
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Palmeiras se enfrentam neste domingo, 6, às 19h, na Arena Barueri, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de reencontrar a vitória na competição diante do fraco América, no Couto Pereira, e dar margem para que voltassem os comentários sobre o sonho da Libertadores, o Verdão é novamente colocado à prova por um novo e difícil desafio longe de casa. Muito pressionado pela falta de resultados, o Palmeiras necessita desesperadamente da vitória para acalmar a torcida, esfriar a temperatura entre os jogadores e ainda evitar a ameaça de rebaixamento
Discurso da Libertadores é retomado e time precisa provar em campo que merece confiança
No último final de semana, o Verdão recebeu o lanterna América-MG, no Couto Pereira, e cumpriu com a sua obrigação. Embora tenha levado um gol de Kempes, no início da partida, o time Alviverde teve calma para virar o marcador e, no ritmo de Rafinha, que fez excelente partida, liquidou o Coelho por 3x1. Mesmo longe de se apresentar na melhor forma técnica, a equipe Coxa-Branca foi bastante efetiva para aproveitar as suas chances diante do América, pior time da competição, que caminha a passos largos para voltar à divisão de acesso do Campeonato Brasileiro em 2012.
O resultado serviu para garantir o Coritiba na Série A em 2012 e, mais do que isso, fez com que os jogadores, comissão técnica e até alguns torcedores voltassem a falar em disputar uma vaga para a próxima Copa Libertadores da América. Embora ainda seja possível, a missão é extremamente complicada e o Verdão terá que, em primeiro lugar, modificar a sua forma de atuar longe de casa. Isso passa, fundamentalmente, por uma correção de postura do técnico Marcelo Oliveira e de seus comandados que, provavelmente instruídos pelo comandante, insistem em ter muito mais cuidados defensivos do que preocupações ofensivas atuando longe do Couto.
Em relação ao time que desafia o Porco, Marcelo Oliveira será forçado a fazer substituições. Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, Rafinha e Bill estão fora do jogo. Enquanto que, no comando de ataque, Leonardo aparece naturalmente, no meio a dúvida está entre o recuperado Leandro Donizete e o contestado Éverton Costa. Como se apresentou bem nos treinamentos ao longo da semana, a tendência é que o volante reassuma a condição de titular, até porque Lucas Mendes foi vetado pelo DM Alviverde e Eltinho será escalado, tornando a lateral-esquerda mais ofensiva. No restante, a equipe será a mesma que venceu o último compromisso, no Alto da Glória.
Palmeiras tenta driblar o clima pesado e a crise técnica para voltar a vencer
Depois de fazer um bom primeiro turno do Campeonato Brasileiro e ocupar, com certa frequência, um lugar entre os clubes que se classificam para a próxima Copa Libertadores, o Palmeiras literalmente afundou no returno. Com problemas extracampo que variaram desde agressões físicas da torcida ao jogador João Vitor até o afastamento do atacante Kléber, o Alviverde do Palestra Itália viu o seu ambiente implodir e a crise ser uma palavra corriqueira no vocabulário dos dirigentes. O resultado disso foi uma notável queda de rendimento na parte técnica e, por consequência, o Palmeiras desabou na tabela, passando a lutar para evitar um contato com a zona do rebaixamento.
Luiz Felipe Scolari coleciona problemas para montar a sua equipe. Kléber continua afastado e pipocam clubes interessados em contratá-lo. O chileno Valdivia e o zagueiro Maurício Ramos foram expulsos na partida diante do Atlético-MG no último final de semana e desfalcam o time. Já o veterano goleiro Marcos parece desgastado física e mentalmente e caminha a passos largos para encerrar a sua carreira. De positivo, apenas o retorno do volante Marcos Assunção, que se recuperou de sua lesão no braço e volta a figurar entre os titulares, fazendo, assim, com que o Palmeiras volte a contar com sua principal jogada.
Panoramas da partida
Embora enfrente um adversário literalmente em frangalhos, o Verdão não deverá encontrar facilidades na Arena Barueri. Com apenas uma vitória no returno e há sete partidas sem um triunfo, o Palmeiras já vê a ameaça do rebaixamento se aproximar de maneira perigosa e, por isso, jogará todas as suas fichas neste confronto diante do Coritiba para afastar o perigo de vez e, enfim, ter dias tranquilos em meio à interminável turbulência que vive. Por conta deste motivo, os jogadores do Verdão devem entrar muito ligados no gramado da cidade paulista, lutando bravamente por cada dividida de bola.
Ofensivamente, na ausência de Rafinha, o Verdão deverá condensar as jogadas de frente no trio Davi, Marcos Aurélio e Leonardo, que tende a vir buscar o jogo mais o meio-de-campo, facilitando as tabelas. É fundamental que Marcos Aurélio esteja ligado no jogo, pois, caso contrário, o ataque Alviverde poderá ficar paralisado diante do forte poderio defensivo do Palmeiras. A presença de Eltinho, pela esquerda, poderá ser uma boa válvula de escape para o time Alviverde, visto que Lucas Mendes pouco apoia o ataque. Por fim, as jogadas aéreas podem ser um importante diferencial para este jogo.
Na parte defensiva, é preciso tomar cuidado, principalmente, com as bolas paradas de Marcos Assunção, marca registrada do time paulista durante todo o ano. Se voltar com o pé calibrado, o volante será uma das principais armas do time palmeirense para chegar ao gol de Vanderlei e poderá se aproveitar do bom cabeceio dos zagueiros Henrique, ex-Coritiba, e Thiago Heleno para completarem os seus cruzamentos. Além disso, será preciso conter a velocidade de Maikon Leite e Luan, que costumam se movimentar muito na frente, criando espaços e provocando faltas próximas à área. Por fim, o lateral Cicinho tem excelente potencial e também deve ser vigiado.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará nas arquibancadas da Arena Barueri para empurrar o Coritiba para cima do Palmeiras e, enfim, reencontrar as vitórias atuando longe do Couto Pereira. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, vários torcedores enviarão energias e vibrações positivas para ajudar os jogadores a conseguirem outro bom resultado para o Verdão neste campeonato nacional.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2011 - 33ª rodada
Palmeiras x Coritiba
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 06/11/2011, domingo
Horário: 19h
Palmeiras:
Deola; Cicinho, Henrique, Thiago Heleno e Rivaldo; Chico, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Maikon Leite; Luan e Ricardo Bueno (Fernandão).
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Jeci, Emerson e Eltinho; Willian, Leandro Donizete (Éverton Costa), Léo Gago e Davi; Marcos Aurélio e Leonardo.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Alicio Pena Júnior/MG (Especial)
Assistente 1: Janette Mara Arcanjo/MG (Asp. FIFA)
Assistente 2: Nadine Schram Camara Bastos/SC (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Marcos Mateus Pereira/MS
5º Árbitro: Fabricio Porfírio de Moura/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)