, às 16h, no Couto Pereira, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de uma excelente vitória diante do Flamengo, na estreia de Marquinhos Santos pela Copa do Brasil, o Verdão agora volta as suas energias para o Brasileirão e tenta sair da difícil situação em que se encontra. Para isso, conta com a torcida e o retorno de Alex. Pela frente, terá um Atlético-MG que ainda tenta se afirmar e busca os três pontos para se aproximar do G4
Alex volta e comanda a equipe
Na última quarta-feira, o Coritiba recebeu o Flamengo, pela Copa do Brasil, e não é exagero algum dizer que a equipe fez uma das melhores partidas da temporada. Não que o time tenha mudado da água para o vinho e atuado de maneira incrível, mas o que se viu foi um Coritiba mais aguerrido, disputando cada bola e, acima de tudo, bem mais estruturado taticamente. Ainda é cedo demais para dizer que Marquinhos Santos irá realmente mudar a cara da equipe, mas, depois de tantas decepções, a torcida finalmente teve motivos para sorrir e comemorar uma grande vitória de sua equipe que tem, nas duas mãos, uma importantíssima vaga para as quartas de final de Copa do Brasil.
Apesar da boa campanha no torneio eliminatório nacional, a realidade do Coritiba ainda é a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A boa partida do meio de semana certamente irá motivar a equipe, mas o confronto diante do Atlético-MG tende a ser muito mais difícil do que foi a partida contra o rubro-negro carioca. Cabe ao Coritiba, então, demonstrar a mesma determinação e mesma vontade para superar o adversário e começar a sair da difícil situação. Do lado de fora, a torcida transmitirá a mesma energia e vibração.
Em relação ao time, a ótima e importante notícia é o retorno de Alex. Afastado por um bom tempo devido a uma lesão na panturrilha, o meia Alviverde está à disposição e deve fazer seu retorno neste domingo. Com isso, a tendência é que Alejandro Martinuccio retorne ao banco de reservas. A outra alteração é na zaga. Leandro Almeida, suspenso por ter sido expulso na partida contra o Palmeiras, está impossibilitado de atuar e cede lugar a Welinton. Nas demais posições, a equipe será a mesma que bateu o Flamengo por 3x0.
Galo tenta vencer para se aproximar do G4
O Atlético-MG faz uma campanha, até certo ponto, sem muitas emoções neste Brasileirão. A equipe Alvinegra de Minas Gerais está longe de ser ameaçada pelo rebaixamento, mas também não consegue se aproximar do G4. Na sexta posição, cinco pontos atrás do Corinthians, que fecha a zona de classificação, o time de Levir Culpi tenta dar o chamado "pulo do gato" neste final de turno para mostrar que terá forças na briga por uma das posições no próximo torneio continental. Para isso, uma vitória é fundamental para as pretensões do Galo.
O treinador paranaense que dirige a equipe mineira terá alguns desfalques para a partida diante do Verdão. O meia Jesús Dátolo e o atacante Luan estão suspensos pelo terceiro amarelo. Já os zagueiros Réver e Edcarlos estão machucados. O mesmo acontece com o lateral-direito Marcos Rocha. Na esquerda, Pedro Botelho tem um problema no tornozelo e é dúvida. As boas notícias ficam por conta dos retornos dos volantes Pierre e Leandro Donizete. Entretanto, como ambos estão parados há muito tempo, Levir Culpi pode optar por deixá-los no banco de reservas. Assim, a tendência é que o garoto Marion ganhe uma chance entre os titulares e Diego Tardelli seja recuado para a armação de jogadas.
Panoramas da partida
O jogo deste domingo será extremamente complicado para o Verdão. O time do Atlético-MG é bem mais qualificado que a equipe do Flamengo que atuou na última quarta-feira no Couto Pereira e, além disso, vem colhendo ótimos resultados quando atua longe de casa. Em virtude disso, será preciso muita atenção, determinação e vontade durante os 90 minutos. Uma vitória será fundamental na luta para que a equipe deixe a zona do rebaixamento ainda até o final do primeiro turno e é em busca deste objetivo que a equipe precisa ir.
Ofensivamente, o retorno de Alex logicamente dará muito mais qualidade ao meio-campo e fará com que a bola saia mais "redonda" deste setor do gramado. Além disso, a equipe ganha uma excelente opção nas jogadas de bola parada. Dudu e Robinho, no meio, também precisam aparecer para a partida. O primeiro, com sua velocidade, vem ganhando muito espaço no time. Já Robinho está devendo e precisa subir o nível. Por fim, na frente, Zé Eduardo vem demonstrando enorme disposição e uma boa técnica e é outra esperança de gols da torcida Alviverde.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará ter muita atenção com Maicosuel, que vem demonstrando estar em ótima forma depois que voltou do exterior, e com Diego Tardelli, que vem atravessando um bom momento, voltou à seleção Brasileira, e jogando um pouco mais recuado, deverá distribuir melhor as jogadas do meio-campo do Galo. Na frente, embora não atravesse boa fase, Jô possui boa presença de área e também deve ser vigiado. Por fim, o Coritiba deve conter as jogadas de bola parada, principalmente porque a dupla de zaga do Atlético-MG é alta e possui bom aproveitamento neste tipo de lance.
Apoio nas arquibancadas
Empolgada com o resultado da Copa do Brasil da última quarta-feira, a torcida Coxa-Branca deve comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar a equipe rumo a mais uma importantíssima vitória. Os três pontos são fundamentais para aliviar um pouco da pressão da tabela e a vitória precisa vir a qualquer custo. Vá ao Couto e não pare de cantar, torcedor Alviverde. O Coritiba precisa de sua energia.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2014 - 18ª rodada
Coritiba x Atlético-MG
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 31/08/2014, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Carlinhos; Hélder, Gil, Robinho, Dudu e Alex; Zé Eduardo.
Técnico: Marquinhos Santos
Atlético-MG
Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos (Pedro Botelho); Josué, Rafael Carioca, Maicosuel e Diego Tardelli; Marion (Pierre) e Jô.
Técnico: Levir Culpi
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique/RJ
Assistente 1: Gilberto Stina Pereira/RJ
Assistente 2: Herman Brumel Vani/SP
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)